Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Anabela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Peres, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/5166
Resumo: O ensino a distância evoluiu muito desde o tempo em que o formando recebia os materiais por correspondência. Já nessa altura os formandos trabalhavam ao seu ritmo e concluíam a formação de acordo com o seu trabalho e agenda pessoal. Hoje, apesar dos cursos por correspondência ainda existirem, estão rapidamente a ser substituídos pela formação a distância. E este sucesso da educação a distância tem levado ao surgimento de ofertas diferentes e novos modelos de negócio. Existem diversas soluções de organização dos cursos a distância. O formato depende essencialmente dos objectivos do curso. A escolha do tipo de solução para a oferta a distância depende, também, dos objectivos e experiência da instituição. Nesta comunicação propomo-nos apresentar o caso do ISCAP, a evolução da oferta formativa a distância nesta escola, os tipos de oferta actuais e algumas preocupações para o futuro. Pretende-se, ainda levantar algumas questões que necessitam de estudo e resposta, apontando caminhos para investigação futura.
id RCAP_80ab7789d99d8a68e80865d75b835af1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/5166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAPInovação pedagógicaISCAPEnsino à distânciaPedagogical innovationDistance learningO ensino a distância evoluiu muito desde o tempo em que o formando recebia os materiais por correspondência. Já nessa altura os formandos trabalhavam ao seu ritmo e concluíam a formação de acordo com o seu trabalho e agenda pessoal. Hoje, apesar dos cursos por correspondência ainda existirem, estão rapidamente a ser substituídos pela formação a distância. E este sucesso da educação a distância tem levado ao surgimento de ofertas diferentes e novos modelos de negócio. Existem diversas soluções de organização dos cursos a distância. O formato depende essencialmente dos objectivos do curso. A escolha do tipo de solução para a oferta a distância depende, também, dos objectivos e experiência da instituição. Nesta comunicação propomo-nos apresentar o caso do ISCAP, a evolução da oferta formativa a distância nesta escola, os tipos de oferta actuais e algumas preocupações para o futuro. Pretende-se, ainda levantar algumas questões que necessitam de estudo e resposta, apontando caminhos para investigação futura.Distance learning has evolved a lot since its beginning, at the end of the XIX century, when the trainee received the materials by correspondence. Even at that time, trainees worked at their own pace and concluded training according to their work and personal agenda. Today, although courses by correspondence still exist, they are being replaced by distance learning. And the success of this type of learning has caused the emergence of different offers and new business models. There are several solutions for distance learning. The format depends on the objective of the course. The choice of type of solution depends also on the objectives and experience of the institution. In this paper, we will present the case of ISCAP, the evolution of distance learning, the types of offer in these days and some concerns for the future. We want, also, to raise some questions that still need to be studied and will draw some direction for future investigation.Universidade AbertaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMesquita, AnabelaPeres, Paula2014-11-04T12:38:51Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/5166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:53.541862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP
title Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP
spellingShingle Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP
Mesquita, Anabela
Inovação pedagógica
ISCAP
Ensino à distância
Pedagogical innovation
Distance learning
title_short Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP
title_full Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP
title_fullStr Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP
title_full_unstemmed Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP
title_sort Inovação pedagógica no Ensino Superior – o ensino a distância no ISCAP
author Mesquita, Anabela
author_facet Mesquita, Anabela
Peres, Paula
author_role author
author2 Peres, Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Anabela
Peres, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação pedagógica
ISCAP
Ensino à distância
Pedagogical innovation
Distance learning
topic Inovação pedagógica
ISCAP
Ensino à distância
Pedagogical innovation
Distance learning
description O ensino a distância evoluiu muito desde o tempo em que o formando recebia os materiais por correspondência. Já nessa altura os formandos trabalhavam ao seu ritmo e concluíam a formação de acordo com o seu trabalho e agenda pessoal. Hoje, apesar dos cursos por correspondência ainda existirem, estão rapidamente a ser substituídos pela formação a distância. E este sucesso da educação a distância tem levado ao surgimento de ofertas diferentes e novos modelos de negócio. Existem diversas soluções de organização dos cursos a distância. O formato depende essencialmente dos objectivos do curso. A escolha do tipo de solução para a oferta a distância depende, também, dos objectivos e experiência da instituição. Nesta comunicação propomo-nos apresentar o caso do ISCAP, a evolução da oferta formativa a distância nesta escola, os tipos de oferta actuais e algumas preocupações para o futuro. Pretende-se, ainda levantar algumas questões que necessitam de estudo e resposta, apontando caminhos para investigação futura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-04T12:38:51Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/5166
url http://hdl.handle.net/10400.22/5166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131353735757824