Cláudio Santoro e o clarinete: três estudos, duo e fantasia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Salatiel Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13196
Resumo: Este trabalho é um estudo analítico e interpretativo nas obras para clarinete solo e clarinete e piano de Cláudio Santoro, tem como objetivo contribuir para um melhor conhecimento do repertório para clarinete feito no Brasil nas obras deste compositor, conhecendo o seu contexto de criação (quando foram compostas, a quem foram dedicadas, quem as estreou, entre outras), avaliando assim, o seu enquadramento estético, o seu lugar no repertório de clarinete e no quadro da produção do compositor. Fazendo um apanhado histórico, procurou-se esquematizar e compreender o percurso estilístico do compositor, utilizando como principais referências teóricas os trabalhos Mariz (1994), Mendes (2009), Neves (1981), Oliveira (2007), Fraga (2008) e Souza (2003). Como principal metodologia de análise utiliza-se Oliveira – a representação das notas por números inteiros, a classificação das alturas e intervalos em classes se mostram mais adequadas a pesquisa. Foram analisadas três obras do compositor: Três Estudos para clarinete solo de 1942, Duo para clarinete e piano de 1976 e a Fantasia Sul América para clarinete solo de 1983 (análise destas obras teve como principal motivação à sua performance). Nas considerações finais sobre Cláudio Santoro e sua obra para clarinete solo e clarinete e piano, verificou-se aspectos da música serial empregados por ele, e que apesar de distintas, estas obras possuem uma relação entre si.
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