INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2049 |
Resumo: | Num mundo em permanente evolução, cuja característica fundamental é a velocidade da mudança, nas suas principais vertentes económica, social, política, tecnológica e comercial, as empresas têm cada vez maior necessidade de encontrar mecanismos que lhes permitam ultrapassar as adversidades, aproveitar as oportunidades e ser agentes proativos na construção de um futuro desejado. O Kaizen, traduzido muitas vezes por melhoria contínua, surge como um tipo de pensamento e gestão, significando progresso gradual e contínuo, aumento de valor, intensificação e melhoria. Está associado a uma variedade de desenvolvimentos organizacionais, incluindo a adoção de técnicas de produção lean, programas de envolvimento dos funcionários em gestão da qualidade total, iniciativas de atendimento ao cliente e campanha de redução de resíduos. Sendo um processo amplo da empresa de inovação incremental focada e contínua, é normalmente associado a empresas produtivas e fabris. Contudo, o Kaizen pode ser também aplicado noutros contextos. A presente Dissertação tem como objetivo partilhar boas práticas de aplicação do Kaizen numa empresa que, desde 2015, está a adotar um modelo de gestão baseado na melhoria contínua. Trata-se de uma empresa comercial, na área de serviços administrativos, mais concretamente num departamento que não é nem comercial nem produtivo, mas que gera valor acrescentado para o cliente. Iniciando-se com uma revisão bibliográfica sobre o estado de arte de conceitos associados à inovação, melhoria contínua e filosofia Kaizen, o trabalho aborda adicionalmente a metodologia Kaizen identificando os seus principais conceitos, sistemas e princípios. Para avaliar o impacto do Kaizen em toda a equipa num sector de venda a retalho, assim como os conhecimentos e competências na melhoria contínua, foi selecionada a ferramenta 3C para resolução de uma tarefa complexa e com difíceis resultados positivos. Atendendo ao paradigma de gestão associado ao Kaizen, o presente estudo procurou entender a cultura organizacional, tendo sido realizado um questionário aos colaboradores e uma entrevista ao CEO da empresa Caetano Auto, SA. Como principais conclusões, poder-se-á concluir que a aplicação da metodologia Kaizen ainda possui muitos paradigmas a derrubar. |
id |
RCAP_809a9205ecc47a6c9711c5e9229fd253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHODesperdícioCulturaProblemasParadigmasMelhorias ContínuasNum mundo em permanente evolução, cuja característica fundamental é a velocidade da mudança, nas suas principais vertentes económica, social, política, tecnológica e comercial, as empresas têm cada vez maior necessidade de encontrar mecanismos que lhes permitam ultrapassar as adversidades, aproveitar as oportunidades e ser agentes proativos na construção de um futuro desejado. O Kaizen, traduzido muitas vezes por melhoria contínua, surge como um tipo de pensamento e gestão, significando progresso gradual e contínuo, aumento de valor, intensificação e melhoria. Está associado a uma variedade de desenvolvimentos organizacionais, incluindo a adoção de técnicas de produção lean, programas de envolvimento dos funcionários em gestão da qualidade total, iniciativas de atendimento ao cliente e campanha de redução de resíduos. Sendo um processo amplo da empresa de inovação incremental focada e contínua, é normalmente associado a empresas produtivas e fabris. Contudo, o Kaizen pode ser também aplicado noutros contextos. A presente Dissertação tem como objetivo partilhar boas práticas de aplicação do Kaizen numa empresa que, desde 2015, está a adotar um modelo de gestão baseado na melhoria contínua. Trata-se de uma empresa comercial, na área de serviços administrativos, mais concretamente num departamento que não é nem comercial nem produtivo, mas que gera valor acrescentado para o cliente. Iniciando-se com uma revisão bibliográfica sobre o estado de arte de conceitos associados à inovação, melhoria contínua e filosofia Kaizen, o trabalho aborda adicionalmente a metodologia Kaizen identificando os seus principais conceitos, sistemas e princípios. Para avaliar o impacto do Kaizen em toda a equipa num sector de venda a retalho, assim como os conhecimentos e competências na melhoria contínua, foi selecionada a ferramenta 3C para resolução de uma tarefa complexa e com difíceis resultados positivos. Atendendo ao paradigma de gestão associado ao Kaizen, o presente estudo procurou entender a cultura organizacional, tendo sido realizado um questionário aos colaboradores e uma entrevista ao CEO da empresa Caetano Auto, SA. Como principais conclusões, poder-se-á concluir que a aplicação da metodologia Kaizen ainda possui muitos paradigmas a derrubar.2020-12-23T16:52:31Z2020-12-23T16:52:31Z2020-12-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2049oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049porhttp://hdl.handle.net/11110/2049202567338MELO, MARIA MADALENA MORAIS DEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:21Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:18.939748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO |
title |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO |
spellingShingle |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE Desperdício Cultura Problemas Paradigmas Melhorias Contínuas |
title_short |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO |
title_full |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO |
title_fullStr |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO |
title_sort |
INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO |
author |
MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE |
author_facet |
MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desperdício Cultura Problemas Paradigmas Melhorias Contínuas |
topic |
Desperdício Cultura Problemas Paradigmas Melhorias Contínuas |
description |
Num mundo em permanente evolução, cuja característica fundamental é a velocidade da mudança, nas suas principais vertentes económica, social, política, tecnológica e comercial, as empresas têm cada vez maior necessidade de encontrar mecanismos que lhes permitam ultrapassar as adversidades, aproveitar as oportunidades e ser agentes proativos na construção de um futuro desejado. O Kaizen, traduzido muitas vezes por melhoria contínua, surge como um tipo de pensamento e gestão, significando progresso gradual e contínuo, aumento de valor, intensificação e melhoria. Está associado a uma variedade de desenvolvimentos organizacionais, incluindo a adoção de técnicas de produção lean, programas de envolvimento dos funcionários em gestão da qualidade total, iniciativas de atendimento ao cliente e campanha de redução de resíduos. Sendo um processo amplo da empresa de inovação incremental focada e contínua, é normalmente associado a empresas produtivas e fabris. Contudo, o Kaizen pode ser também aplicado noutros contextos. A presente Dissertação tem como objetivo partilhar boas práticas de aplicação do Kaizen numa empresa que, desde 2015, está a adotar um modelo de gestão baseado na melhoria contínua. Trata-se de uma empresa comercial, na área de serviços administrativos, mais concretamente num departamento que não é nem comercial nem produtivo, mas que gera valor acrescentado para o cliente. Iniciando-se com uma revisão bibliográfica sobre o estado de arte de conceitos associados à inovação, melhoria contínua e filosofia Kaizen, o trabalho aborda adicionalmente a metodologia Kaizen identificando os seus principais conceitos, sistemas e princípios. Para avaliar o impacto do Kaizen em toda a equipa num sector de venda a retalho, assim como os conhecimentos e competências na melhoria contínua, foi selecionada a ferramenta 3C para resolução de uma tarefa complexa e com difíceis resultados positivos. Atendendo ao paradigma de gestão associado ao Kaizen, o presente estudo procurou entender a cultura organizacional, tendo sido realizado um questionário aos colaboradores e uma entrevista ao CEO da empresa Caetano Auto, SA. Como principais conclusões, poder-se-á concluir que a aplicação da metodologia Kaizen ainda possui muitos paradigmas a derrubar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23T16:52:31Z 2020-12-23T16:52:31Z 2020-12-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2049 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2049 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2049 202567338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129893312659456 |