Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21839 |
Resumo: | O contexto atual de rápida mudança das sociedades requer novos modelos de gestão organizacional. A Gestão do Conhecimento passa a fazer parte da estratégia empresarial e mais recentemente torna-se prioridade dos Governos sendo a sua implementação realizada através dos serviços da Administração Pública. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior Público e tem como objetivo analisar em que estado se encontram um conjunto de práticas de gestão do conhecimento, a sua implementação e mais valias para a instituição. Para tal foi realizado um questionário eletrónico aos colaboradores não docentes dessa instituição para aferir da sua perceção face a essas práticas de gestão do conhecimento e assim propor um modelo de melhoria quer das práticas de gestão do conhecimento já existentes quer de outras tidas por relevantes de se implementarem. |
id |
RCAP_805169edb3509529153571a78c3a9119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superiorGestão do conhecimentoAdministração públicaEnsino superiorKnowledge managementPublic administrationHigher educationO contexto atual de rápida mudança das sociedades requer novos modelos de gestão organizacional. A Gestão do Conhecimento passa a fazer parte da estratégia empresarial e mais recentemente torna-se prioridade dos Governos sendo a sua implementação realizada através dos serviços da Administração Pública. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior Público e tem como objetivo analisar em que estado se encontram um conjunto de práticas de gestão do conhecimento, a sua implementação e mais valias para a instituição. Para tal foi realizado um questionário eletrónico aos colaboradores não docentes dessa instituição para aferir da sua perceção face a essas práticas de gestão do conhecimento e assim propor um modelo de melhoria quer das práticas de gestão do conhecimento já existentes quer de outras tidas por relevantes de se implementarem.The current context of rapid change in societies requires new models of organizational management. Knowledge Management becomes part of the business strategy and more recently it has become a priority for Governments and its implementation is carried out through Public Administration services. This dissertation presents a case study of a Public Higher Education University and aims to analyze in what state are a set of knowledge management practices, their implementation and value to the institution. For this purpose, an electronic questionnaire was carried out to the non-teaching staff of that institution to assess their perception of these knowledge management practices and thus propose a model for improving both existing practices of knowledge management and others considered relevant to be implemented.2023-12-14T00:00:00Z2020-12-14T00:00:00Z2020-12-142020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21839TID:202583937porPereira, Sandra Sofia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:16:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:31.387563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior |
title |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior Pereira, Sandra Sofia Ribeiro Gestão do conhecimento Administração pública Ensino superior Knowledge management Public administration Higher education |
title_short |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior |
title_full |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior |
title_sort |
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior |
author |
Pereira, Sandra Sofia Ribeiro |
author_facet |
Pereira, Sandra Sofia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sandra Sofia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Administração pública Ensino superior Knowledge management Public administration Higher education |
topic |
Gestão do conhecimento Administração pública Ensino superior Knowledge management Public administration Higher education |
description |
O contexto atual de rápida mudança das sociedades requer novos modelos de gestão organizacional. A Gestão do Conhecimento passa a fazer parte da estratégia empresarial e mais recentemente torna-se prioridade dos Governos sendo a sua implementação realizada através dos serviços da Administração Pública. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior Público e tem como objetivo analisar em que estado se encontram um conjunto de práticas de gestão do conhecimento, a sua implementação e mais valias para a instituição. Para tal foi realizado um questionário eletrónico aos colaboradores não docentes dessa instituição para aferir da sua perceção face a essas práticas de gestão do conhecimento e assim propor um modelo de melhoria quer das práticas de gestão do conhecimento já existentes quer de outras tidas por relevantes de se implementarem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14T00:00:00Z 2020-12-14 2020-10 2023-12-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21839 TID:202583937 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21839 |
identifier_str_mv |
TID:202583937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134659303440384 |