Cláudio Santoro e o clarinete: três estudos, duo e fantasia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13196 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo analítico e interpretativo nas obras para clarinete solo e clarinete e piano de Cláudio Santoro, tem como objetivo contribuir para um melhor conhecimento do repertório para clarinete feito no Brasil nas obras deste compositor, conhecendo o seu contexto de criação (quando foram compostas, a quem foram dedicadas, quem as estreou, entre outras), avaliando assim, o seu enquadramento estético, o seu lugar no repertório de clarinete e no quadro da produção do compositor. Fazendo um apanhado histórico, procurou-se esquematizar e compreender o percurso estilístico do compositor, utilizando como principais referências teóricas os trabalhos Mariz (1994), Mendes (2009), Neves (1981), Oliveira (2007), Fraga (2008) e Souza (2003). Como principal metodologia de análise utiliza-se Oliveira – a representação das notas por números inteiros, a classificação das alturas e intervalos em classes se mostram mais adequadas a pesquisa. Foram analisadas três obras do compositor: Três Estudos para clarinete solo de 1942, Duo para clarinete e piano de 1976 e a Fantasia Sul América para clarinete solo de 1983 (análise destas obras teve como principal motivação à sua performance). Nas considerações finais sobre Cláudio Santoro e sua obra para clarinete solo e clarinete e piano, verificou-se aspectos da música serial empregados por ele, e que apesar de distintas, estas obras possuem uma relação entre si. |
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Cláudio Santoro e o clarinete: três estudos, duo e fantasiaSantoro, Cláudio, 1919-1989MúsicaMúsica para clarineteAnálise musicalEnsino da músicaInterpretação musicalCompositores - BrasilEste trabalho é um estudo analítico e interpretativo nas obras para clarinete solo e clarinete e piano de Cláudio Santoro, tem como objetivo contribuir para um melhor conhecimento do repertório para clarinete feito no Brasil nas obras deste compositor, conhecendo o seu contexto de criação (quando foram compostas, a quem foram dedicadas, quem as estreou, entre outras), avaliando assim, o seu enquadramento estético, o seu lugar no repertório de clarinete e no quadro da produção do compositor. Fazendo um apanhado histórico, procurou-se esquematizar e compreender o percurso estilístico do compositor, utilizando como principais referências teóricas os trabalhos Mariz (1994), Mendes (2009), Neves (1981), Oliveira (2007), Fraga (2008) e Souza (2003). Como principal metodologia de análise utiliza-se Oliveira – a representação das notas por números inteiros, a classificação das alturas e intervalos em classes se mostram mais adequadas a pesquisa. Foram analisadas três obras do compositor: Três Estudos para clarinete solo de 1942, Duo para clarinete e piano de 1976 e a Fantasia Sul América para clarinete solo de 1983 (análise destas obras teve como principal motivação à sua performance). Nas considerações finais sobre Cláudio Santoro e sua obra para clarinete solo e clarinete e piano, verificou-se aspectos da música serial empregados por ele, e que apesar de distintas, estas obras possuem uma relação entre si.This work is an analytical and interpretative study the works for solo clarinet and clarinet and piano by Cláudio Santoro, aims to contribute to a better knowledge of the repertoire for clarinet made in Brazil in the works of this composer, knowing its context of creation (when they were composed, who were devoted, whom debuted, among others), thus assessing, its aesthetic framework, its place in the repertoire for clarinet and in production of the composer. Making a historical overview, we tried to lay out and understand the stylistic path of the composer, using as the main theoretical references by works of Mariz (1994), Mendes (2009), Neves (1981), Oliveira (2007), Fraga (2008) and Souza (2003). As the main analysis methodology is used Oliveira - the representation of integers by notes, the classification of heights and intervals in classes are more appropriate research. Three works by the composer were analyzed: Three Studies for solo clarinet, 1942, Duo for clarinet and piano of 1976 and the Fantasy South America to solo clarinet 1983 (analysis of these works was the main motivation for performance). In the final considerations about Claudio Santoro and his work for solo clarinet and clarinet and piano, it was found aspects of serial music employed by him, and that while distinct, these works have a relationship with each other.Universidade de Aveiro2015-01-20T11:28:51Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13196TID:201592258porFerreira, Salatiel Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:02Zoai:ria.ua.pt:10773/13196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:07.594652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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