A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cristiana Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5346
Resumo: O atual Decreto-Lei n.°54/2018 pretende a inclusão de todos os alunos. Deste modo, foram criadas diversas medidas educativas a serem aplicadas consoante as necessidades de cada aluno. Assim, os alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) severas abrangidos pelas medidas adicionais são alunos nos quais persistem dificuldades acentuadas na aquisição das aprendizagens, pelo que fazem parte dessas medidas o Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT). No presente estudo pretende-se analisar em que medida os programas educativos individuais (PEIs) e os planos individuais de transição (PITs) dos alunos com DID severa promovem as atividades de vida diária (AVDs) e as atividades de vida diária instrumentais (AVDIs) desses alunos. Como terapeuta ocupacional e tendo em consideração que um dos nossos principais objetivos é promover o máximo de autonomia dos indivíduos, com que trabalhamos, pretende-se saber como é previsto nestes documentos educativos o desenvolvimento destas atividades nos alunos com DID severa e com PIT. Como no presente estudo apenas se obteve autorização de um agrupamento de escolas, para o desenvolver, houve a necessidade de se recorrer a uma entrevista à coordenadora de educação especial do agrupamento e uma à terapeuta ocupacional, que acompanha os alunos dos quais se obteve autorização para realizar o estudo. Também se aplicou um questionário aos encarregados de educação, a Escala de Comportamento Adaptativo (ECA) aos alunos e, ainda, recorreu-se à análise documental dos PITs destes. Após a análise de todos os dados obtidos através dos diversos instrumentos de recolha, verificou-se que os PITs não promovem diretamente o desenvolvimento das AVDs e das AVDIs dos alunos, mas sim valores e atitudes subjacentes a estas atividades.
id RCAP_805641a96c373e30f3b7a665cf314df6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severasPrograma Educativo Individual (PEI)O Plano Individual de Transição (PIT)Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) severasAtividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades de Vida Diária Instrumentais (AVDIs)O atual Decreto-Lei n.°54/2018 pretende a inclusão de todos os alunos. Deste modo, foram criadas diversas medidas educativas a serem aplicadas consoante as necessidades de cada aluno. Assim, os alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) severas abrangidos pelas medidas adicionais são alunos nos quais persistem dificuldades acentuadas na aquisição das aprendizagens, pelo que fazem parte dessas medidas o Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT). No presente estudo pretende-se analisar em que medida os programas educativos individuais (PEIs) e os planos individuais de transição (PITs) dos alunos com DID severa promovem as atividades de vida diária (AVDs) e as atividades de vida diária instrumentais (AVDIs) desses alunos. Como terapeuta ocupacional e tendo em consideração que um dos nossos principais objetivos é promover o máximo de autonomia dos indivíduos, com que trabalhamos, pretende-se saber como é previsto nestes documentos educativos o desenvolvimento destas atividades nos alunos com DID severa e com PIT. Como no presente estudo apenas se obteve autorização de um agrupamento de escolas, para o desenvolver, houve a necessidade de se recorrer a uma entrevista à coordenadora de educação especial do agrupamento e uma à terapeuta ocupacional, que acompanha os alunos dos quais se obteve autorização para realizar o estudo. Também se aplicou um questionário aos encarregados de educação, a Escala de Comportamento Adaptativo (ECA) aos alunos e, ainda, recorreu-se à análise documental dos PITs destes. Após a análise de todos os dados obtidos através dos diversos instrumentos de recolha, verificou-se que os PITs não promovem diretamente o desenvolvimento das AVDs e das AVDIs dos alunos, mas sim valores e atitudes subjacentes a estas atividades.2021-03-16T15:01:28Z2020-06-25T00:00:00Z2020-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5346TID:202629996porVieira, Cristiana Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:27Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:36.332881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
title A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
spellingShingle A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
Vieira, Cristiana Gomes
Programa Educativo Individual (PEI)
O Plano Individual de Transição (PIT)
Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) severas
Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades de Vida Diária Instrumentais (AVDIs)
title_short A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
title_full A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
title_fullStr A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
title_full_unstemmed A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
title_sort A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
author Vieira, Cristiana Gomes
author_facet Vieira, Cristiana Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Cristiana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Educativo Individual (PEI)
O Plano Individual de Transição (PIT)
Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) severas
Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades de Vida Diária Instrumentais (AVDIs)
topic Programa Educativo Individual (PEI)
O Plano Individual de Transição (PIT)
Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) severas
Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades de Vida Diária Instrumentais (AVDIs)
description O atual Decreto-Lei n.°54/2018 pretende a inclusão de todos os alunos. Deste modo, foram criadas diversas medidas educativas a serem aplicadas consoante as necessidades de cada aluno. Assim, os alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) severas abrangidos pelas medidas adicionais são alunos nos quais persistem dificuldades acentuadas na aquisição das aprendizagens, pelo que fazem parte dessas medidas o Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT). No presente estudo pretende-se analisar em que medida os programas educativos individuais (PEIs) e os planos individuais de transição (PITs) dos alunos com DID severa promovem as atividades de vida diária (AVDs) e as atividades de vida diária instrumentais (AVDIs) desses alunos. Como terapeuta ocupacional e tendo em consideração que um dos nossos principais objetivos é promover o máximo de autonomia dos indivíduos, com que trabalhamos, pretende-se saber como é previsto nestes documentos educativos o desenvolvimento destas atividades nos alunos com DID severa e com PIT. Como no presente estudo apenas se obteve autorização de um agrupamento de escolas, para o desenvolver, houve a necessidade de se recorrer a uma entrevista à coordenadora de educação especial do agrupamento e uma à terapeuta ocupacional, que acompanha os alunos dos quais se obteve autorização para realizar o estudo. Também se aplicou um questionário aos encarregados de educação, a Escala de Comportamento Adaptativo (ECA) aos alunos e, ainda, recorreu-se à análise documental dos PITs destes. Após a análise de todos os dados obtidos através dos diversos instrumentos de recolha, verificou-se que os PITs não promovem diretamente o desenvolvimento das AVDs e das AVDIs dos alunos, mas sim valores e atitudes subjacentes a estas atividades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-25T00:00:00Z
2020-06-25
2021-03-16T15:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5346
TID:202629996
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/5346
identifier_str_mv TID:202629996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129868852527104