A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jean Adriano Barros da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Isabel Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69960
Resumo: O artigo proposto é fruto de uma investigação de pós-doutorado e está focado na discussão sobre a pedagogia africana na educação formal, visto que inúmeras são as possibilidades de trato com este tema, principalmente pelas características peculiares da formação étnica no Brasil. Assim, considerando as produções publicadas na linha currículo, cultura, identidade e africanidades, na Revista Acadêmica GUETO, a partir de uma metodologia centrada na pesquisa bibliográfica, propomos uma reflexão crítica, apresentando a discussão dos dados e resultados, considerando os aspectos mais relevantes relativos às contribuições do periódico no processo de formação humana para trato com a diversidade, na perspectiva de superação dos paradigmas pedagógicos unicamente centrados na referencia eurocêntrica. Neste sentido, foi possível identificar que são inúmeros os caminhos e benefícios para a educação formal em nosso país e que iniciativas que promovam a difusão deste tipo de conhecimento são fundamentais para trazer maior visibilidade, focando temas desta natureza, que historicamente foram negligenciados por preconceito.