As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1385 |
Resumo: | Com o objectivo de conhecer os motivos que levam os formandos – jovens adultos e adultos – do 1º ciclo do ensino básico recorrente a frequentarem a escola nesta altura das suas vidas; quais as suas expectativas escolares iniciais e actuais; que aspirações têm e quais as representações sociais que detêm da “escola da noite” e da educação, foi realizado um trabalho de investigação no ano lectivo de 2004/2005 em quatro escolas (cinco turmas) de dois concelhos da Região Autónoma da Madeira. A razão de se ter escolhido este tema prende-se com o facto de em Portugal serem ainda inúmeros os indivíduos que possuem baixos ou nenhuns recursos escolares, o que conduz muitas vezes a situações de exclusão social e dificuldades acrescidas perante uma sociedade letrada e um mercado de trabalho cada vez mais exigente. A modalidade de ensino em estudo possibilitou-nos encontrar o objecto empírico pretendido. No que concerne à metodologia, para a recolha de informação, recorreu-se a entrevistas de carácter semi-directivo a dezasseis formandos e à observação participante em contexto “sala de aula” e “fora da sala de aula”. Também foram utilizadas as informações fornecidas pelos formadores em entrevistas informais e dados estatísticos. Após um longo percurso de construção de um quadro teórico e análise da informação recolhida na pesquisa de terreno – sempre girando em torno de um modelo de análise em que os alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente constituem as personagens principais – foi possível estabelecer uma tipologia com as características destes alunos, designadamente os “Aprendentes”, os “Conviventes” e os “Obrigados”. |
id |
RCAP_805a34f164d8f74bbbdc9051b7a8f968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de casoEducação de adultosMotivaçãoRepresentações sociaisAdult educationSocial representationsMotivationIlha da MadeiraMadeira IslandCom o objectivo de conhecer os motivos que levam os formandos – jovens adultos e adultos – do 1º ciclo do ensino básico recorrente a frequentarem a escola nesta altura das suas vidas; quais as suas expectativas escolares iniciais e actuais; que aspirações têm e quais as representações sociais que detêm da “escola da noite” e da educação, foi realizado um trabalho de investigação no ano lectivo de 2004/2005 em quatro escolas (cinco turmas) de dois concelhos da Região Autónoma da Madeira. A razão de se ter escolhido este tema prende-se com o facto de em Portugal serem ainda inúmeros os indivíduos que possuem baixos ou nenhuns recursos escolares, o que conduz muitas vezes a situações de exclusão social e dificuldades acrescidas perante uma sociedade letrada e um mercado de trabalho cada vez mais exigente. A modalidade de ensino em estudo possibilitou-nos encontrar o objecto empírico pretendido. No que concerne à metodologia, para a recolha de informação, recorreu-se a entrevistas de carácter semi-directivo a dezasseis formandos e à observação participante em contexto “sala de aula” e “fora da sala de aula”. Também foram utilizadas as informações fornecidas pelos formadores em entrevistas informais e dados estatísticos. Após um longo percurso de construção de um quadro teórico e análise da informação recolhida na pesquisa de terreno – sempre girando em torno de um modelo de análise em que os alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente constituem as personagens principais – foi possível estabelecer uma tipologia com as características destes alunos, designadamente os “Aprendentes”, os “Conviventes” e os “Obrigados”.With the aim of knowing the reasons that take first grade trainers of retraining education – young adults and adults – to attend school in a certain time of their lives; their primary and recent school expectations; their goals and social representations of “night school” and education, a research work was undertaken during the school year 2004/2005 in four different schools (five classes) of two of Madeira`s districts. The reason why we chose this topic is due to the fact that in Portugal there is a large number of individuals that possess some or no school education whatsoever, leading many times to situations of social exclusion and growing difficulties when confronted to a lettered society and a working market that is more and more demanding. The teaching method that is in study has enabled us to find the empirical object that we were looking for. In what concerns the methodology for the information research, semi-directive interviews to sixteen trainees were made as well as observation “in” and “out of the classroom”. Information provided by the trainers in informal interviews and data was also used. After a long way of building a theoretical table and after the analysis of the researched field information – based on an analysis model in which the students build the main characters – it was possible to establish a specific typology with the features of these same students, namely the “Learners”, the “Social” and the “Had To”.2009-04-13T11:30:14Z2007-01-01T00:00:00Z20072007-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1385porJarimba, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:47.395123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso |
title |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso |
spellingShingle |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso Jarimba, Patrícia Educação de adultos Motivação Representações sociais Adult education Social representations Motivation Ilha da Madeira Madeira Island |
title_short |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso |
title_full |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso |
title_fullStr |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso |
title_sort |
As representações sociais, motivações, aspirações e expectativas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente: um estudo de caso |
author |
Jarimba, Patrícia |
author_facet |
Jarimba, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jarimba, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Motivação Representações sociais Adult education Social representations Motivation Ilha da Madeira Madeira Island |
topic |
Educação de adultos Motivação Representações sociais Adult education Social representations Motivation Ilha da Madeira Madeira Island |
description |
Com o objectivo de conhecer os motivos que levam os formandos – jovens adultos e adultos – do 1º ciclo do ensino básico recorrente a frequentarem a escola nesta altura das suas vidas; quais as suas expectativas escolares iniciais e actuais; que aspirações têm e quais as representações sociais que detêm da “escola da noite” e da educação, foi realizado um trabalho de investigação no ano lectivo de 2004/2005 em quatro escolas (cinco turmas) de dois concelhos da Região Autónoma da Madeira. A razão de se ter escolhido este tema prende-se com o facto de em Portugal serem ainda inúmeros os indivíduos que possuem baixos ou nenhuns recursos escolares, o que conduz muitas vezes a situações de exclusão social e dificuldades acrescidas perante uma sociedade letrada e um mercado de trabalho cada vez mais exigente. A modalidade de ensino em estudo possibilitou-nos encontrar o objecto empírico pretendido. No que concerne à metodologia, para a recolha de informação, recorreu-se a entrevistas de carácter semi-directivo a dezasseis formandos e à observação participante em contexto “sala de aula” e “fora da sala de aula”. Também foram utilizadas as informações fornecidas pelos formadores em entrevistas informais e dados estatísticos. Após um longo percurso de construção de um quadro teórico e análise da informação recolhida na pesquisa de terreno – sempre girando em torno de um modelo de análise em que os alunos do 1º ciclo do ensino básico recorrente constituem as personagens principais – foi possível estabelecer uma tipologia com as características destes alunos, designadamente os “Aprendentes”, os “Conviventes” e os “Obrigados”. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2007-01 2009-04-13T11:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/1385 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/1385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134810421067776 |