Diagnóstico da gestão do conhecimento: estudo de caso em uma instituição pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arvani, Márcia Regina de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13002
Resumo: A administração pública tem passado por transformações e desafios na busca por novos modelos de gestão para atingir seus objetivos e oferecer um atendimento com eficiência e qualidade aos cidadãos, que estão cada vez mais exigentes. Nesse contexto a gestão do conhecimento surge como estratégia para alcance dos objetivos institucionais e melhoria da gestão organizacional. Este estudo insere-se na área da gestão do conhecimento, cujo objetivo foi identificar como é a gestão do conhecimento em uma instituição pública brasileira, através do diagnóstico da gestão do conhecimento – DGC, com o instrumento de diagnóstico proposto por Bukowitz & Williams (2002). O método empregado foi o estudo de caso, de natureza descritiva, cuja coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário estruturado. Através da pesquisa, foi possível identificar que a organização, apesar de não possuir um programa estruturado de GC, está a gerir seu conhecimento de forma moderada, no âmbito geral do processo. Identificou-se ainda que o passo “Avalie” é o que exige maior atenção dos gestores para sua melhoria. Constatou-se também que, não há disparidade significativa entre a percepção dos gestores e dos servidores técnico-administrativos em educação no que diz respeito à gestão do conhecimento. Os resultados podem contribuir para que os gestores reconheçam o conhecimento como recurso essencial e insiram em seu planejamento estratégico a GC, com a prática de ações para uma gestão do conhecimento mais efetiva, visando a melhoria da gestão organizacional e de seus processos como um todo, em benefício da sociedade.
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