A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Alexandra Correia Ramos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, João
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9261
Resumo: O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. Aponta para a lecionação, no ano letivo 2017/2018, da disciplina de técnica de dança contemporânea e repertório de dança contemporânea, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Este relatório tem como objeto de estudo estudantes do 5º ano do Curso Básico de Dança (9º ano do ensino regular), cujas idades estão compreendidas entre os 14-15 anos. A área de intervenção pedagógica em que se insere este estudo decorre na disciplina de técnica de dança contemporânea, apoiando-se nos conteúdos de movimento de Graham (Contraction/Release) e Humphrey/Limón (Fall/Recovery). Pretende-se com esta investigação exponenciar a execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir dos conteúdos de movimento das técnicas acima referidas. Utilizou-se a imagética como estratégia pedagógica para o desenvolvimento e melhoria destes conteúdos, promovendo assim, uma maior consciência dos estudantes na aprendizagem das suas competências técnicas e artísticas. Parte-se de uma revisão bibliográfica sobre a implementação da estratégia pedagógica (imagética) em estúdio. Não obstante, foi necessário pesquisar também outras temáticas, tais como: a fase de desenvolvimento dos estudantes desta faixa etária e da sua fase da adolescência, um breve enquadramento histórico sobre a origem e conteúdos das técnicas escolhidas para a lecionação e posteriormente a explicação do conceito da imagética enquanto estratégia pedagógica na aula de técnica de dança. A metodologia aplicada foi investigação-ação, recorrendo-se a diários de bordo com tabelas de observação e vídeo como instrumentos de recolha de dados. Após o período de trabalho de campo no estágio, apresentam-se os resultados adquiridos e as consecutivas reflexões e conclusões do mesmo.
id RCAP_808df1e0fd06f5bca8fd3248e8c12acd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de CoimbraTécnica de dança GrahamTécnica de dança LimónTécnica de dança contemporâneaImagética e adolescênciaGraham dance techniqueLimón dance techniqueDance techniqueImagery and adolescenceO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. Aponta para a lecionação, no ano letivo 2017/2018, da disciplina de técnica de dança contemporânea e repertório de dança contemporânea, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Este relatório tem como objeto de estudo estudantes do 5º ano do Curso Básico de Dança (9º ano do ensino regular), cujas idades estão compreendidas entre os 14-15 anos. A área de intervenção pedagógica em que se insere este estudo decorre na disciplina de técnica de dança contemporânea, apoiando-se nos conteúdos de movimento de Graham (Contraction/Release) e Humphrey/Limón (Fall/Recovery). Pretende-se com esta investigação exponenciar a execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir dos conteúdos de movimento das técnicas acima referidas. Utilizou-se a imagética como estratégia pedagógica para o desenvolvimento e melhoria destes conteúdos, promovendo assim, uma maior consciência dos estudantes na aprendizagem das suas competências técnicas e artísticas. Parte-se de uma revisão bibliográfica sobre a implementação da estratégia pedagógica (imagética) em estúdio. Não obstante, foi necessário pesquisar também outras temáticas, tais como: a fase de desenvolvimento dos estudantes desta faixa etária e da sua fase da adolescência, um breve enquadramento histórico sobre a origem e conteúdos das técnicas escolhidas para a lecionação e posteriormente a explicação do conceito da imagética enquanto estratégia pedagógica na aula de técnica de dança. A metodologia aplicada foi investigação-ação, recorrendo-se a diários de bordo com tabelas de observação e vídeo como instrumentos de recolha de dados. Após o período de trabalho de campo no estágio, apresentam-se os resultados adquiridos e as consecutivas reflexões e conclusões do mesmo.ABSTRACT - This internship report is part of the Master's Degree in Dance Teaching at the Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa. This internship report was thought to be applyed in the year 2017/2018 in the discipline of Contemporary Dance Technique and Repertory of Contemporary Dance at Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. The internship report is designated for students of the 5th year of articulated education/9th year of regular education with students in ages between 14-15 years old – Portugal. The pedagogical intervention area in which this study is based on is contemporary dance technique, namely the Graham's movement contents (Contraction/Release) and Humphrey/Limón (Fall/Recovery). This research intends to promote the technical and artistic execution of the students through the development and improvement of the movement contents of dance in class by compiling the movement contents of the mentioned techniques above. Imagery will be used as a pedagogical strategy for the development and improvement of these contents, thus promoting a greater awareness of students in learning their technical and artistic skills. It is based on a bibliographical review on the strategy of the implementation of the imagery tool during a technical class of contemporary. Nonetheless, it is also necessary to research some themes such as, the development phase of the students of this age group and their adolescence period, a brief historical background on the origin and movement contents of the techniques chosen for teaching and the explanation of the concept from the imagery as a pedagogical strategy. The methodology applied is based on research-action method, using the data collection instruments such as logbooks with observation tables and video. After the fieldwork period, there is the required results and the consecutive reflections and conclusions.Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da DançaRCIPLCosta, Inês Alexandra Correia RamosFernandes, João2019-01-04T16:56:45Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9261TID:202104273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:52.139928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
spellingShingle A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
Costa, Inês Alexandra Correia Ramos
Técnica de dança Graham
Técnica de dança Limón
Técnica de dança contemporânea
Imagética e adolescência
Graham dance technique
Limón dance technique
Dance technique
Imagery and adolescence
title_short A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title_full A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title_fullStr A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title_full_unstemmed A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title_sort A imagética como estratégia pedagógica nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
author Costa, Inês Alexandra Correia Ramos
author_facet Costa, Inês Alexandra Correia Ramos
Fernandes, João
author_role author
author2 Fernandes, João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Inês Alexandra Correia Ramos
Fernandes, João
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança Graham
Técnica de dança Limón
Técnica de dança contemporânea
Imagética e adolescência
Graham dance technique
Limón dance technique
Dance technique
Imagery and adolescence
topic Técnica de dança Graham
Técnica de dança Limón
Técnica de dança contemporânea
Imagética e adolescência
Graham dance technique
Limón dance technique
Dance technique
Imagery and adolescence
description O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. Aponta para a lecionação, no ano letivo 2017/2018, da disciplina de técnica de dança contemporânea e repertório de dança contemporânea, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Este relatório tem como objeto de estudo estudantes do 5º ano do Curso Básico de Dança (9º ano do ensino regular), cujas idades estão compreendidas entre os 14-15 anos. A área de intervenção pedagógica em que se insere este estudo decorre na disciplina de técnica de dança contemporânea, apoiando-se nos conteúdos de movimento de Graham (Contraction/Release) e Humphrey/Limón (Fall/Recovery). Pretende-se com esta investigação exponenciar a execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir dos conteúdos de movimento das técnicas acima referidas. Utilizou-se a imagética como estratégia pedagógica para o desenvolvimento e melhoria destes conteúdos, promovendo assim, uma maior consciência dos estudantes na aprendizagem das suas competências técnicas e artísticas. Parte-se de uma revisão bibliográfica sobre a implementação da estratégia pedagógica (imagética) em estúdio. Não obstante, foi necessário pesquisar também outras temáticas, tais como: a fase de desenvolvimento dos estudantes desta faixa etária e da sua fase da adolescência, um breve enquadramento histórico sobre a origem e conteúdos das técnicas escolhidas para a lecionação e posteriormente a explicação do conceito da imagética enquanto estratégia pedagógica na aula de técnica de dança. A metodologia aplicada foi investigação-ação, recorrendo-se a diários de bordo com tabelas de observação e vídeo como instrumentos de recolha de dados. Após o período de trabalho de campo no estágio, apresentam-se os resultados adquiridos e as consecutivas reflexões e conclusões do mesmo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2018-12-13T00:00:00Z
2019-01-04T16:56:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9261
TID:202104273
url http://hdl.handle.net/10400.21/9261
identifier_str_mv TID:202104273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133441902510080