Matriz input-output e estimação do comércio inter-regional : um estudo para a Região Centro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sargento, Ana Lúcia Marto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24592
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Ramos
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spelling Matriz input-output e estimação do comércio inter-regional : um estudo para a Região CentroDissertação de mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro RamosCom o presente trabalho pretendemos concretizar fundamentalmente dois objectivos: em primeiro lugar, construir uma matriz de Input-Output para a Região Centro portuguesa e, em segundo lugar, estimar os fluxos de comércio estabelecidos entre esta Região e o resto do país. A construção da matriz de Input-Output é, por si só, um propósito que para nós se reveste de extrema importância, dado que, por um lado, a sua concretização proporciona uma fonte de informação essencial sobre a Região Centro, que vem complementar a informação estatística disponibilizada pelas Contas Regionais do INE. Por outro lado, com a inversão desta matriz é possível obter multiplicadores que permitem avaliar a sensibilidade da economia da Região Centro a alterações exógenas na procura final. A matriz de Input-Output para a Região Centro foi obtida a partir do Quadro de Entradas e Saídas nacional, utilizando métodos indirectos de regionalização; no entanto, foi possível trabalhar, na maioria das estimativas, com um considerável grau de desagregação: 291 produtos e 276 ramos de actividade. No que toca à obtenção do comércio inter-regional, a pertinência deste objectivo justifica-se pelo papel preponderante que estas trocas desempenham ao nível das regiões, dada a reduzida dimensão e forte grau de especialização que geralmente caracterizam estes espaços. Apesar da importância que este tema assume, não se encontra a correspondente preocupação da parte da informação disponível; de facto, não existem dados estatísticos sobre o comércio inter-regional. Sendo assim, a estimação do comércio inter-regional é, neste trabalho, conseguida a partir de duas metodologias alternativas: o método Input-Output, em que as exportações inter-regionais (líquidas de importações) são identificadas com a diferença entre o Total de Recursos e o Total de Aplicações da matriz de Input-Output estimada e o método correntemente designado na literatura por método dos Quocientes de Localização. Os resultados que obtivemos para os fluxos de comércio entre a Região Centro e o resto do país revelaram-se consistentes com a percepção que temos sobre a realidade económica da Região. Além disso, verificámos que o método Input-Output – ainda que baseado em estimativas – é vantajoso relativamente ao método dos Quocientes de Localização em termos dos resultados gerados, dado que observa efectivamente a oferta e procura dos produtos na Região Centro, enquanto o último método assume hipóteses restritivas sobre esses valores, nomeadamente que a estrutura da procura pelos produtos da Região é idêntica à do país.FEUC2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24592http://hdl.handle.net/10316/24592porSargento, Ana Lúcia Marto - Matriz input-output e estimação do comércio inter-regional : um estudo para a Região Centro. Coimbra, 2002.Sargento, Ana Lúcia Martoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:37.195034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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