O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41150 |
Resumo: | A avaliação das aprendizagens é hoje reconhecida como um processo de comunicação socialmente construído em que protagonistas centrais deste processo são os professores e os alunos. É nestes contextos interativos de que estes constroem as suas ideias sobre a avaliação, muitas vezes ignorada. Neste estudo exploratório quisemos compreender e perceber que tipo de conhecimentos têm sobre a avaliação das aprendizagens e que sugestões apontam para uma mudança das práticas de avaliativas no sentido de as tornar mais frutuosas para o ensino e aprendizagem. Os resultados permitem perceber que os alunos não só têm um conhecimento muito concreto sobre a avaliação, como também sobre como a avaliação deveria funcionar para contribuir para as suas aprendizagens. |
id |
RCAP_66732a48f3e0fa1995aaab3a29b96de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagensAvaliação das aprendizagensConhecimento dos alunos sobre avaliaçãoAvaliação em matemáticasAssessment of learningStudents' knowledge of assessmentMathematics assessmentA avaliação das aprendizagens é hoje reconhecida como um processo de comunicação socialmente construído em que protagonistas centrais deste processo são os professores e os alunos. É nestes contextos interativos de que estes constroem as suas ideias sobre a avaliação, muitas vezes ignorada. Neste estudo exploratório quisemos compreender e perceber que tipo de conhecimentos têm sobre a avaliação das aprendizagens e que sugestões apontam para uma mudança das práticas de avaliativas no sentido de as tornar mais frutuosas para o ensino e aprendizagem. Os resultados permitem perceber que os alunos não só têm um conhecimento muito concreto sobre a avaliação, como também sobre como a avaliação deveria funcionar para contribuir para as suas aprendizagens.Learning is today recognized protagonists as a socially constructed communication process in which teachers and students are at the center of this process. It is in these interactive contexts that they build their ideas about assessment, which are often ignored. In this exploratory study we wanted to understand and understand what kind of knowledge has a type of assessment of learning and whether this knowledge can contribute to a change in assessment practices in the sense of making them more fruitful for teaching and learning. The results only allow students to perceive that student have a lot of knowledge about assessment, they must also work as concrete to contribute as learnings.Universidade Federal de Ouro PretoRepositório ComumPinto, Jorge2022-06-21T14:32:23Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41150porPinto, J. (2022). O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens. Revemop, 4, 1-23.2596-0245info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:26.046259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens |
title |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens |
spellingShingle |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens Pinto, Jorge Avaliação das aprendizagens Conhecimento dos alunos sobre avaliação Avaliação em matemáticas Assessment of learning Students' knowledge of assessment Mathematics assessment |
title_short |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens |
title_full |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens |
title_fullStr |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens |
title_full_unstemmed |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens |
title_sort |
O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens |
author |
Pinto, Jorge |
author_facet |
Pinto, Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens Conhecimento dos alunos sobre avaliação Avaliação em matemáticas Assessment of learning Students' knowledge of assessment Mathematics assessment |
topic |
Avaliação das aprendizagens Conhecimento dos alunos sobre avaliação Avaliação em matemáticas Assessment of learning Students' knowledge of assessment Mathematics assessment |
description |
A avaliação das aprendizagens é hoje reconhecida como um processo de comunicação socialmente construído em que protagonistas centrais deste processo são os professores e os alunos. É nestes contextos interativos de que estes constroem as suas ideias sobre a avaliação, muitas vezes ignorada. Neste estudo exploratório quisemos compreender e perceber que tipo de conhecimentos têm sobre a avaliação das aprendizagens e que sugestões apontam para uma mudança das práticas de avaliativas no sentido de as tornar mais frutuosas para o ensino e aprendizagem. Os resultados permitem perceber que os alunos não só têm um conhecimento muito concreto sobre a avaliação, como também sobre como a avaliação deveria funcionar para contribuir para as suas aprendizagens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-21T14:32:23Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41150 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto, J. (2022). O que os alunos sabem acerca da avaliação das aprendizagens. Revemop, 4, 1-23. 2596-0245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135396143038464 |