Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Anabela
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Jordão, Ana Paula, Santos, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214
Resumo: Studies regarding published educational research and its impact are very scarce in Portugal. Only by the end of the fifties (20th Century), educational research in Portugal started to be recognized as a mean by which educational policies and teacher practices could be changed. ln Portugal there is a great deal of problems in secondary school. ln the last twenty years Portuguese governments have been making ineffective decisions in relation to educational policies. On the other hand, during the last ten years research have been producing studies about secondary school which impact on political decisions is not yet known. The main goal of this study is to survey and analyse research studies on Portuguese secondary education, published between 1971 and 2003. The results presented here are merely centred in student assessment, one of the many themes of educational research. This study has an historical and descriptive nature, with a design that uses both qualitative and quantitative techniques and instruments. The analysis of 46 studies was focused on the issue of the study, population, institutions, methodologies, instruments, layout and date of publishing, on the results and recommendations. Some important results and findings related to educational research made in Portugal in the student assessment area in secondary school are reported in this study.
id RCAP_806057113f83441000710ee35e1d2290
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análiseStudies regarding published educational research and its impact are very scarce in Portugal. Only by the end of the fifties (20th Century), educational research in Portugal started to be recognized as a mean by which educational policies and teacher practices could be changed. ln Portugal there is a great deal of problems in secondary school. ln the last twenty years Portuguese governments have been making ineffective decisions in relation to educational policies. On the other hand, during the last ten years research have been producing studies about secondary school which impact on political decisions is not yet known. The main goal of this study is to survey and analyse research studies on Portuguese secondary education, published between 1971 and 2003. The results presented here are merely centred in student assessment, one of the many themes of educational research. This study has an historical and descriptive nature, with a design that uses both qualitative and quantitative techniques and instruments. The analysis of 46 studies was focused on the issue of the study, population, institutions, methodologies, instruments, layout and date of publishing, on the results and recommendations. Some important results and findings related to educational research made in Portugal in the student assessment area in secondary school are reported in this study.Existem em Portugal poucos estudos acerca da investigação educacional publicada e do seu impacte. Só nos finais da década de 50 [do século XX], a investigação em educação começou a ser reconhecida como instrumento apropriado à busca de alternativas inovadoras às políticas e às práticas de ensino. Tendo consciência de que em Portugal, em particular no ensino secundário, se verificam grandes taxas de insucesso e de abandono escolar, o poder político tem vindo a adaptar medidas que, no entanto, não se têm revelado eficazes. Por outro lado, tem a comunidade científica produzido investigações e outros estudos acerca do ensino secundário, não se conhecendo a influência dos mesmos na fundamentação das decisões tomadas ou sequer se são levados em linha de conta. Neste contexto, o estudo que sustenta este artigo, tem como objectivo geral proceder ao levantamento e à análise das investigações e outros estudos sobre o ensino secundário português, publicados entre 1971 e 2003. Os resultados aqui apresentados centram-se apenas na avaliação das aprendizagens, um dos muitos temas/domínios de investigação em educação. Este estudo tem uma natureza histórica e descritiva com um design misto em que no tratamento e na análise da informação recolhida se utilizaram técnicas quantitativas e qualitativas. A análise de conteúdo dos 46 estudos focou-se no objecto, na população-alvo, nas instituições, na metodologia, nos instrumentos, na forma e data da publicação, nos resultados e nas recomendações. Relatam-se algumas características e resultados importantes relativos à investigação em educação feita em Portugal no domínio da avaliação das aprendizagens, no ensino secundário.Universidade Católica Portuguesa2004-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 3 (2004); 49-712182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2004.n3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3214https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3214/3113Direitos de Autor (c) 2004 Anabela Neves, Ana Paula Jordão, Luís Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, AnabelaJordão, Ana PaulaSantos, Luís2022-05-24T16:54:40Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:48.088663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
title Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
spellingShingle Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
Neves, Anabela
title_short Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
title_full Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
title_fullStr Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
title_full_unstemmed Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
title_sort Investigação publicada em Portugal, entre 1971 e 2003, acerca da avaliação das aprendizagens: seu levantamento e análise
author Neves, Anabela
author_facet Neves, Anabela
Jordão, Ana Paula
Santos, Luís
author_role author
author2 Jordão, Ana Paula
Santos, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Anabela
Jordão, Ana Paula
Santos, Luís
description Studies regarding published educational research and its impact are very scarce in Portugal. Only by the end of the fifties (20th Century), educational research in Portugal started to be recognized as a mean by which educational policies and teacher practices could be changed. ln Portugal there is a great deal of problems in secondary school. ln the last twenty years Portuguese governments have been making ineffective decisions in relation to educational policies. On the other hand, during the last ten years research have been producing studies about secondary school which impact on political decisions is not yet known. The main goal of this study is to survey and analyse research studies on Portuguese secondary education, published between 1971 and 2003. The results presented here are merely centred in student assessment, one of the many themes of educational research. This study has an historical and descriptive nature, with a design that uses both qualitative and quantitative techniques and instruments. The analysis of 46 studies was focused on the issue of the study, population, institutions, methodologies, instruments, layout and date of publishing, on the results and recommendations. Some important results and findings related to educational research made in Portugal in the student assessment area in secondary school are reported in this study.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3214
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3214
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3214/3113
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2004 Anabela Neves, Ana Paula Jordão, Luís Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2004 Anabela Neves, Ana Paula Jordão, Luís Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 3 (2004); 49-71
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2004.n3
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850758299648