Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marta Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79520
Resumo: Projeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Relações Públicas e Publicidade)
id RCAP_c4450e886f18206153d3598e7767aa28
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultosStrategic communication plan for an adult vocational training and education centerCentro de formaçãoEducação de adultosEstratégia de comunicaçãoInvestigação-açãoProjeto de açãoVocational schoolAdult educationCommunication strategyCommunicationAction-researchAction projectCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoProjeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Relações Públicas e Publicidade)O projeto apresentado foi levado a cabo num centro de formação de adultos da cidade de Braga, a CuboForma, e propõe um plano estratégico de comunicação a ser desenvolvido e implementado na entidade. O foco principal do projeto está em melhorar a comunicação externa e interna da entidade tendo em vista o alcance dos seus objetivos organizacionais. Este trabalho partiu da seguinte questão: até que ponto será possível aumentar a notoriedade de uma entidade através de ações de comunicação focadas na comunicação digital e no seu público-alvo? Neste sentido, formulou-se a seguinte hipótese: a notoriedade da entidade aumenta quando é trabalhada a comunicação digital e são desenvolvidas ações para um público alvo específico e segmentado. Para responder à questão foram utilizados os instrumentos de recolha de dados seguintes: questionários a antigos clientes, possíveis clientes e clientes recentes e um grupo de foco com um público experimental. Com a conclusão do projeto, os seus resultados apontam para a confirmação da hipótese apresentada. Efetivamente, concluiu-se que a utilização de estratégias direcionadas para um público alvo específico e segmentado, assim como, o desenvolvimento das estratégias digitais da entidade, promoveram um aumento de notoriedade da CuboForma – Centro de Formação. No entanto, considera-se necessário que ações como as que foram propostas tenham uma constante atualização e implementação para que os resultados positivos se mantenham constantes.The following project was developed for a vocational training center of the city of Braga, CuboForma. It proposes a strategic communication plan to be developed and implemented by the vocational center. The focus of the project is to improve the entity’s external and internal communication in order to help it achieve its organizational objectives. This work project started from the following initial question: to what extent is it possible to increase the notoriety of an entity through communication actions focused on digital communication and on its target audience? A hypothesis was formulated: the entity’s notoriety increases when digital communication actions are implemented, and specific actions are created for the target audience. To answer the starting question, the following data collection instruments were used: surveys to former, potential, and recent clients, and a focus group with an experimental target audience. By the end of this project, we concluded that the hypothesis was confirmed. Indeed, it was concluded that the use of strategies aimed at a specific and segmented target audience, as well as the development of the brand’s digital strategies, promoted an increase in the notoriety of CuboForma – Centro de Formação. However, it is crucial that the actions that were proposed have a constant update and implementation so that they can lead to more positive results from now on.Carvalho, AnabelaUniversidade do MinhoTeixeira, Marta Alexandra Pereira2021-11-112021-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79520por203037430info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-04T01:17:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:37.775791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
Strategic communication plan for an adult vocational training and education center
title Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
spellingShingle Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
Teixeira, Marta Alexandra Pereira
Centro de formação
Educação de adultos
Estratégia de comunicação
Investigação-ação
Projeto de ação
Vocational school
Adult education
Communication strategy
Communication
Action-research
Action project
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
title_full Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
title_fullStr Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
title_full_unstemmed Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
title_sort Plano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultos
author Teixeira, Marta Alexandra Pereira
author_facet Teixeira, Marta Alexandra Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Anabela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marta Alexandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de formação
Educação de adultos
Estratégia de comunicação
Investigação-ação
Projeto de ação
Vocational school
Adult education
Communication strategy
Communication
Action-research
Action project
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Centro de formação
Educação de adultos
Estratégia de comunicação
Investigação-ação
Projeto de ação
Vocational school
Adult education
Communication strategy
Communication
Action-research
Action project
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Projeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Relações Públicas e Publicidade)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11
2021-11-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79520
url https://hdl.handle.net/1822/79520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203037430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132868859920384