Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria Da Luz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Carlos, Sanches, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16155
Resumo: As bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.
id RCAP_8044ad699974cb730aea019df2563005
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantesAvaliação da satisfaçãoEstudantes do ensino superiorAutoperceçãoCompetênciasCOVID-19Bibliotecas do ensino superiorPortugalAs bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e DocumentaçãoRCIPLAntunes, Maria Da LuzLopes, CarlosSanches, Tatiana2023-05-26T14:37:32Z2023-052023-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16155porAntunes ML, Lopes C, Sanches T. Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes. In: Atas do 14º Congresso Nacional BAD – Comunidades e profissionais para o futuro: agir hoje. Universidade do Algarve; 2023.10.48798/congressobad.2979info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:44.688867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
title Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
spellingShingle Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
Antunes, Maria Da Luz
Avaliação da satisfação
Estudantes do ensino superior
Autoperceção
Competências
COVID-19
Bibliotecas do ensino superior
Portugal
title_short Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
title_full Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
title_fullStr Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
title_full_unstemmed Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
title_sort Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes
author Antunes, Maria Da Luz
author_facet Antunes, Maria Da Luz
Lopes, Carlos
Sanches, Tatiana
author_role author
author2 Lopes, Carlos
Sanches, Tatiana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria Da Luz
Lopes, Carlos
Sanches, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da satisfação
Estudantes do ensino superior
Autoperceção
Competências
COVID-19
Bibliotecas do ensino superior
Portugal
topic Avaliação da satisfação
Estudantes do ensino superior
Autoperceção
Competências
COVID-19
Bibliotecas do ensino superior
Portugal
description As bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-26T14:37:32Z
2023-05
2023-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16155
url http://hdl.handle.net/10400.21/16155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes ML, Lopes C, Sanches T. Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes. In: Atas do 14º Congresso Nacional BAD – Comunidades e profissionais para o futuro: agir hoje. Universidade do Algarve; 2023.
10.48798/congressobad.2979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133509580750848