Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4714
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_95c871681ed7099896c82661adc72a0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório NacionalTécnica de dança clássicaAprendizagemMotivaçãoAdolescênciaComunicação e memóriaImagética aplicada à dançaClassical dance techniqueLearningMotivationAdolescenceCommunication and memoryDance imageryRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP), que se insere no Mestrado em Ensino de Dança (MED- 2ªedição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), que decorreu ao longo do ano letivo 2013/2014 na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). A amostra com a qual contámos para o desenvolvimento do presente estudo foram as turmas femininas de 7º e 8º Ano de dança, correspondentes ao 11º e 12º ano de formação geral. Tratou-se de um estudo exploratório, que pretendeu observar, compreender, aplicar e avaliar a utilização da imagética enquanto estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico dos alunos. O trabalho desenvolveu-se em várias fases, e contou com o levantamento bibliográfico da temática abordada, o enquadramento teórico, a observação de aulas e estruturação do trabalho, a aplicação prática do mesmo e a análise dos dados recolhidos ao longo do Estágio. Após recolha e análise dos dados, grelhas de observação, notas de campo, questionários e entrevistas, concluímos que a imagética (estratégia já aplicada de forma regular pela professora Irina Zavialova, professora titular da disciplina), é um recurso a que os alunos respondem de forma positiva, contribuindo para melhorar o seu desempenho técnico e artístico. No que se refere à acção proposta para este estágio, no nosso ponto de vista, contribuiu de forma positiva na promoção do processo de aprendizagem dos conteúdos programáticos estipulados, e promoveu uma melhoria do desempenho técnico e artístico nas turmas onde se desenvolveu o Estágio.ABSTRACT - This report was prepared under the Professional Stage (EP), which falls within the Master´s Degree in Dance Education ( 2nd edition) of the Higher School of Dance of the Polytechnic Institute of Lisbon, which ran along the 2013/2014 academic year at the National Conservatory of Dance in Classical Dance Technique. The sample with which we relied for the developments of this study were female classes 7th and 8th Year of dance, corresponding to 11st and 12nd years of general education. This was an exploratory study, which aimed to observe, understand and apply Imagery as a promoting teaching strategy to improve the technical and artistic performance of the students. The work was developed in several phases, and featured the bibliographic and survey of the theme, observing lessons and structuring the work to be applied, practical implementation, and analysis of data collected throughout the stage. After collecting and analyzing the data, grids of observation, field notes, questionnaires and interviews, we conclude that imagery, despite being a strategy applied regularly by Irina Zavialova, full professor of course, still raises some questions from the students on their application autonomously. With regard to the proposed action for this stage, in our point of view, contributed positively to the promotion of the learning of the syllabus prescribed, and promoted an improvement of the technical and artistic performance in classes.RCIPLAbreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo de2015-08-04T11:06:10Z2014-11-102014-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4714TID:201000229porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:47:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:06.875131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
spellingShingle Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo de
Técnica de dança clássica
Aprendizagem
Motivação
Adolescência
Comunicação e memória
Imagética aplicada à dança
Classical dance technique
Learning
Motivation
Adolescence
Communication and memory
Dance imagery
title_short Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_full Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_fullStr Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_full_unstemmed Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
title_sort Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
author Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo de
author_facet Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo de
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança clássica
Aprendizagem
Motivação
Adolescência
Comunicação e memória
Imagética aplicada à dança
Classical dance technique
Learning
Motivation
Adolescence
Communication and memory
Dance imagery
topic Técnica de dança clássica
Aprendizagem
Motivação
Adolescência
Comunicação e memória
Imagética aplicada à dança
Classical dance technique
Learning
Motivation
Adolescence
Communication and memory
Dance imagery
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
2014-11-10T00:00:00Z
2015-08-04T11:06:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4714
TID:201000229
url http://hdl.handle.net/10400.21/4714
identifier_str_mv TID:201000229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133398526066688