A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jean Adriano Barros da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Isabel Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69960
Resumo: O artigo proposto é fruto de uma investigação de pós-doutorado e está focado na discussão sobre a pedagogia africana na educação formal, visto que inúmeras são as possibilidades de trato com este tema, principalmente pelas características peculiares da formação étnica no Brasil. Assim, considerando as produções publicadas na linha currículo, cultura, identidade e africanidades, na Revista Acadêmica GUETO, a partir de uma metodologia centrada na pesquisa bibliográfica, propomos uma reflexão crítica, apresentando a discussão dos dados e resultados, considerando os aspectos mais relevantes relativos às contribuições do periódico no processo de formação humana para trato com a diversidade, na perspectiva de superação dos paradigmas pedagógicos unicamente centrados na referencia eurocêntrica. Neste sentido, foi possível identificar que são inúmeros os caminhos e benefícios para a educação formal em nosso país e que iniciativas que promovam a difusão deste tipo de conhecimento são fundamentais para trazer maior visibilidade, focando temas desta natureza, que historicamente foram negligenciados por preconceito.
id RCAP_8060cd91c71ef6ccee5bed28f8412b19
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica GuetoThe African pedagogy of popular cultures: the systematization of knowledge by the Gueto academic magazineLa pedagogía africana de las culturas populares: la sistematización de conocimiento por la revista académica GuetoPedagogia africanaEducaçãoDifusão do conhecimentoAfrican pedagogyEducationKnowledge diffusionPedagogía africanaEducaciónDifusión del conocimientoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO artigo proposto é fruto de uma investigação de pós-doutorado e está focado na discussão sobre a pedagogia africana na educação formal, visto que inúmeras são as possibilidades de trato com este tema, principalmente pelas características peculiares da formação étnica no Brasil. Assim, considerando as produções publicadas na linha currículo, cultura, identidade e africanidades, na Revista Acadêmica GUETO, a partir de uma metodologia centrada na pesquisa bibliográfica, propomos uma reflexão crítica, apresentando a discussão dos dados e resultados, considerando os aspectos mais relevantes relativos às contribuições do periódico no processo de formação humana para trato com a diversidade, na perspectiva de superação dos paradigmas pedagógicos unicamente centrados na referencia eurocêntrica. Neste sentido, foi possível identificar que são inúmeros os caminhos e benefícios para a educação formal em nosso país e que iniciativas que promovam a difusão deste tipo de conhecimento são fundamentais para trazer maior visibilidade, focando temas desta natureza, que historicamente foram negligenciados por preconceito.The proposed article is the result of a postdoctoral research and is focused on the discussion about African pedagogy in formal education, since there are innumerable possibilities for dealing with this theme, mainly due to the peculiar characteristics of Brazil ethnical constitution. Thus, considering the published productions, in the research area curriculum, culture, identity and africanities, in the Revista Acadêmica GUETO (GUETO Academic Journal), based on a methodology centered on bibliographical research, we propose a critical reflection, presenting data discussion and results, considering the most relevant aspects concerning the contributions of the journal in the process of human formation to deal with diversity, with a view to overcome pedagogic paradoxes solely centered on the Eurocentric reference. In this sense, it was possible to identify that there are innumerable paths and benefits for formal education in our country, and that initiatives that promote the diffusion of this type of knowledge are fundamental to bring greater visibility, focusing on themes of this nature that have historically been neglected by prejudice.El artículo propuesto es fruto de una investigación de post doctorado y está enfocada en la discusión sobre la pedagogía africana en la educación formal, ya que, inúmeras son las posibilidades de trato con este tema, principalmente por las características peculiares de la formación étnica en Brasil. En la Revista Académica GUETO, a partir de una metodología centrada en la investigación bibliográfica, proponemos una reflexión crítica, presentando la discusión de los datos y resultados, considerando los aspectos más relevantes, considerando las producciones publicadas, en la línea currículo, cultura, identidad y africanidades, en la Revista Académica GUETO, a partir de una metodología centrada en la investigación bibliográfica, proponemos una reflexión crítica, presentando la discusión de los datos y resultados, de las contribuciones del periódico en el proceso de formación humana para tratar con la diversidad, en la perspectiva de superación de los paradigmas pedagógicos únicamente centrados en la referencia eurocéntrica. En este sentido, fue posible identificar que son innumerables los caminos y beneficios para la educación formal en nuestro país, y que iniciativas que promuevan la difusión de este tipo de conocimiento son fundamentales para traer mayor visibilidad, enfocando temas de esta naturaleza, que históricamente fueron descuidados por prejuicio.Esta publicação é financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referênciaUniversidade Federal do Ceará (UFC)Universidade do MinhoSilva, Jean Adriano Barros daViana, Isabel Carvalho2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69960porSILVA, Jean Adriano Barros da; VIANA, Isabel Maria da Torre Carvalho. A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela Revista Acadêmica Gueto. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 26-35, jan./abr. 2020.0102-11172526-0847info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto
The African pedagogy of popular cultures: the systematization of knowledge by the Gueto academic magazine
La pedagogía africana de las culturas populares: la sistematización de conocimiento por la revista académica Gueto
title A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto
spellingShingle A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto
Silva, Jean Adriano Barros da
Pedagogia africana
Educação
Difusão do conhecimento
African pedagogy
Education
Knowledge diffusion
Pedagogía africana
Educación
Difusión del conocimiento
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto
title_full A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto
title_fullStr A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto
title_full_unstemmed A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto
title_sort A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto
author Silva, Jean Adriano Barros da
author_facet Silva, Jean Adriano Barros da
Viana, Isabel Carvalho
author_role author
author2 Viana, Isabel Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jean Adriano Barros da
Viana, Isabel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia africana
Educação
Difusão do conhecimento
African pedagogy
Education
Knowledge diffusion
Pedagogía africana
Educación
Difusión del conocimiento
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Pedagogia africana
Educação
Difusão do conhecimento
African pedagogy
Education
Knowledge diffusion
Pedagogía africana
Educación
Difusión del conocimiento
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O artigo proposto é fruto de uma investigação de pós-doutorado e está focado na discussão sobre a pedagogia africana na educação formal, visto que inúmeras são as possibilidades de trato com este tema, principalmente pelas características peculiares da formação étnica no Brasil. Assim, considerando as produções publicadas na linha currículo, cultura, identidade e africanidades, na Revista Acadêmica GUETO, a partir de uma metodologia centrada na pesquisa bibliográfica, propomos uma reflexão crítica, apresentando a discussão dos dados e resultados, considerando os aspectos mais relevantes relativos às contribuições do periódico no processo de formação humana para trato com a diversidade, na perspectiva de superação dos paradigmas pedagógicos unicamente centrados na referencia eurocêntrica. Neste sentido, foi possível identificar que são inúmeros os caminhos e benefícios para a educação formal em nosso país e que iniciativas que promovam a difusão deste tipo de conhecimento são fundamentais para trazer maior visibilidade, focando temas desta natureza, que historicamente foram negligenciados por preconceito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69960
url http://hdl.handle.net/1822/69960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Jean Adriano Barros da; VIANA, Isabel Maria da Torre Carvalho. A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela Revista Acadêmica Gueto. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 26-35, jan./abr. 2020.
0102-1117
2526-0847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303830003712000