Estudo analítico e interpretativo de três peças portuguesas para clarinete solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vítor Joaquim de Sousa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1245
Resumo: Tendo como objectivo a realização de um recital com obras portuguesas para clarinete solo, o trabalho realizado pretende estabelecer as bases de conhecimento necessárias para sustentar uma boa interpretação. Uma pesquisa de carácter histórico e estilístico das obras portuguesas para clarinete solo levou à escolha de três obras – Três Fragmentos de António Pinho Vargas, Integrais II de João Pedro Oliveira, e Ncáãncôua de Cândido Lima. A escolha destas obras deve-se ao facto de nelas se encontrarem as seguintes características: variedade de técnicas de composição; variedade de técnicas interpretativas e de estilos; e exigências técnicas que requerem perícia profissional no clarinete. No primeiro capítulo é feito um estudo da origem e do desenvolvimento da literatura para clarinete solo. Nos capítulos seguintes é feita uma análise estrutural e interpretativa das três obras referidas, assim como uma contextualização dessas mesmas obras no percurso e no pensamento estético dos compositores. ABSTRACT: Having as a main goal the realization of a recital with Portuguese pieces for clarinet solo, this work intends to establish the bases of knowledge necessary to support a good interpretation. An historical and stylistic research of Portuguese works for clarinet solo led to the choice of three pieces – António Pinho Vargas’s Três Fragmentos, João Pedro Oliveira’s Integrais II and Cândido Lima’s Ncáãcôua. The choice was based on the fact that these Works exhibit the following characteristics: variety of composition techniques; variety of performance techniques and styles; and technical demands requiring professional proficiency on clarinet. In the first chapter, an overview of the origin and development of the clarinet solo literature is presented. In the following chapters a structural and interpretative analysis of the cited pieces is made as well as a contextualization of the pieces in the life and in the aesthetic thought of the composers.
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