Parentalidade positiva e enfermagem: revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38679 |
Resumo: | O apoio na parentalidade positiva é fundamental nos primeiros três anos de vida e exige uma abordagem positiva a partir da potencialidade dos pais e da família, implicando exigências e desafios para os enfermeiros. Esta revisão sistemática da literatura tem o objectivo de identificar os focos de atenção e as estratégias de intervenção de enfermagem na promoção da parentalidade positiva, em crianças dos zero aos três anos de idade. De uma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge resultaram nove artigos publicados de 2000 – 2010 e referentes à parentalidade positiva em crianças saudáveis dos zero aos três anos de idade. As variáveis em estudo e o conteúdo dos programas traduziram focos dentro dos seguintes temas: capacitação dos pais; comportamento, desenvolvimento e estimulação da criança; interacção pais-criança positiva; segurança e saúde da criança; disciplina positiva; e construção de capital social. Nas estratégias de intervenção o trabalho individual com os pais/família e o trabalho em grupo evidenciaram ganhos na capacitação dos pais e na construção de capital social. A necessidade de resposta a estes focos e os ganhos resultantes das intervenções evidenciam a oportunidade para os enfermeiros melhorarem a assistência à criança e família. |
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Parentalidade positiva e enfermagem: revisão sistemática da literaturaPositive parenting and nursing: systematic literature reviewParentalidadeIntervenção de enfermagemLactenteCriança pré-escolarSaúde da criançaChild healthInfantsNursing interventionParentingPreschoolchildO apoio na parentalidade positiva é fundamental nos primeiros três anos de vida e exige uma abordagem positiva a partir da potencialidade dos pais e da família, implicando exigências e desafios para os enfermeiros. Esta revisão sistemática da literatura tem o objectivo de identificar os focos de atenção e as estratégias de intervenção de enfermagem na promoção da parentalidade positiva, em crianças dos zero aos três anos de idade. De uma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge resultaram nove artigos publicados de 2000 – 2010 e referentes à parentalidade positiva em crianças saudáveis dos zero aos três anos de idade. As variáveis em estudo e o conteúdo dos programas traduziram focos dentro dos seguintes temas: capacitação dos pais; comportamento, desenvolvimento e estimulação da criança; interacção pais-criança positiva; segurança e saúde da criança; disciplina positiva; e construção de capital social. Nas estratégias de intervenção o trabalho individual com os pais/família e o trabalho em grupo evidenciaram ganhos na capacitação dos pais e na construção de capital social. A necessidade de resposta a estes focos e os ganhos resultantes das intervenções evidenciam a oportunidade para os enfermeiros melhorarem a assistência à criança e família.Support for positive parenting is critical in the first three years of life and requires a positive approach based on the potential of involving parents and family, implying demands and challenges for nurses. This literature review aims to identify the issues and strategies for nursing intervention to support positive parenting for children under three years old. Literature from 2000 to 2010 in EBSCOhost and ISI Web of Knowledge databases was searched to locate studies that included aspects of positive parenting and nursing interventions with healthy children under the age of three years. Nine papers met the inclusion criteria. The variables and programmes focused on the following themes: parents’ empowerment, children’s behavior, development and stimulation, positive parent-child interaction, children’s health and safety, positive discipline, and building social capital. Intervention strategies in individual work with parents and discussion groups showed improvements in empowering parents and building social capital. The need to respond to these issues and the gains resulting from interventions highlight the opportunity for nurses to improve care for the child and family.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLopes, M. Saudade O. CustódioCatarino, HelenaDixe, M. Anjos2022-09-02T09:25:13Z2010-072010-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38679por0874-028310.12707/RII104784885686617info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:35.416038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O apoio na parentalidade positiva é fundamental nos primeiros três anos de vida e exige uma abordagem positiva a partir da potencialidade dos pais e da família, implicando exigências e desafios para os enfermeiros. Esta revisão sistemática da literatura tem o objectivo de identificar os focos de atenção e as estratégias de intervenção de enfermagem na promoção da parentalidade positiva, em crianças dos zero aos três anos de idade. De uma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge resultaram nove artigos publicados de 2000 – 2010 e referentes à parentalidade positiva em crianças saudáveis dos zero aos três anos de idade. As variáveis em estudo e o conteúdo dos programas traduziram focos dentro dos seguintes temas: capacitação dos pais; comportamento, desenvolvimento e estimulação da criança; interacção pais-criança positiva; segurança e saúde da criança; disciplina positiva; e construção de capital social. Nas estratégias de intervenção o trabalho individual com os pais/família e o trabalho em grupo evidenciaram ganhos na capacitação dos pais e na construção de capital social. A necessidade de resposta a estes focos e os ganhos resultantes das intervenções evidenciam a oportunidade para os enfermeiros melhorarem a assistência à criança e família. |
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