Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Bárbara Filipa Fernandes de Castro Morais
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84489
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia
id RCAP_8055f7ce4ed6c2f266e04cfee65cf47f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"Curricular Intership Reports and Monograph "Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) and Emerging Therapeutic Interventions"SWOTDéfice de atençãoHiperatividadeTratamento farmacológicoIntervenções não-farmacológicasSWOTAttention-deficitHyperactivityPharmacological treatmentNonpharmacological interventionsRelatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de FarmáciaConhecida há mais de um século, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) ganhou relevo especial nas últimas décadas. A PHDA é uma disfunção do do Sistema Nervoso Central (SNC), sendo a perturbação mais comum na infância e adolescência, com uma prevalência global estimada de 5,29%. É caracterizada por um padrão persistente e prejudicial de três sintomas nucleares – desatenção, hiperatividade e impulsividade – que afetam negativamente o desenvolvimento individual, com implicações no bem-estar emocional do indivíduo, nas suas interações interpessoais e no seu desempenho académico e laboral. O aumento da pressão social sobre crianças e adolescentes, no sentido de uma preparação científica e técnica mais profunda, relacionada com a competitividade crescente nas sociedades industrializadas, estará aparentemente a aumentar a sua prevalência. O aumento da escolaridade mínima e a pressão familiar e social para o sucesso académico e profissional estarão a fazer emergir um número significativo de casos antes ignorados. O diagnóstico, e subsequente tratamento assumem contornos de importância social muito significativa, essencialmente por se tratar de uma perturbação que é responsável por manifestações comportamentais confundíveis, com desajustes sociais, na origem de enormes mal-entendidos e também de fenómenos de grande morbilidade. As guidelines são unânimes preconizando uma intervenção multimodal para tratamento da PHDA, no qual as terapêuticas não-farmacológicas devem servir sempre de base a qualquer regime terapêutico, nomeadamente a psicoeducação. Relativamente a intervenções farmacológicas, utilizam-se fármacos da classe dos estimulantes, como primeira linha, e não-estimulantes, como segunda linha. Dentro dos primeiros, o metilfenidato e as anfetaminas são, no contexto dos psico-fármacos, os mais usados e os mais extensamente investigados demonstrando padrões de eficácia e segurança ímpares. É de importância crucial, para a saúde do indivíduo com PHDA, bem como para a Saúde Pública, tratar e monitorizar os indivíduos com esta perturbação, criando paralelamente condições para desmistificar e compreender a natureza da doença, principalmente o grande prejuízo de não a tratar, e potenciar muitas das capacidades manifestadas como vantagens competitivas da mesma.Known for more than a century, the Attention-Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD), has gained relevance in the past decades. ADHD is a Central Nervous System (CNS) dysfunction, and the most common disorder with childhood and adolescence onset. ADHD worldwide-pooled prevalence is 5,29%. It is characterized by a persistent and perverse pattern of three core symtoms – innatention, hyperactivity and impulsivity – that affects negativelly the individual’s development, compromising his emotional well-being, his social skills and his academic and professional performances. Industrialized societies have been conducting the young, in order to make them technically and scientifically skilled individuals, competitive within their pairs, which seems to be increasing the prevalence of ADHD. Evolution of compulsory education pressures the families and the society for the academic and professional pursuit and success; these aspects seem to be enhancing a number of ADHD cases, imperceptible before, when social conditions were different. ADHD treatment assumes significant social relevance, essentially because it is responsible for a series of misleading behavioral symptoms, socially inadequate, that cause tremendous misunderstanding and morbidity phenomena. The guidelines are unanimous on the multimodal approach for ADHD, where nonpharmacological interventions, such as psychoeducation, play a central role. Pharmacological interventions for ADHD include stimluants, considered first-line agents, and some non-stimulants, as second-line agents. Concerning the stimulant medications, methylphenidate and amphetamines are the most commonly prescbried drugs, widely studied within the scientific community, and demonstrating unpaired security and effectiveness. It is crucial for the individuals with ADHD health status, as well as for Public Health concerns, to treat and efficaciously follow these persons, developing conditions to support the understanding of the disorder, particularly the great perversity of not treating it, and to enhance much of the competitive strengths of ADHD individuals.2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84489http://hdl.handle.net/10316/84489TID:202156796porRamalho, Bárbara Filipa Fernandes de Castro Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:09:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:02.673327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"
Curricular Intership Reports and Monograph "Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) and Emerging Therapeutic Interventions"
title Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"
spellingShingle Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"
Ramalho, Bárbara Filipa Fernandes de Castro Morais
SWOT
Défice de atenção
Hiperatividade
Tratamento farmacológico
Intervenções não-farmacológicas
SWOT
Attention-deficit
Hyperactivity
Pharmacological treatment
Nonpharmacological interventions
title_short Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"
title_full Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"
title_fullStr Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"
title_full_unstemmed Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"
title_sort Relatórios de Estágio e Monografia "Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Abordagens Terapêuticas Emergentes"
author Ramalho, Bárbara Filipa Fernandes de Castro Morais
author_facet Ramalho, Bárbara Filipa Fernandes de Castro Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Bárbara Filipa Fernandes de Castro Morais
dc.subject.por.fl_str_mv SWOT
Défice de atenção
Hiperatividade
Tratamento farmacológico
Intervenções não-farmacológicas
SWOT
Attention-deficit
Hyperactivity
Pharmacological treatment
Nonpharmacological interventions
topic SWOT
Défice de atenção
Hiperatividade
Tratamento farmacológico
Intervenções não-farmacológicas
SWOT
Attention-deficit
Hyperactivity
Pharmacological treatment
Nonpharmacological interventions
description Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84489
http://hdl.handle.net/10316/84489
TID:202156796
url http://hdl.handle.net/10316/84489
identifier_str_mv TID:202156796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133951332188160