Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sandra Sofia Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21839
Resumo: O contexto atual de rápida mudança das sociedades requer novos modelos de gestão organizacional. A Gestão do Conhecimento passa a fazer parte da estratégia empresarial e mais recentemente torna-se prioridade dos Governos sendo a sua implementação realizada através dos serviços da Administração Pública. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior Público e tem como objetivo analisar em que estado se encontram um conjunto de práticas de gestão do conhecimento, a sua implementação e mais valias para a instituição. Para tal foi realizado um questionário eletrónico aos colaboradores não docentes dessa instituição para aferir da sua perceção face a essas práticas de gestão do conhecimento e assim propor um modelo de melhoria quer das práticas de gestão do conhecimento já existentes quer de outras tidas por relevantes de se implementarem.
id RCAP_805169edb3509529153571a78c3a9119
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21839
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superiorGestão do conhecimentoAdministração públicaEnsino superiorKnowledge managementPublic administrationHigher educationO contexto atual de rápida mudança das sociedades requer novos modelos de gestão organizacional. A Gestão do Conhecimento passa a fazer parte da estratégia empresarial e mais recentemente torna-se prioridade dos Governos sendo a sua implementação realizada através dos serviços da Administração Pública. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior Público e tem como objetivo analisar em que estado se encontram um conjunto de práticas de gestão do conhecimento, a sua implementação e mais valias para a instituição. Para tal foi realizado um questionário eletrónico aos colaboradores não docentes dessa instituição para aferir da sua perceção face a essas práticas de gestão do conhecimento e assim propor um modelo de melhoria quer das práticas de gestão do conhecimento já existentes quer de outras tidas por relevantes de se implementarem.The current context of rapid change in societies requires new models of organizational management. Knowledge Management becomes part of the business strategy and more recently it has become a priority for Governments and its implementation is carried out through Public Administration services. This dissertation presents a case study of a Public Higher Education University and aims to analyze in what state are a set of knowledge management practices, their implementation and value to the institution. For this purpose, an electronic questionnaire was carried out to the non-teaching staff of that institution to assess their perception of these knowledge management practices and thus propose a model for improving both existing practices of knowledge management and others considered relevant to be implemented.2023-12-14T00:00:00Z2020-12-14T00:00:00Z2020-12-142020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21839TID:202583937porPereira, Sandra Sofia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:16:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:31.387563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
title Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
spellingShingle Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
Pereira, Sandra Sofia Ribeiro
Gestão do conhecimento
Administração pública
Ensino superior
Knowledge management
Public administration
Higher education
title_short Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
title_full Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
title_fullStr Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
title_sort Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
author Pereira, Sandra Sofia Ribeiro
author_facet Pereira, Sandra Sofia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sandra Sofia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Administração pública
Ensino superior
Knowledge management
Public administration
Higher education
topic Gestão do conhecimento
Administração pública
Ensino superior
Knowledge management
Public administration
Higher education
description O contexto atual de rápida mudança das sociedades requer novos modelos de gestão organizacional. A Gestão do Conhecimento passa a fazer parte da estratégia empresarial e mais recentemente torna-se prioridade dos Governos sendo a sua implementação realizada através dos serviços da Administração Pública. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior Público e tem como objetivo analisar em que estado se encontram um conjunto de práticas de gestão do conhecimento, a sua implementação e mais valias para a instituição. Para tal foi realizado um questionário eletrónico aos colaboradores não docentes dessa instituição para aferir da sua perceção face a essas práticas de gestão do conhecimento e assim propor um modelo de melhoria quer das práticas de gestão do conhecimento já existentes quer de outras tidas por relevantes de se implementarem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14T00:00:00Z
2020-12-14
2020-10
2023-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21839
TID:202583937
url http://hdl.handle.net/10071/21839
identifier_str_mv TID:202583937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134659303440384