Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214 |
Resumo: | Studies regarding published educational research and its impact are very scarce in Portugal. Only by the end of the fifties (20th Century), educational research in Portugal started to be recognized as a mean by which educational policies and teacher practices could be changed. ln Portugal there is a great deal of problems in secondary school. ln the last twenty years Portuguese governments have been making ineffective decisions in relation to educational policies. On the other hand, during the last ten years research have been producing studies about secondary school which impact on political decisions is not yet known. The main goal of this study is to survey and analyse research studies on Portuguese secondary education, published between 1971 and 2003. The results presented here are merely centred in student assessment, one of the many themes of educational research. This study has an historical and descriptive nature, with a design that uses both qualitative and quantitative techniques and instruments. The analysis of 46 studies was focused on the issue of the study, population, institutions, methodologies, instruments, layout and date of publishing, on the results and recommendations. Some important results and findings related to educational research made in Portugal in the student assessment area in secondary school are reported in this study. |
id |
RCAP_806057113f83441000710ee35e1d2290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análiseStudies regarding published educational research and its impact are very scarce in Portugal. Only by the end of the fifties (20th Century), educational research in Portugal started to be recognized as a mean by which educational policies and teacher practices could be changed. ln Portugal there is a great deal of problems in secondary school. ln the last twenty years Portuguese governments have been making ineffective decisions in relation to educational policies. On the other hand, during the last ten years research have been producing studies about secondary school which impact on political decisions is not yet known. The main goal of this study is to survey and analyse research studies on Portuguese secondary education, published between 1971 and 2003. The results presented here are merely centred in student assessment, one of the many themes of educational research. This study has an historical and descriptive nature, with a design that uses both qualitative and quantitative techniques and instruments. The analysis of 46 studies was focused on the issue of the study, population, institutions, methodologies, instruments, layout and date of publishing, on the results and recommendations. Some important results and findings related to educational research made in Portugal in the student assessment area in secondary school are reported in this study.Existem em Portugal poucos estudos acerca da investigação educacional publicada e do seu impacte. Só nos finais da década de 50 [do século XX], a investigação em educação começou a ser reconhecida como instrumento apropriado à busca de alternativas inovadoras às políticas e às práticas de ensino. Tendo consciência de que em Portugal, em particular no ensino secundário, se verificam grandes taxas de insucesso e de abandono escolar, o poder político tem vindo a adaptar medidas que, no entanto, não se têm revelado eficazes. Por outro lado, tem a comunidade científica produzido investigações e outros estudos acerca do ensino secundário, não se conhecendo a influência dos mesmos na fundamentação das decisões tomadas ou sequer se são levados em linha de conta. Neste contexto, o estudo que sustenta este artigo, tem como objectivo geral proceder ao levantamento e à análise das investigações e outros estudos sobre o ensino secundário português, publicados entre 1971 e 2003. Os resultados aqui apresentados centram-se apenas na avaliação das aprendizagens, um dos muitos temas/domínios de investigação em educação. Este estudo tem uma natureza histórica e descritiva com um design misto em que no tratamento e na análise da informação recolhida se utilizaram técnicas quantitativas e qualitativas. A análise de conteúdo dos 46 estudos focou-se no objecto, na população-alvo, nas instituições, na metodologia, nos instrumentos, na forma e data da publicação, nos resultados e nas recomendações. Relatam-se algumas características e resultados importantes relativos à investigação em educação feita em Portugal no domínio da avaliação das aprendizagens, no ensino secundário.Universidade Católica Portuguesa2004-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 3 (2004); 49-712182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2004.n3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3214https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3214/3113Direitos de Autor (c) 2004 Anabela Neves, Ana Paula Jordão, Luís Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, AnabelaJordão, Ana PaulaSantos, Luís2022-05-24T16:54:40Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:48.088663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise |
title |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise |
spellingShingle |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise Neves, Anabela |
title_short |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise |
title_full |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise |
title_fullStr |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise |
title_full_unstemmed |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise |
title_sort |
Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise |
author |
Neves, Anabela |
author_facet |
Neves, Anabela Jordão, Ana Paula Santos, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Jordão, Ana Paula Santos, Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Anabela Jordão, Ana Paula Santos, Luís |
description |
Studies regarding published educational research and its impact are very scarce in Portugal. Only by the end of the fifties (20th Century), educational research in Portugal started to be recognized as a mean by which educational policies and teacher practices could be changed. ln Portugal there is a great deal of problems in secondary school. ln the last twenty years Portuguese governments have been making ineffective decisions in relation to educational policies. On the other hand, during the last ten years research have been producing studies about secondary school which impact on political decisions is not yet known. The main goal of this study is to survey and analyse research studies on Portuguese secondary education, published between 1971 and 2003. The results presented here are merely centred in student assessment, one of the many themes of educational research. This study has an historical and descriptive nature, with a design that uses both qualitative and quantitative techniques and instruments. The analysis of 46 studies was focused on the issue of the study, population, institutions, methodologies, instruments, layout and date of publishing, on the results and recommendations. Some important results and findings related to educational research made in Portugal in the student assessment area in secondary school are reported in this study. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3214 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3214/3113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2004 Anabela Neves, Ana Paula Jordão, Luís Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2004 Anabela Neves, Ana Paula Jordão, Luís Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 3 (2004); 49-71 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2004.n3 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850758299648 |