A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sara Filipa Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7217
Resumo: Este relatório tem como base uma investigação na área da língua portuguesa no contexto do 2º ano de escolaridade. A componente da escrita, nomeadamente da planificação e da redação são os pontos centrais. Para tal foi explorada uma estratégia de antecipação da textualização: os mapas de história. Com esta estratégia, os alunos trabalharam no planeamento de textos e sua redação narrativa, tanto em grupo (turma) como individualmente. Esta investigação com base num guia de planificação teve como objetivos principais saber se os mapas de história influenciam a imaginação, desenvolvendo as competências de produção narrativa. De modo a cumprir tais objetivos foram realizadas nove sessões, onde inicialmente os alunos criaram uma história com base num mapa previamente preenchido, e posteriormente elaboraram mapas e suas narrativas, em grande grupo e individual. Ao serem analisadas as narrativas individuais e a participação da turma na realização das várias histórias em conjunto, concluiu-se que os alunos desenvolveram a sua capacidade narrativa, bem como a sua imaginação. A escrita revelou um gradual uso de elementos gramaticais e a estrutura narrativa destacou-se ao longo das várias sessões. Relativamente à imaginação, a partilha realizada em grande grupo permitiu que as diversas ações das histórias individuais tenham sido distintas e tenha havido um aumento gradual de acontecimentos.
id RCAP_80b661d05dbc2c0df48bc45e00f747ed
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º cicloAprendizagem da escritaPlanificaçãoRedaçãoNarrativaImaginaçãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioLearning of writingPlainningWritingNarrativeImaginationEste relatório tem como base uma investigação na área da língua portuguesa no contexto do 2º ano de escolaridade. A componente da escrita, nomeadamente da planificação e da redação são os pontos centrais. Para tal foi explorada uma estratégia de antecipação da textualização: os mapas de história. Com esta estratégia, os alunos trabalharam no planeamento de textos e sua redação narrativa, tanto em grupo (turma) como individualmente. Esta investigação com base num guia de planificação teve como objetivos principais saber se os mapas de história influenciam a imaginação, desenvolvendo as competências de produção narrativa. De modo a cumprir tais objetivos foram realizadas nove sessões, onde inicialmente os alunos criaram uma história com base num mapa previamente preenchido, e posteriormente elaboraram mapas e suas narrativas, em grande grupo e individual. Ao serem analisadas as narrativas individuais e a participação da turma na realização das várias histórias em conjunto, concluiu-se que os alunos desenvolveram a sua capacidade narrativa, bem como a sua imaginação. A escrita revelou um gradual uso de elementos gramaticais e a estrutura narrativa destacou-se ao longo das várias sessões. Relativamente à imaginação, a partilha realizada em grande grupo permitiu que as diversas ações das histórias individuais tenham sido distintas e tenha havido um aumento gradual de acontecimentos.This report is based on a research in the Portuguese language in the context of the 2nd grade. The writing component, namely the planning and writing are the central points. To this end, was explored a strategy of writing anticipation: maps history. With this strategy, the students worked in planning texts and their writing narrative, both group (class) and individually. This research based on a planning guide had as main objective to know if the maps history influences the imagination, developing the skills of narrative production. In order to accomplish these objectives, were performed nine sessions, where students initially created a story based on a previously completed map and subsequently developed maps and their narratives, in large group and individual. When analyzed the individual narratives and class participation in the performing of several stories together, it was concluded that the students developed their narrative skills as well as your imagination. The writing has shown a gradual use of grammatical elements and narrative structure stood out over the various sessions. Relatively to the imagination, the sharing held in large group allowed several actions of the individual stories were different and there had been a gradual increase in events.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPereira, LucianoRepositório ComumRibeiro, Sara Filipa Pereira2014-12-12T17:26:05Z2014-102014-122014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7217TID:203262328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:08.067133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
title A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
spellingShingle A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
Ribeiro, Sara Filipa Pereira
Aprendizagem da escrita
Planificação
Redação
Narrativa
Imaginação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning of writing
Plainning
Writing
Narrative
Imagination
title_short A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
title_full A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
title_fullStr A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
title_full_unstemmed A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
title_sort A função dos mapas de histórias no desenvolvimento das competências da escrita narrativa em crianças do 1º ciclo
author Ribeiro, Sara Filipa Pereira
author_facet Ribeiro, Sara Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Luciano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sara Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da escrita
Planificação
Redação
Narrativa
Imaginação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning of writing
Plainning
Writing
Narrative
Imagination
topic Aprendizagem da escrita
Planificação
Redação
Narrativa
Imaginação
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning of writing
Plainning
Writing
Narrative
Imagination
description Este relatório tem como base uma investigação na área da língua portuguesa no contexto do 2º ano de escolaridade. A componente da escrita, nomeadamente da planificação e da redação são os pontos centrais. Para tal foi explorada uma estratégia de antecipação da textualização: os mapas de história. Com esta estratégia, os alunos trabalharam no planeamento de textos e sua redação narrativa, tanto em grupo (turma) como individualmente. Esta investigação com base num guia de planificação teve como objetivos principais saber se os mapas de história influenciam a imaginação, desenvolvendo as competências de produção narrativa. De modo a cumprir tais objetivos foram realizadas nove sessões, onde inicialmente os alunos criaram uma história com base num mapa previamente preenchido, e posteriormente elaboraram mapas e suas narrativas, em grande grupo e individual. Ao serem analisadas as narrativas individuais e a participação da turma na realização das várias histórias em conjunto, concluiu-se que os alunos desenvolveram a sua capacidade narrativa, bem como a sua imaginação. A escrita revelou um gradual uso de elementos gramaticais e a estrutura narrativa destacou-se ao longo das várias sessões. Relativamente à imaginação, a partilha realizada em grande grupo permitiu que as diversas ações das histórias individuais tenham sido distintas e tenha havido um aumento gradual de acontecimentos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12T17:26:05Z
2014-10
2014-12
2014-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7217
TID:203262328
url http://hdl.handle.net/10400.26/7217
identifier_str_mv TID:203262328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135327829360640