Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Bárbara Sofia Salgado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44700
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
id RCAP_80afe4abab7ca2c7a6ff94b3f8a602aa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em PortugalMarcaBrandingSegmentaçãoConsumidoresFashion leadersBrandBrandingSegmentationConsumersFashion leadershipCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaEste estudo tem como objetivo principal a segmentação psicográfica dos consumidores femininos no setor da moda em Portugal, pretendo dar resposta à seguinte questão de investigação: Quais as variáveis que podem influenciar os segmentos de mercado baseados em critérios psicográficos, estilos de compra e atitudes perante as marcas dos consumidores? Pretende contribuir para uma melhor compreensão do consumidor de moda feminino e desse modo ajudar tanto os economistas a perceberem como está o mercado como também a adotarem as melhores estratégias para a indústria têxtil e de vestuário continuar em crescimento. Sendo também importante para os gestores de marketing na indústria da moda, conseguirem desenvolver um perfil psicológico dos consumidores entre outras áreas. Para a realização deste estudo realizou-se um questionário online que obteve 220 respostas. Após a análise dos resultados, conseguiu-se identificar quatro segmentos distintos designando-os por: os fashion leaders, os desinteressados por moda, os sofisticados e os clássicos.This study’s main goal is the female consumers psychographical segmentation in the fashion sector in Portugal, therefore answering the question: Which variables may influence market segments based in psychographical criteria, shopping styles and atitudes before consumers brands? It intends to contribute to a better understanding of the female fashion consumer and to help economists to understand the market as well as to choose the best strategies allowing the growth of the textile industry. It is also important for the marketing managers in the fashion industry to be able to develop the consumers psychological profile among other areas. To carry out this project, an online survey was created, getting a total of 220 responses. The result analysis allowed us to identify four different segments called: fashion leaders, uninterested in fashion, sophisticated and classical.Azevedo, António Joaquim Araújo deUniversidade do MinhoMoreira, Bárbara Sofia Salgado20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44700por201598256info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:21.041595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal
title Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal
spellingShingle Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal
Moreira, Bárbara Sofia Salgado
Marca
Branding
Segmentação
Consumidores
Fashion leaders
Brand
Branding
Segmentation
Consumers
Fashion leadership
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal
title_full Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal
title_fullStr Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal
title_full_unstemmed Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal
title_sort Consumidor de moda: estudo da segmentação psicográfica dos consumidores femininos em Portugal
author Moreira, Bárbara Sofia Salgado
author_facet Moreira, Bárbara Sofia Salgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, António Joaquim Araújo de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Bárbara Sofia Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Branding
Segmentação
Consumidores
Fashion leaders
Brand
Branding
Segmentation
Consumers
Fashion leadership
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marca
Branding
Segmentação
Consumidores
Fashion leaders
Brand
Branding
Segmentation
Consumers
Fashion leadership
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44700
url http://hdl.handle.net/1822/44700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201598256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133017555337216