Ritmos da informação/comunicação de ciência dos centros de investigação em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/44218 |
Resumo: | A ciência envolve hoje um conjunto de procedimentos que não se esgotam no manuseamento de métodos e técnicas, materiais e enquadramentos teóricos. A preocupação de muitos cientistas reside na visibilidade científica do seu trabalho, pela valorização pessoal ou progressão na carreira, entre outros motivos. De braço dado com uma “novilíngua” muito própria (Martins, 2012), a ciência passou a estar na encruzilhada de rankings, visualizações, downloads, citações, bases de indexação de revistas, projetos e bolsas, ou da internacionalização. Na expectativa de contribuir para uma reflexão sobre a disseminação do trabalho científico, este texto tenta responder a dois desafios: 1) recuperar algum do debate conceptual sobre o que significa informar/comunicar sobre ciência (Wolton, 2009; Carvalho & Cabecinhas, 2004), propondo a complementaridade entre os dois conceitos, em que o primeiro trata a publicação de conteúdos científicos e o segundo sugere uma vertente relacional entre investigadores e públicos (não) especializados; 2) analisar a informação e as ações de comunicação de ciência de centros de investigação em Portugal. Pretende-se caracterizar o posicionamento destes centros em ambientes online (site, blogues, redes sociais, etc.), avaliando questões críticas como modos de atuação nestes contextos, conteúdos habitualmente publicados, ações de formação com grupos específicos, relação com os média, interação com repositórios institucionais. |
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Ritmos da informação/comunicação de ciência dos centros de investigação em PortugalScience information/communication patterns in research unities in PortugalComunicaçãoCiênciaCentros de investigaçãoFCTPortugalCommunicationScienceResearch centresCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA ciência envolve hoje um conjunto de procedimentos que não se esgotam no manuseamento de métodos e técnicas, materiais e enquadramentos teóricos. A preocupação de muitos cientistas reside na visibilidade científica do seu trabalho, pela valorização pessoal ou progressão na carreira, entre outros motivos. De braço dado com uma “novilíngua” muito própria (Martins, 2012), a ciência passou a estar na encruzilhada de rankings, visualizações, downloads, citações, bases de indexação de revistas, projetos e bolsas, ou da internacionalização. Na expectativa de contribuir para uma reflexão sobre a disseminação do trabalho científico, este texto tenta responder a dois desafios: 1) recuperar algum do debate conceptual sobre o que significa informar/comunicar sobre ciência (Wolton, 2009; Carvalho & Cabecinhas, 2004), propondo a complementaridade entre os dois conceitos, em que o primeiro trata a publicação de conteúdos científicos e o segundo sugere uma vertente relacional entre investigadores e públicos (não) especializados; 2) analisar a informação e as ações de comunicação de ciência de centros de investigação em Portugal. Pretende-se caracterizar o posicionamento destes centros em ambientes online (site, blogues, redes sociais, etc.), avaliando questões críticas como modos de atuação nestes contextos, conteúdos habitualmente publicados, ações de formação com grupos específicos, relação com os média, interação com repositórios institucionais.Handling with science nowadays is no longer limited to methods, techniques, materials and theoretical frameworks. Scientists seem to be pretty aware that their scientific outcomes must be available for the general public and entities, not only for personal motivations, but also to progress in professional terms. Hence, rankings, articles’ views and downloads, citations and indexations, grants and funded projects are brought into a “new shaped scientific language” (Martins, 2012). Following the premise to contribute for the debate about the visibility of science, this research seeks to answer two questions: 1) what is exactly “inform” and “communicate” about science, from a theoretical point of view? In this sense, it is proposed a new paradigm of “information science”, dealing only with content publication, and “communication science”, as an interactive strategy to enhance the proximity among researchers and the general public (Wolton, 2009; Carvalho & Cabecinhas, 2004); 2) observing these two concepts, what kind of content is published by research centres in Portugal, in websites and social media, in terms of scientific outputs and events, clipping from the media and interaction with institutional repositories.Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e DocumentaçãoUniversidade do MinhoRibeiro, Fábio Fonseca20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/44218por0007-9421http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1578/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:52.961929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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