INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2049
Resumo: Num mundo em permanente evolução, cuja característica fundamental é a velocidade da mudança, nas suas principais vertentes económica, social, política, tecnológica e comercial, as empresas têm cada vez maior necessidade de encontrar mecanismos que lhes permitam ultrapassar as adversidades, aproveitar as oportunidades e ser agentes proativos na construção de um futuro desejado. O Kaizen, traduzido muitas vezes por melhoria contínua, surge como um tipo de pensamento e gestão, significando progresso gradual e contínuo, aumento de valor, intensificação e melhoria. Está associado a uma variedade de desenvolvimentos organizacionais, incluindo a adoção de técnicas de produção lean, programas de envolvimento dos funcionários em gestão da qualidade total, iniciativas de atendimento ao cliente e campanha de redução de resíduos. Sendo um processo amplo da empresa de inovação incremental focada e contínua, é normalmente associado a empresas produtivas e fabris. Contudo, o Kaizen pode ser também aplicado noutros contextos. A presente Dissertação tem como objetivo partilhar boas práticas de aplicação do Kaizen numa empresa que, desde 2015, está a adotar um modelo de gestão baseado na melhoria contínua. Trata-se de uma empresa comercial, na área de serviços administrativos, mais concretamente num departamento que não é nem comercial nem produtivo, mas que gera valor acrescentado para o cliente. Iniciando-se com uma revisão bibliográfica sobre o estado de arte de conceitos associados à inovação, melhoria contínua e filosofia Kaizen, o trabalho aborda adicionalmente a metodologia Kaizen identificando os seus principais conceitos, sistemas e princípios. Para avaliar o impacto do Kaizen em toda a equipa num sector de venda a retalho, assim como os conhecimentos e competências na melhoria contínua, foi selecionada a ferramenta 3C para resolução de uma tarefa complexa e com difíceis resultados positivos. Atendendo ao paradigma de gestão associado ao Kaizen, o presente estudo procurou entender a cultura organizacional, tendo sido realizado um questionário aos colaboradores e uma entrevista ao CEO da empresa Caetano Auto, SA. Como principais conclusões, poder-se-á concluir que a aplicação da metodologia Kaizen ainda possui muitos paradigmas a derrubar.
id RCAP_809a9205ecc47a6c9711c5e9229fd253
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHODesperdícioCulturaProblemasParadigmasMelhorias ContínuasNum mundo em permanente evolução, cuja característica fundamental é a velocidade da mudança, nas suas principais vertentes económica, social, política, tecnológica e comercial, as empresas têm cada vez maior necessidade de encontrar mecanismos que lhes permitam ultrapassar as adversidades, aproveitar as oportunidades e ser agentes proativos na construção de um futuro desejado. O Kaizen, traduzido muitas vezes por melhoria contínua, surge como um tipo de pensamento e gestão, significando progresso gradual e contínuo, aumento de valor, intensificação e melhoria. Está associado a uma variedade de desenvolvimentos organizacionais, incluindo a adoção de técnicas de produção lean, programas de envolvimento dos funcionários em gestão da qualidade total, iniciativas de atendimento ao cliente e campanha de redução de resíduos. Sendo um processo amplo da empresa de inovação incremental focada e contínua, é normalmente associado a empresas produtivas e fabris. Contudo, o Kaizen pode ser também aplicado noutros contextos. A presente Dissertação tem como objetivo partilhar boas práticas de aplicação do Kaizen numa empresa que, desde 2015, está a adotar um modelo de gestão baseado na melhoria contínua. Trata-se de uma empresa comercial, na área de serviços administrativos, mais concretamente num departamento que não é nem comercial nem produtivo, mas que gera valor acrescentado para o cliente. Iniciando-se com uma revisão bibliográfica sobre o estado de arte de conceitos associados à inovação, melhoria contínua e filosofia Kaizen, o trabalho aborda adicionalmente a metodologia Kaizen identificando os seus principais conceitos, sistemas e princípios. Para avaliar o impacto do Kaizen em toda a equipa num sector de venda a retalho, assim como os conhecimentos e competências na melhoria contínua, foi selecionada a ferramenta 3C para resolução de uma tarefa complexa e com difíceis resultados positivos. Atendendo ao paradigma de gestão associado ao Kaizen, o presente estudo procurou entender a cultura organizacional, tendo sido realizado um questionário aos colaboradores e uma entrevista ao CEO da empresa Caetano Auto, SA. Como principais conclusões, poder-se-á concluir que a aplicação da metodologia Kaizen ainda possui muitos paradigmas a derrubar.2020-12-23T16:52:31Z2020-12-23T16:52:31Z2020-12-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2049oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049porhttp://hdl.handle.net/11110/2049202567338MELO, MARIA MADALENA MORAIS DEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:21Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:18.939748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
title INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
spellingShingle INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE
Desperdício
Cultura
Problemas
Paradigmas
Melhorias Contínuas
title_short INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
title_full INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
title_fullStr INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
title_full_unstemmed INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
title_sort INOVAÇÃO INCREMENTAL E KAIZEN: ESTUDO DE CASO DA CAETANO AUTO MINHO
author MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE
author_facet MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, MARIA MADALENA MORAIS DE
dc.subject.por.fl_str_mv Desperdício
Cultura
Problemas
Paradigmas
Melhorias Contínuas
topic Desperdício
Cultura
Problemas
Paradigmas
Melhorias Contínuas
description Num mundo em permanente evolução, cuja característica fundamental é a velocidade da mudança, nas suas principais vertentes económica, social, política, tecnológica e comercial, as empresas têm cada vez maior necessidade de encontrar mecanismos que lhes permitam ultrapassar as adversidades, aproveitar as oportunidades e ser agentes proativos na construção de um futuro desejado. O Kaizen, traduzido muitas vezes por melhoria contínua, surge como um tipo de pensamento e gestão, significando progresso gradual e contínuo, aumento de valor, intensificação e melhoria. Está associado a uma variedade de desenvolvimentos organizacionais, incluindo a adoção de técnicas de produção lean, programas de envolvimento dos funcionários em gestão da qualidade total, iniciativas de atendimento ao cliente e campanha de redução de resíduos. Sendo um processo amplo da empresa de inovação incremental focada e contínua, é normalmente associado a empresas produtivas e fabris. Contudo, o Kaizen pode ser também aplicado noutros contextos. A presente Dissertação tem como objetivo partilhar boas práticas de aplicação do Kaizen numa empresa que, desde 2015, está a adotar um modelo de gestão baseado na melhoria contínua. Trata-se de uma empresa comercial, na área de serviços administrativos, mais concretamente num departamento que não é nem comercial nem produtivo, mas que gera valor acrescentado para o cliente. Iniciando-se com uma revisão bibliográfica sobre o estado de arte de conceitos associados à inovação, melhoria contínua e filosofia Kaizen, o trabalho aborda adicionalmente a metodologia Kaizen identificando os seus principais conceitos, sistemas e princípios. Para avaliar o impacto do Kaizen em toda a equipa num sector de venda a retalho, assim como os conhecimentos e competências na melhoria contínua, foi selecionada a ferramenta 3C para resolução de uma tarefa complexa e com difíceis resultados positivos. Atendendo ao paradigma de gestão associado ao Kaizen, o presente estudo procurou entender a cultura organizacional, tendo sido realizado um questionário aos colaboradores e uma entrevista ao CEO da empresa Caetano Auto, SA. Como principais conclusões, poder-se-á concluir que a aplicação da metodologia Kaizen ainda possui muitos paradigmas a derrubar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23T16:52:31Z
2020-12-23T16:52:31Z
2020-12-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2049
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049
url http://hdl.handle.net/11110/2049
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2049
202567338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129893312659456