Feminismo e a representação da mulher no cinema Português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26794 |
Resumo: | Resultante de uma histórica desigualdade de direitos entre os géneros, e a exemplo de muitas outras áreas, também no espaço cinematográfico, a representação das mulheres tem sido subestimada ou esquecida. Diversos movimentos feministas têm, em todo o mundo, reivindicado a favor dos seus direitos e vários autores identificaram quatro vagas do feminismo, às quais correspondem tempos e reivindicações diferentes. Estas disputas não são exclusivas dos movimentos e organizações formais, são também lutas individuais, levadas a cabo por cada uma das mulheres. Através de textos e obras artísticas elas reivindicam e assumem as suas posições feministas. Também no cinema e mais concretamente no cinema português houve, e continua a haver, mulheres que lutam pelos ideais feministas e que têm, consciente ou inconscientemente, realizado filmes que têm acompanhado as reivindicações das vagas feministas que lhes são contemporâneas. Esta dissertação tem como objetivo provar que houve e ainda há realizadoras portuguesas que produziram obras cinematográficas com temas e preocupações consonantes com os da vaga feminista que lhe é ou era contemporânea. Nesse sentido irei apresentar quatro filmes, um por cada vaga do feminismo, que analisarei detalhadamente, Três Dias sem Deus, de Bárbara Virgínia, referente à primeira vaga, Jogo de Mão, de Monique Rutler, relativo à segunda vaga, Os Mutantes, de Teresa Villaverde, para a terceira vaga, e, finalmente, Lobo e Cão, de Cláudia Varejão, alusivo à quarta vaga. |
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Resultante de uma histórica desigualdade de direitos entre os géneros, e a exemplo de muitas outras áreas, também no espaço cinematográfico, a representação das mulheres tem sido subestimada ou esquecida. Diversos movimentos feministas têm, em todo o mundo, reivindicado a favor dos seus direitos e vários autores identificaram quatro vagas do feminismo, às quais correspondem tempos e reivindicações diferentes. Estas disputas não são exclusivas dos movimentos e organizações formais, são também lutas individuais, levadas a cabo por cada uma das mulheres. Através de textos e obras artísticas elas reivindicam e assumem as suas posições feministas. Também no cinema e mais concretamente no cinema português houve, e continua a haver, mulheres que lutam pelos ideais feministas e que têm, consciente ou inconscientemente, realizado filmes que têm acompanhado as reivindicações das vagas feministas que lhes são contemporâneas. Esta dissertação tem como objetivo provar que houve e ainda há realizadoras portuguesas que produziram obras cinematográficas com temas e preocupações consonantes com os da vaga feminista que lhe é ou era contemporânea. Nesse sentido irei apresentar quatro filmes, um por cada vaga do feminismo, que analisarei detalhadamente, Três Dias sem Deus, de Bárbara Virgínia, referente à primeira vaga, Jogo de Mão, de Monique Rutler, relativo à segunda vaga, Os Mutantes, de Teresa Villaverde, para a terceira vaga, e, finalmente, Lobo e Cão, de Cláudia Varejão, alusivo à quarta vaga. |
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