Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miguel Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8189
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
id RCAP_80670c38ad3c655a6ddc943dab6886af
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escolaMonitorização dos resultados escolaresMelhoria da escolaEficácia EscolarLiderança.School results monitoringSchool improvementSchool effectivenessLeadershipDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalO estudo centra-se na monitorização dos resultados de aprendizagem enquanto instrumento para a obtenção de informação pertinente para a tomada de decisão visando a melhoria da escola. Tem como objetivos:1) caraterizar o desempenho dos alunos nas Provas de Aferição Internas visando a identificação de áreas fortes e de áreas de melhoria; 2) caraterizar a perceção dos atores relativamente às aferições internas; 3) verificar se e como a monitorização dos resultados é incorporada na tomada de decisão conducente à melhoria do ensino e da aprendizagem. A revisão de literatura centra-se sobretudo nos movimentos de melhoria de escola e nos fatores que a promovem, com especial foco a monitorização de resultados e a liderança. Desenvolvido numa perspetiva de estudo de caso, o estudo foi suportado numa metodologia mista, pois recorre a processos de recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos, sequencialmente. O estudo foi desenvolvido numa escola particular da cidade de Lisboa, tomando como ponto de partida os resultados dos alunos nas áreas curriculares de Português e Matemática, em Provas de Aferição Internas do 1º ciclo de escolaridade básica entre 2011/12 e 2015/16. A análise dos resultados permitiu o reconhecimento de áreas fortes e a identificação de oportunidades de melhoria da instituição. Neste âmbito, procedeu-se também à análise de acordo com o género, a idade e, ainda, a evolução ao longo do tempo. Os intervenientes no estudo (professores e direção) consideram a monitorização efetuada como uma mais-valia para a sua instituição, reconhecendo uma melhoria da prática pedagógica dos professores, a contribuição para uma melhor organização do apoio escolar, o melhor planeamento curricular do 1º ciclo, a possibilidade de existência de formação contínua específica e o contributo para a melhoria dos resultados dos alunos.This study focuses on learning outcomes’ monitoring as an instrument to obtain relevant information to support decision making targeting school improvement. The objectives are: 1) characterize the students' performance in the Internal Assessment to identify strong areas and improvement areas; 2) characterize the actors’ perception regarding the internal assessments; 3) verify whether and how the results monitoring is incorporated in the decision making aiming teaching and learning improvement. Literature review focuses mainly on school improvement movements and its promoting factors, specially focusing on results monitoring and leadership. The study, developed in a case study perspective, was supported in a mixed methodology, using sequentially processes of collection and analysis of quantitative and qualitative data. The study was developed on a private school operating in the city of Lisbon and considers, as a starting point, the students’ (1st cycle of basic education) Internal Assessment Exams results in the curricular areas of Portuguese and Mathematics from 2011/12 to 2015/16. The analysis of the results revealed the strong areas and the identification of opportunities regarding the institution improvement. In this context, the analysis also focused gender, age and, also, evolution over time. The participants in the study (teachers and management) consider this monitoring as a source of added value for their institution, recognizing an improvement in teachers' pedagogical practice, contributing to a better organization of school support, better curricular planning in the first cycle, the existence of specific continuous training and the contribution to improve students’ exams results.Leite, TeresaRosa, JoãoRCIPLFerreira, Miguel Neves2018-03-02T12:31:31Z2017-12-212017-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8189TID:201851008por201851008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:59.715974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola
title Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola
spellingShingle Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola
Ferreira, Miguel Neves
Monitorização dos resultados escolares
Melhoria da escola
Eficácia Escolar
Liderança.
School results monitoring
School improvement
School effectiveness
Leadership
title_short Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola
title_full Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola
title_fullStr Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola
title_full_unstemmed Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola
title_sort Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola
author Ferreira, Miguel Neves
author_facet Ferreira, Miguel Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miguel Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Monitorização dos resultados escolares
Melhoria da escola
Eficácia Escolar
Liderança.
School results monitoring
School improvement
School effectiveness
Leadership
topic Monitorização dos resultados escolares
Melhoria da escola
Eficácia Escolar
Liderança.
School results monitoring
School improvement
School effectiveness
Leadership
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
2017-12-21T00:00:00Z
2018-03-02T12:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8189
TID:201851008
url http://hdl.handle.net/10400.21/8189
identifier_str_mv TID:201851008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201851008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133431575085056