O papel do suporte social na saúde mental de crianças e jovens em acolhimento residencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15444 |
Resumo: | A literatura acerca do suporte social de jovens em acolhimento residencial parece ainda dispersa, pouco estruturada e organizada. Neste sentido, e para dar resposta a este problema, foi realizada uma revisão sistemática de literatura (estudo 1), com o objetivo de rever, analisar, descrever e discutir criticamente os resultados do papel do suporte social na saúde mental de crianças/jovens em acolhimento. Foram incluídos 6 estudos na análise com base nos critérios de inclusão previamente definidos. No geral, os resultados evidenciam o papel importante do suporte social na saúde mental, com níveis elevados de suporte social a estarem associados a níveis mais reduzidos de problemas emocionais e comportamentais. Atendendo ao conjunto de problemas identificados na revisão sistemática de literatura, foi desenvolvido um segundo estudo, empírico e de natureza qualitativa, com o objetivo de avaliar as representações e significados dos jovens acerca do suporte social, a partir de uma abordagem multidimensional e guiada teoricamente (Tardy, 1985) e o impacto percebido do suporte social na psicopatologia e no bem-estar. A amostra é constituída por 29 jovens em acolhimento residencial (76% do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos. Os dados foram recolhidos com recurso a uma entrevista semiestruturada. Na generalidade, os jovens identificam fontes de suporte social significativas (i.e., pares, contexto residencial e familiar) e percecionam-se como fontes disponíveis e provedores efetivos de suporte social. Além disso, verifica-se a importância do suporte social enquanto fator potenciador de um funcionamento psicológico positivo e minimizador de problemas de funcionamento. |
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A literatura acerca do suporte social de jovens em acolhimento residencial parece ainda dispersa, pouco estruturada e organizada. Neste sentido, e para dar resposta a este problema, foi realizada uma revisão sistemática de literatura (estudo 1), com o objetivo de rever, analisar, descrever e discutir criticamente os resultados do papel do suporte social na saúde mental de crianças/jovens em acolhimento. Foram incluídos 6 estudos na análise com base nos critérios de inclusão previamente definidos. No geral, os resultados evidenciam o papel importante do suporte social na saúde mental, com níveis elevados de suporte social a estarem associados a níveis mais reduzidos de problemas emocionais e comportamentais. Atendendo ao conjunto de problemas identificados na revisão sistemática de literatura, foi desenvolvido um segundo estudo, empírico e de natureza qualitativa, com o objetivo de avaliar as representações e significados dos jovens acerca do suporte social, a partir de uma abordagem multidimensional e guiada teoricamente (Tardy, 1985) e o impacto percebido do suporte social na psicopatologia e no bem-estar. A amostra é constituída por 29 jovens em acolhimento residencial (76% do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos. Os dados foram recolhidos com recurso a uma entrevista semiestruturada. Na generalidade, os jovens identificam fontes de suporte social significativas (i.e., pares, contexto residencial e familiar) e percecionam-se como fontes disponíveis e provedores efetivos de suporte social. Além disso, verifica-se a importância do suporte social enquanto fator potenciador de um funcionamento psicológico positivo e minimizador de problemas de funcionamento. |
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