A Música enquanto Recurso Pedagógico para Auxiliar Crianças com Dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olival, Sara Filipa Moreira do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7212
Resumo: O presente relatório de projeto incide sobre uma problemática cada vez mais presente nas escolas em Portugal relativa às dificuldades de aprendizagem específicas (DAE). Incide, ainda, sobre o desafio de integrar as artes, mais especificamente a música, enquanto recurso didático-pedagógico nos diferentes níveis de ensino. Exploram-se as dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e da escrita, nas quais se enquadra a dislexia, DAE que as crianças selecionadas para estes estudos de caso apresentam, assim como o recurso à música no processo de ensino-aprendizagem. A importância que reveste a leitura, uma porta que nos permite atingir novos conhecimentos, uma janela sobre mundos desconhecidos e aprendizagens inesperadas, também influenciou a escolha do tema em estudo. Saber ler reveste-se de uma importância indescritível na vida de qualquer ser humano, sendo uma competência sem a qual se torna difícil comunicar e aprender. Assim, a capacidade de saber ler é relevante (essencial), não apenas durante a infância e aquando da escolaridade obrigatória, mas na vida futura de qualquer indivíduo. Nesse sentido, poderá a música, enquanto recurso didáticopedagógico, ajudar a desenvolver as competências linguísticas e cognitivas de crianças com DAE e, mais concretamente, com dislexia? Partindo deste interesse, formulou-se a seguinte pergunta de partida “De que forma a música pode influenciar a motivação, a atenção e a capacidade leitora das crianças com dislexia?”. As sessões do projeto de intervenção foram planificadas tendo em conta as necessidades das crianças. A fase de implementação iniciou no final do 1.º período do ano letivo 2020/2021, em contexto de ATL, com os dois participantes, crianças com dislexia, e outras crianças sem esta DAE. Devido à situação pandémica que atravessava o país e aos confinamentos, motivados pela COVID19, a intervenção foi interrompida, condicionando o processo iniciado. Assim, apesar do presente relatório incorporar evidências relativas às sessões realizadas com recurso à canção, o seu foco teve de ser alterado. Centrou-se, na compreensão do recurso à música no processo de ensino-aprendizagem de duas crianças com dislexia, que frequentavam o 4.º ano, e na leitura, em particular, no que diz respeito não só à motivação e à atenção, mas também na sua capacidade leitora. A pesquisa bibliográfica proporcionou um quadro teórico atualizado que permitiu compreender os contributos da utilização da música no processo de ensino-aprendizagem dos alunos disléxicos. Esta compreensão foi apoiada pelos resultados decorrentes da aplicação dos instrumentos de recolha de dados, nos vários contextos educativos por eles frequentados. Por fim, apresentaram-se e analisaram-se os dados obtidos através das técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados, dos quais fazem parte a observação participante, a entrevista e o inquérito por questionário. As evidências recolhidas sugeriram o aumento da motivação destas duas crianças, nomeadamente, durante o curto período de realização das sessões de intervenção e durante a sua participação em atividades musicais. A limitação do nosso trabalho prendeu-se com a impossibilidade de aprofundar a experimentação dos modos de utilização da música como recurso pedagógico, devido aos confinamentos a que estivemos sujeitos. Apesar desta limitação, as evidências sugerem que a música é não só um excelente recurso motivacional, mas também uma área e arte que pode e deve ser integrada, per si, e em todas as áreas do currículo, pois beneficia todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
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