Laboratório de música: cantar para aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14194 |
Resumo: | No âmbito da preparação de um projeto de investigação inserido na Unidade Curricular de Pedagogia da Música do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação – IPB, percebemos que preparar canções para crianças pequenas compreendia diferentes etapas de aprendizagens e que as mesmas podiam contribuir para distintas aptidões motoras, linguísticas e musicais. A literatura reforça que aprender música através de canções potencia o desenvolvimento e aprendizagem, quer da língua materna, quer dos sinais referentes à música, ou mesmo da memória e outras aptidões cognitivas e sensoriais. Deste modo, propomos apresentar um estudo de caso, com a aplicação de uma canção destinada a crianças e exemplificar as etapas da sua aprendizagem, enquanto processos para reforçar a língua materna, a géstica, o fraseado e a coordenação motora para comunicar musicalmente. Os resultados do estudo permitiram concluir que as crianças perceberam frases musicais, criaram referências linguísticas e motoras. |
id |
RCAP_80934ff6cc11e22ea9637a6d5c875c54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14194 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Laboratório de música: cantar para aprenderMusic Laboratory: sing to learnMúsicaEducaçãoProjetoCançãoCantarNo âmbito da preparação de um projeto de investigação inserido na Unidade Curricular de Pedagogia da Música do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação – IPB, percebemos que preparar canções para crianças pequenas compreendia diferentes etapas de aprendizagens e que as mesmas podiam contribuir para distintas aptidões motoras, linguísticas e musicais. A literatura reforça que aprender música através de canções potencia o desenvolvimento e aprendizagem, quer da língua materna, quer dos sinais referentes à música, ou mesmo da memória e outras aptidões cognitivas e sensoriais. Deste modo, propomos apresentar um estudo de caso, com a aplicação de uma canção destinada a crianças e exemplificar as etapas da sua aprendizagem, enquanto processos para reforçar a língua materna, a géstica, o fraseado e a coordenação motora para comunicar musicalmente. Os resultados do estudo permitiram concluir que as crianças perceberam frases musicais, criaram referências linguísticas e motoras.In the preparation of a research project included in the course of Music Pedagogy of the Master in Teaching Music in Basic Education, at the School of Education – IPB, we realized that preparing songs for young children comprise different stages of learning and the same could contribute to different motor, language and musical skills. Literature reinforces that learning music through songs encourages the development and learning of both the mother tongue, the signals for the song, or even memory and other cognitive and sensory skills. Thus, we propose a case study through the application of a song to children by illustrating the stages of their learning as processes to strengthen the mother tongue, the gestures, phrasing and coordination to communicate musically. The results show that the children understood musical phrases, created language and motor references.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBCaetano, Pedro Duarte Fonseca da SilvaCosta, IvanSequeiro, SamuelPinto, Patrícia Daniela MoreiraCastro, Maria Isabel Ribeiro de2017-04-04T15:20:07Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14194porCaetano, Pedro; Costa, Ivan ; Sequeira, Samuel; Pinto, Patrícia; Castro, Maria Isabel Ribeiro de (2017). Laboratório de música: cantar para aprender = Music Laboratory: sing to learn. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN: 2182-6277. 4:1, p. 13-262182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:05.804616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório de música: cantar para aprender Music Laboratory: sing to learn |
title |
Laboratório de música: cantar para aprender |
spellingShingle |
Laboratório de música: cantar para aprender Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva Música Educação Projeto Canção Cantar |
title_short |
Laboratório de música: cantar para aprender |
title_full |
Laboratório de música: cantar para aprender |
title_fullStr |
Laboratório de música: cantar para aprender |
title_full_unstemmed |
Laboratório de música: cantar para aprender |
title_sort |
Laboratório de música: cantar para aprender |
author |
Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva |
author_facet |
Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva Costa, Ivan Sequeiro, Samuel Pinto, Patrícia Daniela Moreira Castro, Maria Isabel Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ivan Sequeiro, Samuel Pinto, Patrícia Daniela Moreira Castro, Maria Isabel Ribeiro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva Costa, Ivan Sequeiro, Samuel Pinto, Patrícia Daniela Moreira Castro, Maria Isabel Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Educação Projeto Canção Cantar |
topic |
Música Educação Projeto Canção Cantar |
description |
No âmbito da preparação de um projeto de investigação inserido na Unidade Curricular de Pedagogia da Música do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação – IPB, percebemos que preparar canções para crianças pequenas compreendia diferentes etapas de aprendizagens e que as mesmas podiam contribuir para distintas aptidões motoras, linguísticas e musicais. A literatura reforça que aprender música através de canções potencia o desenvolvimento e aprendizagem, quer da língua materna, quer dos sinais referentes à música, ou mesmo da memória e outras aptidões cognitivas e sensoriais. Deste modo, propomos apresentar um estudo de caso, com a aplicação de uma canção destinada a crianças e exemplificar as etapas da sua aprendizagem, enquanto processos para reforçar a língua materna, a géstica, o fraseado e a coordenação motora para comunicar musicalmente. Os resultados do estudo permitiram concluir que as crianças perceberam frases musicais, criaram referências linguísticas e motoras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-04T15:20:07Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14194 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caetano, Pedro; Costa, Ivan ; Sequeira, Samuel; Pinto, Patrícia; Castro, Maria Isabel Ribeiro de (2017). Laboratório de música: cantar para aprender = Music Laboratory: sing to learn. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN: 2182-6277. 4:1, p. 13-26 2182-6277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135287140417536 |