Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/6328 |
Resumo: | Vários estudos se têm realizado com a finalidade perceber a integração das TIC em contextos educativos e as respostas dos professores às novas tecnologias. Todavia, actualmente começa a haver necessidade de repensar as práticas pedagógicas que geram processos metodológicos de mudança ou se persistem práticas pedagógicas tradicionais e, ainda, quem as realiza, em que contextos e que preocupações têm estes professores. Este texto tem como propósito apresentar concepções dos professores sobre o que é uma boa prática e referir algumas experiências realizadas pelos professores em sala de aula. |
id |
RCAP_8059ca0c480005df2096650082ba3732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6328 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino BásicoNew ICT solutions: good practice in the 1st cycle of basic educationCompetências TICboas práticas com TICIdentidade profissional docenteICT skillsgood practice with ICT teacher professional identityVários estudos se têm realizado com a finalidade perceber a integração das TIC em contextos educativos e as respostas dos professores às novas tecnologias. Todavia, actualmente começa a haver necessidade de repensar as práticas pedagógicas que geram processos metodológicos de mudança ou se persistem práticas pedagógicas tradicionais e, ainda, quem as realiza, em que contextos e que preocupações têm estes professores. Este texto tem como propósito apresentar concepções dos professores sobre o que é uma boa prática e referir algumas experiências realizadas pelos professores em sala de aula.Several studies have been carried out in order to understand the integration of the TIC in the educational context and the teachers’ reactions to the new technologies. However, presently there begins to appear the necessity of understanding which pedagogical practices generate the methodical changes or recreate the traditional pedagogical practices, who puts them into practice and in which contexts, and the preoccupations that these teachers have. This article was written in order to present the teachers’ conceptions about what a good practice is and in order to refer a group of good practices carried out by the teachers in the classroom.ESE - Instituto Politécnico de BragançaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQuadros-Flores, PaulaPeres, AméricoEscola, Joaquim2015-06-17T14:24:57Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:54.934052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico New ICT solutions: good practice in the 1st cycle of basic education |
title |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico Quadros-Flores, Paula Competências TIC boas práticas com TIC Identidade profissional docente ICT skills good practice with ICT teacher professional identity |
title_short |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Novas soluções com TIC: boas práticas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Quadros-Flores, Paula |
author_facet |
Quadros-Flores, Paula Peres, Américo Escola, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Américo Escola, Joaquim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros-Flores, Paula Peres, Américo Escola, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências TIC boas práticas com TIC Identidade profissional docente ICT skills good practice with ICT teacher professional identity |
topic |
Competências TIC boas práticas com TIC Identidade profissional docente ICT skills good practice with ICT teacher professional identity |
description |
Vários estudos se têm realizado com a finalidade perceber a integração das TIC em contextos educativos e as respostas dos professores às novas tecnologias. Todavia, actualmente começa a haver necessidade de repensar as práticas pedagógicas que geram processos metodológicos de mudança ou se persistem práticas pedagógicas tradicionais e, ainda, quem as realiza, em que contextos e que preocupações têm estes professores. Este texto tem como propósito apresentar concepções dos professores sobre o que é uma boa prática e referir algumas experiências realizadas pelos professores em sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2015-06-17T14:24:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/6328 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/6328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESE - Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
ESE - Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131364071571456 |