Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19585 |
Resumo: | O setor do retalho sofre frequentes mudanças, impulsionadas pelas necessidades dos consumidores. Um aumento significativo do número de produtos existentes no mercado impacta o processo de vendas. Especialmente, no retalho de proximidade, onde o consumidor deseja conveniência e agilidade, faz-se essencial otimizar os espaços disponíveis para a exposição de produtos. A gestão de sortido surge neste contexto como um processo de seleção e organização dos produtos, de forma a atender a necessidade do consumidor. Portanto, a gestão do produto é, não só uma ação concorrencial, mas sim estratégica pois, ao definir um sortido, atende-se a algumas parcelas de clientes em detrimento de outras. Esta dissertação tem o objetivo de analisar e identificar quais são os principais produtos a serem considerados no sortido de uma rede de retalho no formato de proximidade em Portugal, com lojas em Lisboa e Porto. Para tal, através do uso do software Orange, foram aplicados métodos de data mining, nomeadamente árvore de decisão (AD) e regras de associação (RA). Para além disso, o estudo exibe uma revisão de literatura que discute os principais conceitos que permeiam e compõem a gestão de sortido. A análise dos dados deste estudo permitiu identificar os atributos mais relevantes nas vendas registadas em base de dados pelo retalhista e discutir as relações mais importantes entre produtos frequentemente presentes em conjunto com outros nas vendas. Também são apresentadas estatísticas descritivas que possuem relevância nas decisões de negócio, podendo revelar-se importante para outras corporações do mesmo setor. A discussão dos resultados relaciona os aspetos relevantes nas vendas do retalhista com as necessidades de negócio, no âmbito do mercado em que se enquadra. Os resultados demostram como auxiliar a gestão de marketing na toma de decisão, bem como as contribuições que tais resultados podem trazer para a ciência, futuros estudos e limitações. |
id |
RCAP_805fe1f262945e0fbb30413c9a5f3db9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19585 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empíricaGestão de sortidoData miningRetalhoÁrvore de decisãoRegras de associaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO setor do retalho sofre frequentes mudanças, impulsionadas pelas necessidades dos consumidores. Um aumento significativo do número de produtos existentes no mercado impacta o processo de vendas. Especialmente, no retalho de proximidade, onde o consumidor deseja conveniência e agilidade, faz-se essencial otimizar os espaços disponíveis para a exposição de produtos. A gestão de sortido surge neste contexto como um processo de seleção e organização dos produtos, de forma a atender a necessidade do consumidor. Portanto, a gestão do produto é, não só uma ação concorrencial, mas sim estratégica pois, ao definir um sortido, atende-se a algumas parcelas de clientes em detrimento de outras. Esta dissertação tem o objetivo de analisar e identificar quais são os principais produtos a serem considerados no sortido de uma rede de retalho no formato de proximidade em Portugal, com lojas em Lisboa e Porto. Para tal, através do uso do software Orange, foram aplicados métodos de data mining, nomeadamente árvore de decisão (AD) e regras de associação (RA). Para além disso, o estudo exibe uma revisão de literatura que discute os principais conceitos que permeiam e compõem a gestão de sortido. A análise dos dados deste estudo permitiu identificar os atributos mais relevantes nas vendas registadas em base de dados pelo retalhista e discutir as relações mais importantes entre produtos frequentemente presentes em conjunto com outros nas vendas. Também são apresentadas estatísticas descritivas que possuem relevância nas decisões de negócio, podendo revelar-se importante para outras corporações do mesmo setor. A discussão dos resultados relaciona os aspetos relevantes nas vendas do retalhista com as necessidades de negócio, no âmbito do mercado em que se enquadra. Os resultados demostram como auxiliar a gestão de marketing na toma de decisão, bem como as contribuições que tais resultados podem trazer para a ciência, futuros estudos e limitações.The retail sector experiences frequent changes driven by consumer demand. A significant increase in the number of existing products on the market impacts the sales process. In proximity retail, consumer wants convenience and agility, being crucial to optimize the spaces available for the exhibition of products. Assortment management appears in this context as a process of product selection and organization to meet consumer needs. Therefore, product management is not only a competitive action but a strategic one because defining an assortment is crucial to designate a target. This dissertation aims to analyze and identify the main products to consider in the assortment of a proximity retail format in Portugal, with stores located in Lisbon and Porto. To this end, was used the Orange software with the application of data mining methods, namely decision tree (AD) and association rules (RA). In addition, the study presents a literature review that discusses the main concepts around the assortment management topic. The data analysis identifies the most relevant attributes in the sales database and discusses the most important relationships between products often present with others in sales. The study also presents descriptive statistics relevant to business decisions and may prove the importance of other corporations in the same sector. The discussion of the results connects the relevant aspects of the retailer's sales combined with the business demands, according to the scope of the market. The results demonstrate how to contribute to the decision-making process in marketing management dimensions and the contributions to limitations, science and future studies.Ramos, Célia M. Q.Agapito, DoraSapientiaPaes, Paulo Rafael de Moura2023-05-18T11:04:07Z2023-02-102023-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19585TID:203289838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:04Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:11.646166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica |
title |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica |
spellingShingle |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica Paes, Paulo Rafael de Moura Gestão de sortido Data mining Retalho Árvore de decisão Regras de associação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica |
title_full |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica |
title_fullStr |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica |
title_full_unstemmed |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica |
title_sort |
Otimização de sortido para retalhista alimentar de proximidade utilizando data mining: uma análise empírica |
author |
Paes, Paulo Rafael de Moura |
author_facet |
Paes, Paulo Rafael de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Célia M. Q. Agapito, Dora Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Paulo Rafael de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de sortido Data mining Retalho Árvore de decisão Regras de associação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Gestão de sortido Data mining Retalho Árvore de decisão Regras de associação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O setor do retalho sofre frequentes mudanças, impulsionadas pelas necessidades dos consumidores. Um aumento significativo do número de produtos existentes no mercado impacta o processo de vendas. Especialmente, no retalho de proximidade, onde o consumidor deseja conveniência e agilidade, faz-se essencial otimizar os espaços disponíveis para a exposição de produtos. A gestão de sortido surge neste contexto como um processo de seleção e organização dos produtos, de forma a atender a necessidade do consumidor. Portanto, a gestão do produto é, não só uma ação concorrencial, mas sim estratégica pois, ao definir um sortido, atende-se a algumas parcelas de clientes em detrimento de outras. Esta dissertação tem o objetivo de analisar e identificar quais são os principais produtos a serem considerados no sortido de uma rede de retalho no formato de proximidade em Portugal, com lojas em Lisboa e Porto. Para tal, através do uso do software Orange, foram aplicados métodos de data mining, nomeadamente árvore de decisão (AD) e regras de associação (RA). Para além disso, o estudo exibe uma revisão de literatura que discute os principais conceitos que permeiam e compõem a gestão de sortido. A análise dos dados deste estudo permitiu identificar os atributos mais relevantes nas vendas registadas em base de dados pelo retalhista e discutir as relações mais importantes entre produtos frequentemente presentes em conjunto com outros nas vendas. Também são apresentadas estatísticas descritivas que possuem relevância nas decisões de negócio, podendo revelar-se importante para outras corporações do mesmo setor. A discussão dos resultados relaciona os aspetos relevantes nas vendas do retalhista com as necessidades de negócio, no âmbito do mercado em que se enquadra. Os resultados demostram como auxiliar a gestão de marketing na toma de decisão, bem como as contribuições que tais resultados podem trazer para a ciência, futuros estudos e limitações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18T11:04:07Z 2023-02-10 2023-02-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/19585 TID:203289838 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/19585 |
identifier_str_mv |
TID:203289838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133339363311616 |