Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38740 |
Resumo: | O objetivo deste projeto é demonstrar o resultado da interação da modelagem 3D com a tecnologia de impressão lenticular, e encontrar um caminho para sua aplicação prática no universo da publicidade. O projeto explora os exemplos históricos de arte imersiva e sua utilização diversa na prática, aborda os fatores que influenciam a percepção humana de profundidade e também analisa vários métodos usados para produzir impressões estereoscópicas, a própria tecnologia lenticular e técnicas de publicidade. Através do método de design surge uma solução criativa e o trabalho final é realizado na forma física de um poster de impressão lenticular, que é uma proposta da sua utilização como estratégia de comunicação. |
id |
RCAP_805870912d15890842d159af67ab0f63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38740 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertisingEstereoscopiaImpressão lenticularIlusão óticaFotografia3DPublicidadeO objetivo deste projeto é demonstrar o resultado da interação da modelagem 3D com a tecnologia de impressão lenticular, e encontrar um caminho para sua aplicação prática no universo da publicidade. O projeto explora os exemplos históricos de arte imersiva e sua utilização diversa na prática, aborda os fatores que influenciam a percepção humana de profundidade e também analisa vários métodos usados para produzir impressões estereoscópicas, a própria tecnologia lenticular e técnicas de publicidade. Através do método de design surge uma solução criativa e o trabalho final é realizado na forma física de um poster de impressão lenticular, que é uma proposta da sua utilização como estratégia de comunicação.The objective of this project is to demonstrate the result of mixing 3D modeling with lenticular printing technology, and find a way for its practical application in the world of advertising. The project explores historical examples of immersive art and its diverse use in practice. It addresses the factors that influence human depth perception and also explores various methods used to produce stereoscopic prints, lenticular technology itself, and advertising techniques. Through the design method, a creative solution emerges and the final work is carried out in the physical form of a lenticular poster, which is a proposition of its use as a communication strategy.Figueiredo, FilipeRepositório ComumBitsadze, Davit2022-01-10T16:32:17Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38740202854949enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:36.154695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising |
title |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising |
spellingShingle |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising Bitsadze, Davit Estereoscopia Impressão lenticular Ilusão ótica Fotografia 3D Publicidade |
title_short |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising |
title_full |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising |
title_fullStr |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising |
title_full_unstemmed |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising |
title_sort |
Impressão lenticular: autostereoscopic prints for advertising |
author |
Bitsadze, Davit |
author_facet |
Bitsadze, Davit |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Filipe Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitsadze, Davit |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estereoscopia Impressão lenticular Ilusão ótica Fotografia 3D Publicidade |
topic |
Estereoscopia Impressão lenticular Ilusão ótica Fotografia 3D Publicidade |
description |
O objetivo deste projeto é demonstrar o resultado da interação da modelagem 3D com a tecnologia de impressão lenticular, e encontrar um caminho para sua aplicação prática no universo da publicidade. O projeto explora os exemplos históricos de arte imersiva e sua utilização diversa na prática, aborda os fatores que influenciam a percepção humana de profundidade e também analisa vários métodos usados para produzir impressões estereoscópicas, a própria tecnologia lenticular e técnicas de publicidade. Através do método de design surge uma solução criativa e o trabalho final é realizado na forma física de um poster de impressão lenticular, que é uma proposta da sua utilização como estratégia de comunicação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01T00:00:00Z 2021-12-01T00:00:00Z 2022-01-10T16:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38740 202854949 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38740 |
identifier_str_mv |
202854949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130003008389120 |