Controvérsias sociocientíficas em museus de ciências : uma forma de promover a literacia científica e a cidadania global
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54723 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
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Controvérsias sociocientíficas em museus de ciências : uma forma de promover a literacia científica e a cidadania globalCiências - Estudo e ensinoCidadaniaMuseus de ciênciaLiteracia científicaTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este estudo qualitativo foi realizado para perceber de que modo as controvérsias sociocientíficas são utilizadas por museus de ciências para promover a literacia científica e a educação para a cidadania global. O estudo contemplou as exposições permanentes de dez (10) museus de ciência em Portugal com temas transversais à geologia. A investigação de terreno foi conduzida por um visitante-observador-privilegiado, sendo o autor geólogo. O estudo também contou com um questionário de perguntas abertas aplicado a informantes privilegiados que concebem exposições com cunho científico. Um total de 23 módulos são descritos e discutidos de acordo com a área de conhecimento em geologia: (1) Água e Recursos Hídricos, (2) Recursos Energéticos, (3) Recursos Minerais, Mineração e Mineralogia, (4) Evolução da Terra, e (5) Geologia Ambiental. A leitura de cada área de conhecimento deve ser feita com o vislumbre de cinco exposições temáticas, numa abordagem construtiva, com base na discussão das controvérsias sociocientíficas e com vistas à promoção da literacia científica da cidadania global. Na discussão dos módulos revelam-se alguns aspectos geológicos pertinentes para promoção da literacia em geologia, bem como algumas controvérsias sociocientíficas que poderiam estar associadas e sugestões de módulos complementares que poderiam ser utilizados para promover a cidadania global. O principal contributo deste trabalho é demonstrar como as controvérsias sociocientíficas podem ser utilizadas em exposições de museus de ciência para promover a literacia científica e a educação para a cidadania global, materializado sob uma proposta de exposição interativa chamada “O Legado Petrolífero”, onde o display utiliza diversas controvérsias sociocientíficas e módulos interativos para estimular a aprendizagem minds-on, hands-on e heart-on com base nos valores e atitudes voltadas para a cidadania global.This qualitative study was carried out to understand how socio-scientific controversies are used by science museums to promote scientific literacy and global citizenship education. The study involved the investigation of ten (10) science museums in Portugal which have themes related to geology. The field investigation was conducted by a privileged-visitorobserver, as the author is a geologist. The investigation also comprises an open-ended questionnaire applied to privileged informants who conceive scientific exhibitions. A total of 23 displays of exhibitions are described and discussed in detail, grouped in five themes according to the area of knowledge in geology: (1) Water and Hydric Resources, (2) Energetic Resources, (3) Mineral Resources, Mining and Mineralogy, and (5) Environmental Geology. Each theme should be read having in mind five thematic exhibitions, in a constructive approach, based on the discussion of socio-scientific controversies and engaged to promote scientific literacy and global citizenship. Within the discussion some geological aspects that are relevant for scientific literacy in geology are pointed out, as well as some socio-scientific controversies that could be associated and suggestions that could be used to promote global citizenship. The main contribution of this work is to demonstrate how socio-scientific controversies can be used in exhibitions of science museums to promote scientific literacy and global citizenship education, materialized as a proposal of an interactive exhibition named "The Petroleum Legacy", where the display uses socio-scientific controversies and interactive activities to stimulate minds-on, hands-on and heart-on learning based on values and attitudes of a global citizen.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaMendonça, Fábio de Carvalho de2022-10-07T15:31:53Z20202019-09-152020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54723TID:202668606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:29.622608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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