Análise dos erros no teste de compreensão de instruções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutada, Sara Leite Braga
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25946
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
id RCAP_807a2e72bb7107415cbbfe5cecfe7209
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos erros no teste de compreensão de instruçõesTeste de Compreensão de InstruçõesAnálise dos errosToken TestLinguagem receptivaDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de CoimbraNa sequência dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC), pretendemos com este estudo, analisar os dados relativos ao Teste de Compreensão de Instruções (TCI), um teste elaborado para avaliar a linguagem receptiva. O objectivo do presente estudo centra-se na análise quantitativa e qualitativa dos erros cometidos pelas crianças neste teste, a fim de identificar padrões de erros, por um lado, bem como dificuldades específicas na compreensão de determinados conceitos linguísticos. A amostra é constituída por um total de 295 crianças, de três níveis etários (7, 8 e 9 anos), das quais 149 são do sexo masculino e 146 do sexo feminino. Os resultados demonstram que, de uma forma geral, os sujeitos com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos cometem um número reduzido de erros neste teste. Estes reportam-se a alguns locativos, a números ordinais, a conceitos de exclusão e inversão temporal, e a conjugações, e são objecto de uma análise psicolinguística.Following the investigations that have been developed with the Coimbra s Neuropsychological Assessment Battery (BANC), with this study we intend to analyse the data from the Instruction Comprehension Test (TCI), a test designed to evaluate the receptive language. Our main purpose is based in the quantitative and qualitative analysis of the errors made by children in this test, in order to identify error patterns, on one hand, as well as to identify specific difficulties in the comprehension of certain linguistic concepts. We used a sample of 295 children divided in three levels of age (7, 8, and 9 years old) being 149 male, and 146 female. Generally, results showed that subjects within 7 and 9 years old make a small number of errors in this test. The errors found were related to some spatial prepositions, ordinal numbers, exclusion and temporal inversion concepts, and conjunctions, and are object of a psycholinguistic analysis.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25946http://hdl.handle.net/10316/25946porCoutada, Sara Leite Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:33.091255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos erros no teste de compreensão de instruções
title Análise dos erros no teste de compreensão de instruções
spellingShingle Análise dos erros no teste de compreensão de instruções
Coutada, Sara Leite Braga
Teste de Compreensão de Instruções
Análise dos erros
Token Test
Linguagem receptiva
title_short Análise dos erros no teste de compreensão de instruções
title_full Análise dos erros no teste de compreensão de instruções
title_fullStr Análise dos erros no teste de compreensão de instruções
title_full_unstemmed Análise dos erros no teste de compreensão de instruções
title_sort Análise dos erros no teste de compreensão de instruções
author Coutada, Sara Leite Braga
author_facet Coutada, Sara Leite Braga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutada, Sara Leite Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Teste de Compreensão de Instruções
Análise dos erros
Token Test
Linguagem receptiva
topic Teste de Compreensão de Instruções
Análise dos erros
Token Test
Linguagem receptiva
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25946
http://hdl.handle.net/10316/25946
url http://hdl.handle.net/10316/25946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133775428321280