O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Liliana Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6075
Resumo: Este relatório final de estágio, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois pontos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas ao longo da Práticas de Ensino Supervisionadas e uma investigação sobre: “O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico”. Na primeira parte foi apresentado, analisado e alvo de reflexão, o percurso formativo nas práticas, decorridas tanto no 1.º Ciclo do Ensino Básico como no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na nossa perspetiva este tipo de retrospetiva sobre a ação pedagógica tem um efeito muito positivo, já que enquanto professoras teremos de estar em constante aprendizagem e atualização para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. A segunda parte centra-se num questionamento pessoal, em que nos propusemos a pensar e investigar se património local é utilizado como ferramenta didática, e sendo-o, como é que o património local é utilizado como ferramenta didática, por parte dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com a colaboração de cinco professores, do 2.º Ciclo de Ensino Básico e também quatro turmas de alunos, do 2.º Ciclo de Ensino Básico. Optámos por questionar os alunos para que fosse estabelecida uma comparação entre a perceção dos alunos e as respostas dadas pelos professores nas entrevistas. Com os resultados obtidos concluiu-se que os professores utilizam o Património local como ferramenta didática, ainda que com pouca frequência, tendo uma utilização diversificada através de fotografias, visitas de estudo, vídeos ou visitas virtuais. O modo que privilegiam são as visitas de estudo, considerando esta estratégia, a mais eficaz. Justificam a pouca frequência da concretização destas, com a burocracia, a indisponibilidade dos colegas e a responsabilidade que envolve a realização das visitas de estudo.
id RCAP_8077b06ed1697958e82ad2d807b8a1e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino BásicoHistóriaPatrimónioEnsino da História2.º Ciclo do Ensino BásicoHistoryHeritageHistory Teaching2nd Cycle of Basic EducationEste relatório final de estágio, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois pontos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas ao longo da Práticas de Ensino Supervisionadas e uma investigação sobre: “O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico”. Na primeira parte foi apresentado, analisado e alvo de reflexão, o percurso formativo nas práticas, decorridas tanto no 1.º Ciclo do Ensino Básico como no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na nossa perspetiva este tipo de retrospetiva sobre a ação pedagógica tem um efeito muito positivo, já que enquanto professoras teremos de estar em constante aprendizagem e atualização para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. A segunda parte centra-se num questionamento pessoal, em que nos propusemos a pensar e investigar se património local é utilizado como ferramenta didática, e sendo-o, como é que o património local é utilizado como ferramenta didática, por parte dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com a colaboração de cinco professores, do 2.º Ciclo de Ensino Básico e também quatro turmas de alunos, do 2.º Ciclo de Ensino Básico. Optámos por questionar os alunos para que fosse estabelecida uma comparação entre a perceção dos alunos e as respostas dadas pelos professores nas entrevistas. Com os resultados obtidos concluiu-se que os professores utilizam o Património local como ferramenta didática, ainda que com pouca frequência, tendo uma utilização diversificada através de fotografias, visitas de estudo, vídeos ou visitas virtuais. O modo que privilegiam são as visitas de estudo, considerando esta estratégia, a mais eficaz. Justificam a pouca frequência da concretização destas, com a burocracia, a indisponibilidade dos colegas e a responsabilidade que envolve a realização das visitas de estudo.This final internship report aims to obtain the Master's degree and is subdivided into two fundamental points, being a critical reflection on the practices developed throughout the Supervised Teaching Practices and an investigation on: "The local Heritage as a didactic tool in teaching History in the 2nd Cycle of Basic Education". In the first part, the formative course in the practices, both in the 1st Cycle of Basic Education and in the Second Cycle of Basic Education, was presented, analyzed and targeted for reflection. In our perspective this type of retrospective on pedagogical action has a very positive effect, since as teachers we have to be constantly learning and updating for the improvement of the teaching-learning process. The second part focuses on a personal questioning, in which we set out to think and investigate whether local heritage is used as a didactic tool, and how it is, how the local heritage is used as a didactic tool, by teachers of History of the 2nd Cycle of Basic Education. This research was developed with the collaboration of five teachers, the 2nd Cycle of Basic Education and also four classes of students, of the 2nd Cycle of Basic Education. We chose to question the students so that a comparison was made between the students' perception and the answers given by the teachers in the interviews. With the results obtained it was concluded that the teachers use the local Heritage as a didactic tool, although infrequently, having a diversified use through photographs, study visits, videos or virtual visits. Study visits are the preferred way of thinking, considering this strategy the most effective. They justify the infrequency of their implementation, with bureaucracy, the unavailability of colleagues and the responsibility involved in undertaking study visits.Castilho, Liliana Andrade De MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPais, Liliana Patrícia dos Santos2019-12-18T17:19:50Z2019-05-022019-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6075TID:202347966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:21Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:03.900603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Pais, Liliana Patrícia dos Santos
História
Património
Ensino da História
2.º Ciclo do Ensino Básico
History
Heritage
History Teaching
2nd Cycle of Basic Education
title_short O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Pais, Liliana Patrícia dos Santos
author_facet Pais, Liliana Patrícia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Liliana Andrade De Matos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Liliana Patrícia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Património
Ensino da História
2.º Ciclo do Ensino Básico
History
Heritage
History Teaching
2nd Cycle of Basic Education
topic História
Património
Ensino da História
2.º Ciclo do Ensino Básico
History
Heritage
History Teaching
2nd Cycle of Basic Education
description Este relatório final de estágio, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois pontos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas ao longo da Práticas de Ensino Supervisionadas e uma investigação sobre: “O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico”. Na primeira parte foi apresentado, analisado e alvo de reflexão, o percurso formativo nas práticas, decorridas tanto no 1.º Ciclo do Ensino Básico como no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na nossa perspetiva este tipo de retrospetiva sobre a ação pedagógica tem um efeito muito positivo, já que enquanto professoras teremos de estar em constante aprendizagem e atualização para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. A segunda parte centra-se num questionamento pessoal, em que nos propusemos a pensar e investigar se património local é utilizado como ferramenta didática, e sendo-o, como é que o património local é utilizado como ferramenta didática, por parte dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com a colaboração de cinco professores, do 2.º Ciclo de Ensino Básico e também quatro turmas de alunos, do 2.º Ciclo de Ensino Básico. Optámos por questionar os alunos para que fosse estabelecida uma comparação entre a perceção dos alunos e as respostas dadas pelos professores nas entrevistas. Com os resultados obtidos concluiu-se que os professores utilizam o Património local como ferramenta didática, ainda que com pouca frequência, tendo uma utilização diversificada através de fotografias, visitas de estudo, vídeos ou visitas virtuais. O modo que privilegiam são as visitas de estudo, considerando esta estratégia, a mais eficaz. Justificam a pouca frequência da concretização destas, com a burocracia, a indisponibilidade dos colegas e a responsabilidade que envolve a realização das visitas de estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T17:19:50Z
2019-05-02
2019-05-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6075
TID:202347966
url http://hdl.handle.net/10400.19/6075
identifier_str_mv TID:202347966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910614880256