A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5346 |
Resumo: | O atual Decreto-Lei n.°54/2018 pretende a inclusão de todos os alunos. Deste modo, foram criadas diversas medidas educativas a serem aplicadas consoante as necessidades de cada aluno. Assim, os alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) severas abrangidos pelas medidas adicionais são alunos nos quais persistem dificuldades acentuadas na aquisição das aprendizagens, pelo que fazem parte dessas medidas o Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT). No presente estudo pretende-se analisar em que medida os programas educativos individuais (PEIs) e os planos individuais de transição (PITs) dos alunos com DID severa promovem as atividades de vida diária (AVDs) e as atividades de vida diária instrumentais (AVDIs) desses alunos. Como terapeuta ocupacional e tendo em consideração que um dos nossos principais objetivos é promover o máximo de autonomia dos indivíduos, com que trabalhamos, pretende-se saber como é previsto nestes documentos educativos o desenvolvimento destas atividades nos alunos com DID severa e com PIT. Como no presente estudo apenas se obteve autorização de um agrupamento de escolas, para o desenvolver, houve a necessidade de se recorrer a uma entrevista à coordenadora de educação especial do agrupamento e uma à terapeuta ocupacional, que acompanha os alunos dos quais se obteve autorização para realizar o estudo. Também se aplicou um questionário aos encarregados de educação, a Escala de Comportamento Adaptativo (ECA) aos alunos e, ainda, recorreu-se à análise documental dos PITs destes. Após a análise de todos os dados obtidos através dos diversos instrumentos de recolha, verificou-se que os PITs não promovem diretamente o desenvolvimento das AVDs e das AVDIs dos alunos, mas sim valores e atitudes subjacentes a estas atividades. |
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A importância das atividades de vida diária e das atividades instrumentais nos estilos de vida de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais severasPrograma Educativo Individual (PEI)O Plano Individual de Transição (PIT)Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) severasAtividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades de Vida Diária Instrumentais (AVDIs)O atual Decreto-Lei n.°54/2018 pretende a inclusão de todos os alunos. Deste modo, foram criadas diversas medidas educativas a serem aplicadas consoante as necessidades de cada aluno. Assim, os alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) severas abrangidos pelas medidas adicionais são alunos nos quais persistem dificuldades acentuadas na aquisição das aprendizagens, pelo que fazem parte dessas medidas o Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT). No presente estudo pretende-se analisar em que medida os programas educativos individuais (PEIs) e os planos individuais de transição (PITs) dos alunos com DID severa promovem as atividades de vida diária (AVDs) e as atividades de vida diária instrumentais (AVDIs) desses alunos. Como terapeuta ocupacional e tendo em consideração que um dos nossos principais objetivos é promover o máximo de autonomia dos indivíduos, com que trabalhamos, pretende-se saber como é previsto nestes documentos educativos o desenvolvimento destas atividades nos alunos com DID severa e com PIT. Como no presente estudo apenas se obteve autorização de um agrupamento de escolas, para o desenvolver, houve a necessidade de se recorrer a uma entrevista à coordenadora de educação especial do agrupamento e uma à terapeuta ocupacional, que acompanha os alunos dos quais se obteve autorização para realizar o estudo. Também se aplicou um questionário aos encarregados de educação, a Escala de Comportamento Adaptativo (ECA) aos alunos e, ainda, recorreu-se à análise documental dos PITs destes. Após a análise de todos os dados obtidos através dos diversos instrumentos de recolha, verificou-se que os PITs não promovem diretamente o desenvolvimento das AVDs e das AVDIs dos alunos, mas sim valores e atitudes subjacentes a estas atividades.2021-03-16T15:01:28Z2020-06-25T00:00:00Z2020-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5346TID:202629996porVieira, Cristiana Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:27Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:36.332881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O atual Decreto-Lei n.°54/2018 pretende a inclusão de todos os alunos. Deste modo, foram criadas diversas medidas educativas a serem aplicadas consoante as necessidades de cada aluno. Assim, os alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) severas abrangidos pelas medidas adicionais são alunos nos quais persistem dificuldades acentuadas na aquisição das aprendizagens, pelo que fazem parte dessas medidas o Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT). No presente estudo pretende-se analisar em que medida os programas educativos individuais (PEIs) e os planos individuais de transição (PITs) dos alunos com DID severa promovem as atividades de vida diária (AVDs) e as atividades de vida diária instrumentais (AVDIs) desses alunos. Como terapeuta ocupacional e tendo em consideração que um dos nossos principais objetivos é promover o máximo de autonomia dos indivíduos, com que trabalhamos, pretende-se saber como é previsto nestes documentos educativos o desenvolvimento destas atividades nos alunos com DID severa e com PIT. Como no presente estudo apenas se obteve autorização de um agrupamento de escolas, para o desenvolver, houve a necessidade de se recorrer a uma entrevista à coordenadora de educação especial do agrupamento e uma à terapeuta ocupacional, que acompanha os alunos dos quais se obteve autorização para realizar o estudo. Também se aplicou um questionário aos encarregados de educação, a Escala de Comportamento Adaptativo (ECA) aos alunos e, ainda, recorreu-se à análise documental dos PITs destes. Após a análise de todos os dados obtidos através dos diversos instrumentos de recolha, verificou-se que os PITs não promovem diretamente o desenvolvimento das AVDs e das AVDIs dos alunos, mas sim valores e atitudes subjacentes a estas atividades. |
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