O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Jorge
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41150
Resumo: A avaliação das aprendizagens é hoje reconhecida como um processo de comunicação socialmente construído em que protagonistas centrais deste processo são os professores e os alunos. É nestes contextos interativos de que estes constroem as suas ideias sobre a avaliação, muitas vezes ignorada. Neste estudo exploratório quisemos compreender e perceber que tipo de conhecimentos têm sobre a avaliação das aprendizagens e que sugestões apontam para uma mudança das práticas de avaliativas no sentido de as tornar mais frutuosas para o ensino e aprendizagem. Os resultados permitem perceber que os alunos não só têm um conhecimento muito concreto sobre a avaliação, como também sobre como a avaliação deveria funcionar para contribuir para as suas aprendizagens.
id RCAP_66732a48f3e0fa1995aaab3a29b96de6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagensAvaliação das aprendizagensConhecimento dos alunos sobre avaliaçãoAvaliação em matemáticasAssessment of learningStudents' knowledge of assessmentMathematics assessmentA avaliação das aprendizagens é hoje reconhecida como um processo de comunicação socialmente construído em que protagonistas centrais deste processo são os professores e os alunos. É nestes contextos interativos de que estes constroem as suas ideias sobre a avaliação, muitas vezes ignorada. Neste estudo exploratório quisemos compreender e perceber que tipo de conhecimentos têm sobre a avaliação das aprendizagens e que sugestões apontam para uma mudança das práticas de avaliativas no sentido de as tornar mais frutuosas para o ensino e aprendizagem. Os resultados permitem perceber que os alunos não só têm um conhecimento muito concreto sobre a avaliação, como também sobre como a avaliação deveria funcionar para contribuir para as suas aprendizagens.Learning is today recognized protagonists as a socially constructed communication process in which teachers and students are at the center of this process. It is in these interactive contexts that they build their ideas about assessment, which are often ignored. In this exploratory study we wanted to understand and understand what kind of knowledge has a type of assessment of learning and whether this knowledge can contribute to a change in assessment practices in the sense of making them more fruitful for teaching and learning. The results only allow students to perceive that student have a lot of knowledge about assessment, they must also work as concrete to contribute as learnings.Universidade Federal de Ouro PretoRepositório ComumPinto, Jorge2022-06-21T14:32:23Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41150porPinto, J. (2022). O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens. Revemop, 4, 1-23.2596-0245info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:26.046259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
title O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
spellingShingle O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
Pinto, Jorge
Avaliação das aprendizagens
Conhecimento dos alunos sobre avaliação
Avaliação em matemáticas
Assessment of learning
Students' knowledge of assessment
Mathematics assessment
title_short O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
title_full O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
title_fullStr O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
title_full_unstemmed O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
title_sort O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
author Pinto, Jorge
author_facet Pinto, Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens
Conhecimento dos alunos sobre avaliação
Avaliação em matemáticas
Assessment of learning
Students' knowledge of assessment
Mathematics assessment
topic Avaliação das aprendizagens
Conhecimento dos alunos sobre avaliação
Avaliação em matemáticas
Assessment of learning
Students' knowledge of assessment
Mathematics assessment
description A avaliação das aprendizagens é hoje reconhecida como um processo de comunicação socialmente construído em que protagonistas centrais deste processo são os professores e os alunos. É nestes contextos interativos de que estes constroem as suas ideias sobre a avaliação, muitas vezes ignorada. Neste estudo exploratório quisemos compreender e perceber que tipo de conhecimentos têm sobre a avaliação das aprendizagens e que sugestões apontam para uma mudança das práticas de avaliativas no sentido de as tornar mais frutuosas para o ensino e aprendizagem. Os resultados permitem perceber que os alunos não só têm um conhecimento muito concreto sobre a avaliação, como também sobre como a avaliação deveria funcionar para contribuir para as suas aprendizagens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21T14:32:23Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41150
url http://hdl.handle.net/10400.26/41150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, J. (2022). O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens. Revemop, 4, 1-23.
2596-0245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135396143038464