As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarimba, Patrícia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1385
Resumo: Com o objectivo de conhecer os motivos que levam os formandos – jovens adultos e adultos – do 1º ciclo do ensino básico recorrente a frequentarem a escola nesta altura das suas vidas; quais as suas expectativas escolares iniciais e actuais; que aspirações têm e quais as representações sociais que detêm da “escola da noite” e da educação, foi realizado um trabalho de investigação no ano lectivo de 2004/2005 em quatro escolas (cinco turmas) de dois concelhos da Região Autónoma da Madeira. A razão de se ter escolhido este tema prende-se com o facto de em Portugal serem ainda inúmeros os indivíduos que possuem baixos ou nenhuns recursos escolares, o que conduz muitas vezes a situações de exclusão social e dificuldades acrescidas perante uma sociedade letrada e um mercado de trabalho cada vez mais exigente. A modalidade de ensino em estudo possibilitou-nos encontrar o objecto empírico pretendido. No que concerne à metodologia, para a recolha de informação, recorreu-se a entrevistas de carácter semi-directivo a dezasseis formandos e à observação participante em contexto “sala de aula” e “fora da sala de aula”. Também foram utilizadas as informações fornecidas pelos formadores em entrevistas informais e dados estatísticos. Após um longo percurso de construção de um quadro teórico e análise da informação recolhida na pesquisa de terreno – sempre girando em torno de um modelo de análise em que os alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente constituem as personagens principais – foi possível estabelecer uma tipologia com as características destes alunos, designadamente os “Aprendentes”, os “Conviventes” e os “Obrigados”.
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