Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros-Flores, Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Peres, Américo, Escola, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6328
Resumo: Vários estudos se têm realizado com a finalidade perceber a integração das TIC em contextos educativos e as respostas dos professores às novas tecnologias. Todavia, actualmente começa a haver necessidade de repensar as práticas pedagógicas que geram processos metodológicos de mudança ou se persistem práticas pedagógicas tradicionais e, ainda, quem as realiza, em que contextos e que preocupações têm estes professores. Este texto tem como propósito apresentar concepções dos professores sobre o que é uma boa prática e referir algumas experiências realizadas pelos professores em sala de aula.
id RCAP_8059ca0c480005df2096650082ba3732
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino BásicoNew ICT solutions: good practice in the 1st cycle of basic educationCompetências TICboas práticas com TICIdentidade profissional docenteICT skillsgood practice with ICT teacher professional identityVários estudos se têm realizado com a finalidade perceber a integração das TIC em contextos educativos e as respostas dos professores às novas tecnologias. Todavia, actualmente começa a haver necessidade de repensar as práticas pedagógicas que geram processos metodológicos de mudança ou se persistem práticas pedagógicas tradicionais e, ainda, quem as realiza, em que contextos e que preocupações têm estes professores. Este texto tem como propósito apresentar concepções dos professores sobre o que é uma boa prática e referir algumas experiências realizadas pelos professores em sala de aula.Several studies have been carried out in order to understand the integration of the TIC in the educational context and the teachers’ reactions to the new technologies. However, presently there begins to appear the necessity of understanding which pedagogical practices generate the methodical changes or recreate the traditional pedagogical practices, who puts them into practice and in which contexts, and the preoccupations that these teachers have. This article was written in order to present the teachers’ conceptions about what a good practice is and in order to refer a group of good practices carried out by the teachers in the classroom.ESE - Instituto Politécnico de BragançaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQuadros-Flores, PaulaPeres, AméricoEscola, Joaquim2015-06-17T14:24:57Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:54.934052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
New ICT solutions: good practice in the 1st cycle of basic education
title Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
Quadros-Flores, Paula
Competências TIC
boas práticas com TIC
Identidade profissional docente
ICT skills
good practice with ICT teacher professional identity
title_short Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Quadros-Flores, Paula
author_facet Quadros-Flores, Paula
Peres, Américo
Escola, Joaquim
author_role author
author2 Peres, Américo
Escola, Joaquim
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula
Peres, Américo
Escola, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Competências TIC
boas práticas com TIC
Identidade profissional docente
ICT skills
good practice with ICT teacher professional identity
topic Competências TIC
boas práticas com TIC
Identidade profissional docente
ICT skills
good practice with ICT teacher professional identity
description Vários estudos se têm realizado com a finalidade perceber a integração das TIC em contextos educativos e as respostas dos professores às novas tecnologias. Todavia, actualmente começa a haver necessidade de repensar as práticas pedagógicas que geram processos metodológicos de mudança ou se persistem práticas pedagógicas tradicionais e, ainda, quem as realiza, em que contextos e que preocupações têm estes professores. Este texto tem como propósito apresentar concepções dos professores sobre o que é uma boa prática e referir algumas experiências realizadas pelos professores em sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-06-17T14:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6328
url http://hdl.handle.net/10400.22/6328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ESE - Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv ESE - Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131364071571456