Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Joana Mafalda Ferreira Coutinho Arez da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5289
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo
id RCAP_93cfae702df2df59e91316813f39209a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para o desenvolvimento da competência escritaTexto narrativoEscritaPlanificaçãoRevisãoNarrative textWritingPlanningReviewRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º CicloO presente relatório realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Surge como parte integrante da avaliação desta unidade curricular, lecionada na Escola Superior de Educação de Lisboa. A problemática identificada pretende, entre outros aspetos, evidenciar a necessidade do recurso a estratégias que desenvolvam a competência textual tendo em conta o desenvolvimento da competência escrita na sua vertente processual, ortográfica e de pontuação. Para dar resposta à problemática identificada, realizou-se um trabalho em torno dos subprocessos da escrita, bem como da escrita a pares e com recurso ao texto narrativo. Estas estratégias foram implementadas numa turma do 2.º ano de escolaridade do ensino básico. Numa primeira fase, diagnosticou-se o nível de desempenho dos alunos no que respeita à escrita de textos narrativos. Numa segunda fase, foi implementada uma intervenção pedagógico-didática muito focada na competência da escrita, nomeadamente na utilização da planificação, textualização, revisão e edição de textos. Na terceira fase, foram analisados os dados recolhidos ao longo da intervenção, comparando-os com os dados obtidos no diagnóstico. Os resultados desta análise permitiram identificar melhorias expressivas na produção de textos narrativos, nomeadamente quando essa produção é feita a pares ou em trios, cujos desempenhos se revelam melhores do que quando a escrita é realizada individualmente. Deste modo, um trabalho feito em torno dos subprocessos da escrita deve ser valorizado e realizado ao longo de todo o ano letivo, para que os alunos se tornem cada vez melhores escritores, aproveitando as suas características e potencialidades.ABSTRACT This report has been developed to the extent of the curricular unit Supervision of practice teaching II, which on School of Education of Lisbon, performed in order to conclude the master degree in Teaching the first and second cycles of basic education.. The identified problem intends to display the need to use strategies that develop textual skills, while taking into account the development of writing competences, in its procedural, orthographic and punctuation dimension. To solve this problem, I have carried out a work around writing subprocesses, as well as around pair-writing and with the user of the narrative text. These strategies were performed on a class of the 2nd year of basic education. In a first stage, it was diagnosed the performance of the students regarding the writing of narrative texts. Afterwards, we implemented a pedagogical and didactical intervention very focused on the writing skills, such as the usage of the planning, writing and text review and editing. Finally, the collected data during the intervention were analysed, comparing them with the results obtained in the diagnosis. These results allowed us to identify significant improvements in the production of narrative texts, in particular when done in pairs or trios, where the performance is better than when done in an individual manner. This way, I state that we should value work during around the writing subprocesses, so that the students become better writers, taking advantage of their characteristics and potential.Gonçalves, CarolinaRCIPLCruz, Joana Mafalda Ferreira Coutinho Arez da2015-10-22T10:58:51Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5289TID:201371537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:34.931085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita
title Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita
spellingShingle Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita
Cruz, Joana Mafalda Ferreira Coutinho Arez da
Texto narrativo
Escrita
Planificação
Revisão
Narrative text
Writing
Planning
Review
title_short Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita
title_full Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita
title_fullStr Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita
title_full_unstemmed Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita
title_sort Estratégias para o desenvolvimento da competência escrita
author Cruz, Joana Mafalda Ferreira Coutinho Arez da
author_facet Cruz, Joana Mafalda Ferreira Coutinho Arez da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Joana Mafalda Ferreira Coutinho Arez da
dc.subject.por.fl_str_mv Texto narrativo
Escrita
Planificação
Revisão
Narrative text
Writing
Planning
Review
topic Texto narrativo
Escrita
Planificação
Revisão
Narrative text
Writing
Planning
Review
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-22T10:58:51Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5289
TID:201371537
url http://hdl.handle.net/10400.21/5289
identifier_str_mv TID:201371537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403408236544