Medos profissionais dos professores em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luísa Cristina Valério da Silva
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34894
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação Pedagógica), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2003
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spelling Medos profissionais dos professores em contexto escolarAnsiedadePercepção de siAtitudesDesenvolvimento profissional - ProfessoresTeses de mestrado - 2003Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação Pedagógica), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2003O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações dos professores acerca dos seus medos profissionais em contexto escolar. A amostra foi constituída por 208 professores dos 2° e 3° ciclos e do ensino secundário, de ambos os sexos, de várias zonas do país e com tempo de serviço diversificado. A revisão bibliográfica efectuada indicou que o número de investigações realizadas sobre os medos dos professores em contexto escolar, quer em Portugal quer no estrangeiro, é escasso. A falta de instrumentos de avaliação adequados aos objectivos do presente estudo conduziu à elaboração da Escala de Avaliação de Medos Profissionais dos Professores (EAMPP). A EAf\/IPP apresentou sete dimensões dos medos profissionais; medos associados à indisciplina e gestão dos alunos nas aulas, medos associados à não satisfação da necessidade de reconhecimento enquanto professor, medos associados à gestão da profissão pela tutela, medos associados à falta de competências de ensino, medos derivados de obstáculos à realização profissional, medos associados à aceitação de desafios na escola e medos associados a uma avaliação negativa de si próprio vinda dos outros em contexto escolar. Foi, também, aplicada a Escala de Autoconceito (Garcia e Musitu, 1999). O questionário global incluiu ainda pedidos de infomiação acerca das seguintes variáveis independentes: (1) pessoais (sexo e idade); (2) escolares (tempo de serviço, satisfação na profissão, relacionamento com os órgãos de gestão da escola, escalão, distância da escola à residência, cargos pedagógicos, profissionalização, nível de ensino, gmpo disciplinar, opção de curso escolhido e habilitações literárias); e mais de tipo (3) social (estado civil). A escala constmída revelou possuir boas qualidades psicométricas (fidelidade, validade interna e externa), quer no seu todo, quer nos sub-factores, explicando 61.67% da variância total. As questões do estudo foram: (Q1) Qual o grau de concordância dos professores com a existência dos seus medos profissionais em contexto escolar? (Q2) Será que existem diferenças estatisticamente significativas entre as médias obtidas nas dimensões da EAMPP e cada uma das variáveis pessoais, escolares e sociais? (Q3) Como se correlacionaram os resultados entre cada uma das dimensões da EAMPP e com cada uma das seguintes variáveis: dimensões do autoconceito, envolvimento na promoção cognitiva e afectiva dos alunos, e falta de competências para lidar com a indisciplina, na amostra total e por tempo de serviço. Os resultados salientaram que os três maiores medos dos professores em contexto escolar foram: (1º) medo que o salário não lhes permita satisfazer as necessidades pessoais e familiares; (2º) medo de não serem capazes de lidar com a desmotivação escolar dos jovens e (3º) medo de terem alunos violentos. Os medos profissionais dos professores apresentaram-se, em geral, maiores nos sujeitos do sexo feminino, nos mais novos, nos que apresentavanri menos tempo de serviço, nos menos satisfeitos com a profissão, nos que apresentaram um grau menor de relacionamento com os órgãos de gestão da escola, nos pertencentes a um escalão mais baixo (menor do que o quinto), nos que viviam mais longe da escola, nos que não tinham cargos, nos não profissionalizados, nos que leccionavam unicamente o 3º ciclo e ainda nos sujeitos não casados. A análise dos resultados permitiu, também, observar que quanto maiores se mostraram os medos dos professores, maior a sua falta de competências para lidar com a indisciplina, menor o seu envolvimento na promoção cognitiva e afectiva dos alunos, e menor o seu autoconceito (laboral, emocional, social e total). A interpretação dos resultados procurou seguir as conceptualizações teóricas revistas que, pela sua escassez, tomaram difícil esta mesma tarefa. O estudo inclui ainda sugestões de investigação futura, visto os contributos obtidos conterem informações relevantes à docência, a tomadas de decisão e às próprias práficas profissionais dos professores.Veiga, Feliciano Henriques, 1952-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Luísa Cristina Valério da Silva2018-09-27T16:06:35Z200320032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:30.640839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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