Remuneração dos gestores hospitalares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Frutuoso Tomé dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1365
Resumo: As organizações públicas, por forma a serem capazes de atingir os seus objetivos, de uma maneira geral e abrangente, consiste na prestação de serviços eficientes e eficazes à sociedade. Na procura deste objetivo, a remuneração dos seus gestores, é uma das estratégias que se encontra na galeria dos assuntos delicados a nível estratégico, e uma temática sensível de ser abordada e estudada. A remuneração é composta essencialmente por duas componentes, a componente fixa e a componente variável, componentes estas que estão presentes na remuneração dos gestores, sejam eles de organizações públicas ou privadas. Testam-se empiricamente, através do MRLM, as relações das remunerações na sua vertente fixa e variável dos diferentes elementos dos CA dos hospitais, no período de 2009 a 2013. As conclusões sugerem que neste período de crise económico financeira, vivida pelo país, a remuneração variável teve um acréscimo, sendo mesmo usada como contrapartida para combater a diminuição da remuneração fixa imposta pela lei.
id RCAP_80888058596ec3d5b28a37ebe6c58ecb
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Remuneração dos gestores hospitalares.Remuneração variávelRemuneração fixaConselho de AdministraçãoVariable salaryFixed remunerationAdministrative CouncilAs organizações públicas, por forma a serem capazes de atingir os seus objetivos, de uma maneira geral e abrangente, consiste na prestação de serviços eficientes e eficazes à sociedade. Na procura deste objetivo, a remuneração dos seus gestores, é uma das estratégias que se encontra na galeria dos assuntos delicados a nível estratégico, e uma temática sensível de ser abordada e estudada. A remuneração é composta essencialmente por duas componentes, a componente fixa e a componente variável, componentes estas que estão presentes na remuneração dos gestores, sejam eles de organizações públicas ou privadas. Testam-se empiricamente, através do MRLM, as relações das remunerações na sua vertente fixa e variável dos diferentes elementos dos CA dos hospitais, no período de 2009 a 2013. As conclusões sugerem que neste período de crise económico financeira, vivida pelo país, a remuneração variável teve um acréscimo, sendo mesmo usada como contrapartida para combater a diminuição da remuneração fixa imposta pela lei.Public organizations, in order to be able to achieve its goals, which a general and comprehensive way is the provision of efficient and effective services to the company, the remuneration of its managers, is one strategy that is in the gallery of subjects delicate at the strategic level, and a sensitive issue to be addressed and studied. Remuneration is essentially composed of two components, a fixed component and a variable component, these components are present in the remuneration of managers whether they are public or private organizations. It is empirically testing, through MRLM, relations of wages in its fixed and variable component of the CA of the different elements of the hospitals in the period from 2009 to 2013. The findings suggest that in this period of financial economic crisis experienced by the country, variable remuneration had increased, and even used as a counterpart to combat the decline in fixed compensation imposed by law.Universidade Portucalense2015-12-15T10:35:01Z2015-09-01T00:00:00Z2015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1365TID:201169592porCota: TMF 94Resende, Frutuoso Tomé dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Remuneração dos gestores hospitalares.
title Remuneração dos gestores hospitalares.
spellingShingle Remuneração dos gestores hospitalares.
Resende, Frutuoso Tomé dos Santos
Remuneração variável
Remuneração fixa
Conselho de Administração
Variable salary
Fixed remuneration
Administrative Council
title_short Remuneração dos gestores hospitalares.
title_full Remuneração dos gestores hospitalares.
title_fullStr Remuneração dos gestores hospitalares.
title_full_unstemmed Remuneração dos gestores hospitalares.
title_sort Remuneração dos gestores hospitalares.
author Resende, Frutuoso Tomé dos Santos
author_facet Resende, Frutuoso Tomé dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Frutuoso Tomé dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Remuneração variável
Remuneração fixa
Conselho de Administração
Variable salary
Fixed remuneration
Administrative Council
topic Remuneração variável
Remuneração fixa
Conselho de Administração
Variable salary
Fixed remuneration
Administrative Council
description As organizações públicas, por forma a serem capazes de atingir os seus objetivos, de uma maneira geral e abrangente, consiste na prestação de serviços eficientes e eficazes à sociedade. Na procura deste objetivo, a remuneração dos seus gestores, é uma das estratégias que se encontra na galeria dos assuntos delicados a nível estratégico, e uma temática sensível de ser abordada e estudada. A remuneração é composta essencialmente por duas componentes, a componente fixa e a componente variável, componentes estas que estão presentes na remuneração dos gestores, sejam eles de organizações públicas ou privadas. Testam-se empiricamente, através do MRLM, as relações das remunerações na sua vertente fixa e variável dos diferentes elementos dos CA dos hospitais, no período de 2009 a 2013. As conclusões sugerem que neste período de crise económico financeira, vivida pelo país, a remuneração variável teve um acréscimo, sendo mesmo usada como contrapartida para combater a diminuição da remuneração fixa imposta pela lei.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15T10:35:01Z
2015-09-01T00:00:00Z
2015-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1365
TID:201169592
url http://hdl.handle.net/11328/1365
identifier_str_mv TID:201169592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMF 94
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302549412446208