Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Isabel Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8203
Resumo: Autores como Rodrigues (1997), Hargreaves (1999), Gordon (2000a), Chapuis (2001), Peery (2002), Castro (2003, 2004), Palheiros (2004), para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, o antropólogo Alan Merrian (1964) refere na sua obra The anthropology of music, there is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior (p. 218) como a música. Pretendo alertar para a importância da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos. Como refere Perry (2000) ao citar Kuhmerker a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura e ainda o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas(p. 482).
id RCAP_8cb892a73a91bd8955b2c374ec62c80b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológicaMúsicaCançãoCantarCoraçãoProcessosAutores como Rodrigues (1997), Hargreaves (1999), Gordon (2000a), Chapuis (2001), Peery (2002), Castro (2003, 2004), Palheiros (2004), para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, o antropólogo Alan Merrian (1964) refere na sua obra The anthropology of music, there is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior (p. 218) como a música. Pretendo alertar para a importância da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos. Como refere Perry (2000) ao citar Kuhmerker a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura e ainda o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas(p. 482).ESE-IPBInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBCastro, Maria Isabel Ribeiro de2013-03-05T09:28:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8203porCastro, Maria Isabel Ribeiro de (2012). Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica. EduSer: Revista de Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Escola superior de Educação. ISSN 1645-4774. 4:1, p. 87-981645-477410.34620/eduser.v4i1.43info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:30Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:54.282735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica
title Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica
spellingShingle Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica
Castro, Maria Isabel Ribeiro de
Música
Canção
Cantar
Coração
Processos
title_short Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica
title_full Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica
title_fullStr Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica
title_full_unstemmed Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica
title_sort Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica
author Castro, Maria Isabel Ribeiro de
author_facet Castro, Maria Isabel Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria Isabel Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Canção
Cantar
Coração
Processos
topic Música
Canção
Cantar
Coração
Processos
description Autores como Rodrigues (1997), Hargreaves (1999), Gordon (2000a), Chapuis (2001), Peery (2002), Castro (2003, 2004), Palheiros (2004), para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, o antropólogo Alan Merrian (1964) refere na sua obra The anthropology of music, there is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior (p. 218) como a música. Pretendo alertar para a importância da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos. Como refere Perry (2000) ao citar Kuhmerker a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura e ainda o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas(p. 482).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-05T09:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/8203
url http://hdl.handle.net/10198/8203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castro, Maria Isabel Ribeiro de (2012). Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica. EduSer: Revista de Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Escola superior de Educação. ISSN 1645-4774. 4:1, p. 87-98
1645-4774
10.34620/eduser.v4i1.43
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135210831347712