A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7217 |
Resumo: | Este relatório tem como base uma investigação na área da língua portuguesa no contexto do 2º ano de escolaridade. A componente da escrita, nomeadamente da planificação e da redação são os pontos centrais. Para tal foi explorada uma estratégia de antecipação da textualização: os mapas de história. Com esta estratégia, os alunos trabalharam no planeamento de textos e sua redação narrativa, tanto em grupo (turma) como individualmente. Esta investigação com base num guia de planificação teve como objetivos principais saber se os mapas de história influenciam a imaginação, desenvolvendo as competências de produção narrativa. De modo a cumprir tais objetivos foram realizadas nove sessões, onde inicialmente os alunos criaram uma história com base num mapa previamente preenchido, e posteriormente elaboraram mapas e suas narrativas, em grande grupo e individual. Ao serem analisadas as narrativas individuais e a participação da turma na realização das várias histórias em conjunto, concluiu-se que os alunos desenvolveram a sua capacidade narrativa, bem como a sua imaginação. A escrita revelou um gradual uso de elementos gramaticais e a estrutura narrativa destacou-se ao longo das várias sessões. Relativamente à imaginação, a partilha realizada em grande grupo permitiu que as diversas ações das histórias individuais tenham sido distintas e tenha havido um aumento gradual de acontecimentos. |
id |
RCAP_80b661d05dbc2c0df48bc45e00f747ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º cicloAprendizagem da escritaPlanificaçãoRedaçãoNarrativaImaginaçãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioLearning of writingPlainningWritingNarrativeImaginationEste relatório tem como base uma investigação na área da língua portuguesa no contexto do 2º ano de escolaridade. A componente da escrita, nomeadamente da planificação e da redação são os pontos centrais. Para tal foi explorada uma estratégia de antecipação da textualização: os mapas de história. Com esta estratégia, os alunos trabalharam no planeamento de textos e sua redação narrativa, tanto em grupo (turma) como individualmente. Esta investigação com base num guia de planificação teve como objetivos principais saber se os mapas de história influenciam a imaginação, desenvolvendo as competências de produção narrativa. De modo a cumprir tais objetivos foram realizadas nove sessões, onde inicialmente os alunos criaram uma história com base num mapa previamente preenchido, e posteriormente elaboraram mapas e suas narrativas, em grande grupo e individual. Ao serem analisadas as narrativas individuais e a participação da turma na realização das várias histórias em conjunto, concluiu-se que os alunos desenvolveram a sua capacidade narrativa, bem como a sua imaginação. A escrita revelou um gradual uso de elementos gramaticais e a estrutura narrativa destacou-se ao longo das várias sessões. Relativamente à imaginação, a partilha realizada em grande grupo permitiu que as diversas ações das histórias individuais tenham sido distintas e tenha havido um aumento gradual de acontecimentos.This report is based on a research in the Portuguese language in the context of the 2nd grade. The writing component, namely the planning and writing are the central points. To this end, was explored a strategy of writing anticipation: maps history. With this strategy, the students worked in planning texts and their writing narrative, both group (class) and individually. This research based on a planning guide had as main objective to know if the maps history influences the imagination, developing the skills of narrative production. In order to accomplish these objectives, were performed nine sessions, where students initially created a story based on a previously completed map and subsequently developed maps and their narratives, in large group and individual. When analyzed the individual narratives and class participation in the performing of several stories together, it was concluded that the students developed their narrative skills as well as your imagination. The writing has shown a gradual use of grammatical elements and narrative structure stood out over the various sessions. Relatively to the imagination, the sharing held in large group allowed several actions of the individual stories were different and there had been a gradual increase in events.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPereira, LucianoRepositório ComumRibeiro, Sara Filipa Pereira2014-12-12T17:26:05Z2014-102014-122014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7217TID:203262328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:08.067133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo |
title |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo |
spellingShingle |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo Ribeiro, Sara Filipa Pereira Aprendizagem da escrita Planificação Redação Narrativa Imaginação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Learning of writing Plainning Writing Narrative Imagination |
title_short |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo |
title_full |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo |
title_fullStr |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo |
title_sort |
A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo |
author |
Ribeiro, Sara Filipa Pereira |
author_facet |
Ribeiro, Sara Filipa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Luciano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sara Filipa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da escrita Planificação Redação Narrativa Imaginação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Learning of writing Plainning Writing Narrative Imagination |
topic |
Aprendizagem da escrita Planificação Redação Narrativa Imaginação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Learning of writing Plainning Writing Narrative Imagination |
description |
Este relatório tem como base uma investigação na área da língua portuguesa no contexto do 2º ano de escolaridade. A componente da escrita, nomeadamente da planificação e da redação são os pontos centrais. Para tal foi explorada uma estratégia de antecipação da textualização: os mapas de história. Com esta estratégia, os alunos trabalharam no planeamento de textos e sua redação narrativa, tanto em grupo (turma) como individualmente. Esta investigação com base num guia de planificação teve como objetivos principais saber se os mapas de história influenciam a imaginação, desenvolvendo as competências de produção narrativa. De modo a cumprir tais objetivos foram realizadas nove sessões, onde inicialmente os alunos criaram uma história com base num mapa previamente preenchido, e posteriormente elaboraram mapas e suas narrativas, em grande grupo e individual. Ao serem analisadas as narrativas individuais e a participação da turma na realização das várias histórias em conjunto, concluiu-se que os alunos desenvolveram a sua capacidade narrativa, bem como a sua imaginação. A escrita revelou um gradual uso de elementos gramaticais e a estrutura narrativa destacou-se ao longo das várias sessões. Relativamente à imaginação, a partilha realizada em grande grupo permitiu que as diversas ações das histórias individuais tenham sido distintas e tenha havido um aumento gradual de acontecimentos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12T17:26:05Z 2014-10 2014-12 2014-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/7217 TID:203262328 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/7217 |
identifier_str_mv |
TID:203262328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135327829360640 |