Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Ana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amante, Maria João, Segurado, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1749
Resumo: A norma ISO 16439 admite a utilização de informação recolhida através de inquéritos de avaliação à satisfação dos utilizadores nos estudos de impacto dos serviços. Aconselha, no entanto, à validação dos resultados através de outros métodos.A recolha sistemática e regular de dados de opinião dos utilizadores sobre a satisfação com os serviços disponibilizados na Biblioteca de Ensino Superior objeto de estudo, pode incluir-se nos métodos de avaliação de impacto através de evidências indiretas.O trabalho apresentado corresponde à realização de um estudo longitudinal que analisa dados quantitativos sobre a satisfação dos utilizadores com os serviços da Biblioteca no período compreendido entre 2009 e 2017.É efetuada igualmente uma análise de tendência através das sugestões para a melhoria dos serviços apresentadas pelos utilizados nos últimos três anos.Numa dimensão prospetiva são ainda trabalhados dados resultantes de uma proposta de avaliação de acordo com técnicas preconizados pela ISO 16439.Com os resultados obtidos pretende-se compreender de que forma a informação dos questionários de avaliação à satisfação de utilizadores, quando aplicados continuamente, podem ser fontes de informação válidas para incluir em estudos de impacto e proceder à exploração de técnicas de avaliação de impacto complementares.
id RCAP_8b171cfaa9aef399f1a6ffa77075f506
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontesBibliotecas de Ensino SuperiorAvaliação do impactoSatisfação de utilizadorISO 16439A norma ISO 16439 admite a utilização de informação recolhida através de inquéritos de avaliação à satisfação dos utilizadores nos estudos de impacto dos serviços. Aconselha, no entanto, à validação dos resultados através de outros métodos.A recolha sistemática e regular de dados de opinião dos utilizadores sobre a satisfação com os serviços disponibilizados na Biblioteca de Ensino Superior objeto de estudo, pode incluir-se nos métodos de avaliação de impacto através de evidências indiretas.O trabalho apresentado corresponde à realização de um estudo longitudinal que analisa dados quantitativos sobre a satisfação dos utilizadores com os serviços da Biblioteca no período compreendido entre 2009 e 2017.É efetuada igualmente uma análise de tendência através das sugestões para a melhoria dos serviços apresentadas pelos utilizados nos últimos três anos.Numa dimensão prospetiva são ainda trabalhados dados resultantes de uma proposta de avaliação de acordo com técnicas preconizados pela ISO 16439.Com os resultados obtidos pretende-se compreender de que forma a informação dos questionários de avaliação à satisfação de utilizadores, quando aplicados continuamente, podem ser fontes de informação válidas para incluir em estudos de impacto e proceder à exploração de técnicas de avaliação de impacto complementares.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1749Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformaçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1749https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1749/pdfDireitos de Autor (c) 2018 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessInácio, AnaAmante, Maria JoãoSegurado, Teresa2023-01-16T13:58:33Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:11.071840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes
title Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes
spellingShingle Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes
Inácio, Ana
Bibliotecas de Ensino Superior
Avaliação do impacto
Satisfação de utilizador
ISO 16439
title_short Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes
title_full Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes
title_fullStr Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes
title_full_unstemmed Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes
title_sort Avaliação de impacto numa Biblioteca de Ensino Superior: da utilização de informação de questionários de avaliação de satisfação de utilizadores à relevância do cruzamento de fontes
author Inácio, Ana
author_facet Inácio, Ana
Amante, Maria João
Segurado, Teresa
author_role author
author2 Amante, Maria João
Segurado, Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Ana
Amante, Maria João
Segurado, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas de Ensino Superior
Avaliação do impacto
Satisfação de utilizador
ISO 16439
topic Bibliotecas de Ensino Superior
Avaliação do impacto
Satisfação de utilizador
ISO 16439
description A norma ISO 16439 admite a utilização de informação recolhida através de inquéritos de avaliação à satisfação dos utilizadores nos estudos de impacto dos serviços. Aconselha, no entanto, à validação dos resultados através de outros métodos.A recolha sistemática e regular de dados de opinião dos utilizadores sobre a satisfação com os serviços disponibilizados na Biblioteca de Ensino Superior objeto de estudo, pode incluir-se nos métodos de avaliação de impacto através de evidências indiretas.O trabalho apresentado corresponde à realização de um estudo longitudinal que analisa dados quantitativos sobre a satisfação dos utilizadores com os serviços da Biblioteca no período compreendido entre 2009 e 2017.É efetuada igualmente uma análise de tendência através das sugestões para a melhoria dos serviços apresentadas pelos utilizados nos últimos três anos.Numa dimensão prospetiva são ainda trabalhados dados resultantes de uma proposta de avaliação de acordo com técnicas preconizados pela ISO 16439.Com os resultados obtidos pretende-se compreender de que forma a informação dos questionários de avaliação à satisfação de utilizadores, quando aplicados continuamente, podem ser fontes de informação válidas para incluir em estudos de impacto e proceder à exploração de técnicas de avaliação de impacto complementares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1749
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1749
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1749/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformação
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130855902281728