When the archive vomits Salazar. Representations of women in contemporary Portuguese film
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.504 |
Resumo: | Partindo da provocadora tela de Paula Rego, “Salazar a Vomitar a Pátria”, este ensaio discute algumas representações fílmicas da mulher portuguesa do Estado Novo, a partir de uma seleção de filmes de realizadoras portuguesas contemporâneas que lançam mão de memórias públicas e privadas e de diferentes materiais de arquivo para questionar a representação pública da ditadura. A partir de uma perspetiva feminina e comparada, o ensaio examina as lacunas epistemológicas do arquivo e reflete sobre como estas, para além de desvelarem intrincados processos de manipulação ideológica que ilustram a violência do arquivo e o seu caráter disciplinador (Derrida 1995; Foucault 1972), interrogam o cinema como médium privilegiado de formação, circulação e reconfiguração da memória cultural. |
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When the archive vomits Salazar. Representations of women in contemporary Portuguese filmQuando o arquivo vomita Salazar. Representações da mulher no cinema português contemporâneoArchivePortuguese FilmFilmic representation of womenPortuguese filmmakersArquivoCinema PortuguêsRepresentações fílmicas da mulherRealizadoras portuguesasPartindo da provocadora tela de Paula Rego, “Salazar a Vomitar a Pátria”, este ensaio discute algumas representações fílmicas da mulher portuguesa do Estado Novo, a partir de uma seleção de filmes de realizadoras portuguesas contemporâneas que lançam mão de memórias públicas e privadas e de diferentes materiais de arquivo para questionar a representação pública da ditadura. A partir de uma perspetiva feminina e comparada, o ensaio examina as lacunas epistemológicas do arquivo e reflete sobre como estas, para além de desvelarem intrincados processos de manipulação ideológica que ilustram a violência do arquivo e o seu caráter disciplinador (Derrida 1995; Foucault 1972), interrogam o cinema como médium privilegiado de formação, circulação e reconfiguração da memória cultural.Starting from the provocative Paula Rego’s painting entitled “Salazar Vomiting the Homeland”, this essay discusses some filmic representations of women during Salazar’s New State. With a view to questioning the publicrepresentations of the dictatorship, a selection of films made by contemporary Portuguese filmmakers that mobilize public and private memories and a diversity of archival materials isanalyzed. From a feminine and comparative perspective, this essay examines the epistemological gaps of the archive and reflects on how the latter, besides unveiling the intricate processes of ideological manipulation that illustrate the violence of the archive and its disciplinary power (Derrida 1995; Foucault 1972), interrogate cinema as a privileged means of formation, circulation and reconfiguration of cultural memory.CEHUM2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.504https://doi.org/10.21814/diacritica.504Diacrítica; Vol. 34 N.º 2 (2020): WOMANART - Mulheres, Artes e Ditadura: Os casos de Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa; 48-61Diacrítica; Vol. 34 No. 2 (2020): WOMANART - Women, Arts and Dictatorship: The cases of Portugal, Brazil and Portuguese speaking African countries; 48-612183-91740870-896710.21814/diacritica.34.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4980https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4980/5601Direitos de Autor (c) 2023 Adriana Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Adriana2023-07-28T07:47:40Zoai:journals.uminho.pt:article/4980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:37.302567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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