Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79520 |
Resumo: | Projeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Relações Públicas e Publicidade) |
id |
RCAP_c4450e886f18206153d3598e7767aa28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultosStrategic communication plan for an adult vocational training and education centerCentro de formaçãoEducação de adultosEstratégia de comunicaçãoInvestigação-açãoProjeto de açãoVocational schoolAdult educationCommunication strategyCommunicationAction-researchAction projectCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoProjeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Relações Públicas e Publicidade)O projeto apresentado foi levado a cabo num centro de formação de adultos da cidade de Braga, a CuboForma, e propõe um plano estratégico de comunicação a ser desenvolvido e implementado na entidade. O foco principal do projeto está em melhorar a comunicação externa e interna da entidade tendo em vista o alcance dos seus objetivos organizacionais. Este trabalho partiu da seguinte questão: até que ponto será possível aumentar a notoriedade de uma entidade através de ações de comunicação focadas na comunicação digital e no seu público-alvo? Neste sentido, formulou-se a seguinte hipótese: a notoriedade da entidade aumenta quando é trabalhada a comunicação digital e são desenvolvidas ações para um público alvo específico e segmentado. Para responder à questão foram utilizados os instrumentos de recolha de dados seguintes: questionários a antigos clientes, possíveis clientes e clientes recentes e um grupo de foco com um público experimental. Com a conclusão do projeto, os seus resultados apontam para a confirmação da hipótese apresentada. Efetivamente, concluiu-se que a utilização de estratégias direcionadas para um público alvo específico e segmentado, assim como, o desenvolvimento das estratégias digitais da entidade, promoveram um aumento de notoriedade da CuboForma – Centro de Formação. No entanto, considera-se necessário que ações como as que foram propostas tenham uma constante atualização e implementação para que os resultados positivos se mantenham constantes.The following project was developed for a vocational training center of the city of Braga, CuboForma. It proposes a strategic communication plan to be developed and implemented by the vocational center. The focus of the project is to improve the entity’s external and internal communication in order to help it achieve its organizational objectives. This work project started from the following initial question: to what extent is it possible to increase the notoriety of an entity through communication actions focused on digital communication and on its target audience? A hypothesis was formulated: the entity’s notoriety increases when digital communication actions are implemented, and specific actions are created for the target audience. To answer the starting question, the following data collection instruments were used: surveys to former, potential, and recent clients, and a focus group with an experimental target audience. By the end of this project, we concluded that the hypothesis was confirmed. Indeed, it was concluded that the use of strategies aimed at a specific and segmented target audience, as well as the development of the brand’s digital strategies, promoted an increase in the notoriety of CuboForma – Centro de Formação. However, it is crucial that the actions that were proposed have a constant update and implementation so that they can lead to more positive results from now on.Carvalho, AnabelaUniversidade do MinhoTeixeira, Marta Alexandra Pereira2021-11-112021-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79520por203037430info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-04T01:17:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:37.775791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos Strategic communication plan for an adult vocational training and education center |
title |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos |
spellingShingle |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos Teixeira, Marta Alexandra Pereira Centro de formação Educação de adultos Estratégia de comunicação Investigação-ação Projeto de ação Vocational school Adult education Communication strategy Communication Action-research Action project Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos |
title_full |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos |
title_fullStr |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos |
title_full_unstemmed |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos |
title_sort |
Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos |
author |
Teixeira, Marta Alexandra Pereira |
author_facet |
Teixeira, Marta Alexandra Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Anabela Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Marta Alexandra Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de formação Educação de adultos Estratégia de comunicação Investigação-ação Projeto de ação Vocational school Adult education Communication strategy Communication Action-research Action project Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Centro de formação Educação de adultos Estratégia de comunicação Investigação-ação Projeto de ação Vocational school Adult education Communication strategy Communication Action-research Action project Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Projeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Relações Públicas e Publicidade) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11 2021-11-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/79520 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/79520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203037430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132868859920384 |