Laboratório de música: cantar para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Ivan, Sequeiro, Samuel, Pinto, Patrícia Daniela Moreira, Castro, Maria Isabel Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14194
Resumo: No âmbito da preparação de um projeto de investigação inserido na Unidade Curricular de Pedagogia da Música do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação – IPB, percebemos que preparar canções para crianças pequenas compreendia diferentes etapas de aprendizagens e que as mesmas podiam contribuir para distintas aptidões motoras, linguísticas e musicais. A literatura reforça que aprender música através de canções potencia o desenvolvimento e aprendizagem, quer da língua materna, quer dos sinais referentes à música, ou mesmo da memória e outras aptidões cognitivas e sensoriais. Deste modo, propomos apresentar um estudo de caso, com a aplicação de uma canção destinada a crianças e exemplificar as etapas da sua aprendizagem, enquanto processos para reforçar a língua materna, a géstica, o fraseado e a coordenação motora para comunicar musicalmente. Os resultados do estudo permitiram concluir que as crianças perceberam frases musicais, criaram referências linguísticas e motoras.
id RCAP_80934ff6cc11e22ea9637a6d5c875c54
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Laboratório de música: cantar para aprenderMusic Laboratory: sing to learnMúsicaEducaçãoProjetoCançãoCantarNo âmbito da preparação de um projeto de investigação inserido na Unidade Curricular de Pedagogia da Música do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação – IPB, percebemos que preparar canções para crianças pequenas compreendia diferentes etapas de aprendizagens e que as mesmas podiam contribuir para distintas aptidões motoras, linguísticas e musicais. A literatura reforça que aprender música através de canções potencia o desenvolvimento e aprendizagem, quer da língua materna, quer dos sinais referentes à música, ou mesmo da memória e outras aptidões cognitivas e sensoriais. Deste modo, propomos apresentar um estudo de caso, com a aplicação de uma canção destinada a crianças e exemplificar as etapas da sua aprendizagem, enquanto processos para reforçar a língua materna, a géstica, o fraseado e a coordenação motora para comunicar musicalmente. Os resultados do estudo permitiram concluir que as crianças perceberam frases musicais, criaram referências linguísticas e motoras.In the preparation of a research project included in the course of Music Pedagogy of the Master in Teaching Music in Basic Education, at the School of Education – IPB, we realized that preparing songs for young children comprise different stages of learning and the same could contribute to different motor, language and musical skills. Literature reinforces that learning music through songs encourages the development and learning of both the mother tongue, the signals for the song, or even memory and other cognitive and sensory skills. Thus, we propose a case study through the application of a song to children by illustrating the stages of their learning as processes to strengthen the mother tongue, the gestures, phrasing and coordination to communicate musically. The results show that the children understood musical phrases, created language and motor references.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBCaetano, Pedro Duarte Fonseca da SilvaCosta, IvanSequeiro, SamuelPinto, Patrícia Daniela MoreiraCastro, Maria Isabel Ribeiro de2017-04-04T15:20:07Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14194porCaetano, Pedro; Costa, Ivan ; Sequeira, Samuel; Pinto, Patrícia; Castro, Maria Isabel Ribeiro de (2017). Laboratório de música: cantar para aprender = Music Laboratory: sing to learn. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN: 2182-6277. 4:1, p. 13-262182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:05.804616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de música: cantar para aprender
Music Laboratory: sing to learn
title Laboratório de música: cantar para aprender
spellingShingle Laboratório de música: cantar para aprender
Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
Música
Educação
Projeto
Canção
Cantar
title_short Laboratório de música: cantar para aprender
title_full Laboratório de música: cantar para aprender
title_fullStr Laboratório de música: cantar para aprender
title_full_unstemmed Laboratório de música: cantar para aprender
title_sort Laboratório de música: cantar para aprender
author Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
author_facet Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
Costa, Ivan
Sequeiro, Samuel
Pinto, Patrícia Daniela Moreira
Castro, Maria Isabel Ribeiro de
author_role author
author2 Costa, Ivan
Sequeiro, Samuel
Pinto, Patrícia Daniela Moreira
Castro, Maria Isabel Ribeiro de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
Costa, Ivan
Sequeiro, Samuel
Pinto, Patrícia Daniela Moreira
Castro, Maria Isabel Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Educação
Projeto
Canção
Cantar
topic Música
Educação
Projeto
Canção
Cantar
description No âmbito da preparação de um projeto de investigação inserido na Unidade Curricular de Pedagogia da Música do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação – IPB, percebemos que preparar canções para crianças pequenas compreendia diferentes etapas de aprendizagens e que as mesmas podiam contribuir para distintas aptidões motoras, linguísticas e musicais. A literatura reforça que aprender música através de canções potencia o desenvolvimento e aprendizagem, quer da língua materna, quer dos sinais referentes à música, ou mesmo da memória e outras aptidões cognitivas e sensoriais. Deste modo, propomos apresentar um estudo de caso, com a aplicação de uma canção destinada a crianças e exemplificar as etapas da sua aprendizagem, enquanto processos para reforçar a língua materna, a géstica, o fraseado e a coordenação motora para comunicar musicalmente. Os resultados do estudo permitiram concluir que as crianças perceberam frases musicais, criaram referências linguísticas e motoras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-04T15:20:07Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14194
url http://hdl.handle.net/10198/14194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caetano, Pedro; Costa, Ivan ; Sequeira, Samuel; Pinto, Patrícia; Castro, Maria Isabel Ribeiro de (2017). Laboratório de música: cantar para aprender = Music Laboratory: sing to learn. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN: 2182-6277. 4:1, p. 13-26
2182-6277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135287140417536