O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Gonçalo Rebelo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93387
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_80e128f482a748ac6d838c978219ff50
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debateGeography's role in promoting active citizenship: transport in Coimbra's region under debateEnsino da GeografiaPrática Pedagógica SupervisionadaTrabalho ColaborativoDebate em Sala de AulaGeografia dos TransportesGeography TeachingSupervised Pedagogical PracticeCollaborative WorkClassroom DebateGeography of TransportRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasEste relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo do estágio em ensino, integrado no Mestrado em Ensino de Geografia do 3º Ciclo e Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, no ano letivo de 2018/2019. Ao longo deste, além da apresentação das atividades letivas e extra letivas realizadas, é ainda apresentada uma proposta de estratégia de ensino dedicada à exploração da temática dos “transportes” no âmbito dos conteúdos do 11º ano de escolaridade, a qual está baseada na apresentação de propostas e debate de ideias entre os alunos. Além da apresentação da proposta, é ainda avaliada a sua implementação em situação real. A avaliação da estratégia baseou-se na aplicação de questionários, permitindo aos alunos avaliar vários aspetos relacionados com a sua implementação. A concretização desta estratégia foi facilitada pela excelente cooperação dos alunos, permitindo cumprir os objetivos inicialmente propostos. Destaca-se o facto de 95% dos jovens considerar que o debate em sala de aula é uma forma de valorizar várias disciplinas, entre elas a Geografia, devendo por isso ser mais vezes posto em prática, e ainda o facto de 82% dos alunos confirmar que o debate em sala de aula contribui para o reconhecimento de novas potencialidades para os transportes em Coimbra. Tendo por base estes e outros resultados presentes neste relatório, fica reforçada a ideia que os alunos se motivam com a utilização de estratégias de ensino diversificadas, nomeadamente as que envolvem a sua participação ativa, como é o caso do debate. Além de estimular a sua autonomia, permite ainda contribuir para consolidar os conhecimentos adquiridos e favorecer a sua aplicação para a resolução de problemas em contexto real.This report presents the activities carried out during the teaching internship, integrated in the Master in Geography Teaching for the third cycle and secondary levels at Infanta Dona Maria Secondary School, in Coimbra, in the academic year 2018/2019. Besides the presentation of the curricular and extracurricular activities carried out, it is also presented a strategy dedicated to the exploration of the theme "transports" in the scope of the contents of the eleventh grade, which is based on the presentation of proposals and discussion of ideas by students. In addition to the presentation of this proposal, it is also evaluated its implementation in real context by students, using a dedicated survey that considers different aspects. The accomplishment of this strategy was facilitated by the excellent cooperation of the students, allowing to fulfill the initially proposed objectives. It should be noted that 95% of young people consider that the debate in the classroom is a way to value several subjects, like Geography, and should therefore be more often put into practice, and also that 82% of the students confirm that the classroom debate contributes to the recognition of new potentialities for transports in Coimbra. Based on this and other results presented in this report, the idea that students are motivated by the use of diversified teaching strategies is reinforced, especially those involving their active participation, such as debate. Their autonomy is stimulated and basic knowledge is used to identify solutions for problems that student recognize daily.2019-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93387http://hdl.handle.net/10316/93387TID:202385744porVaz, Gonçalo Rebeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:44:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:20.759417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
Geography's role in promoting active citizenship: transport in Coimbra's region under debate
title O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
spellingShingle O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
Vaz, Gonçalo Rebelo
Ensino da Geografia
Prática Pedagógica Supervisionada
Trabalho Colaborativo
Debate em Sala de Aula
Geografia dos Transportes
Geography Teaching
Supervised Pedagogical Practice
Collaborative Work
Classroom Debate
Geography of Transport
title_short O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
title_full O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
title_fullStr O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
title_full_unstemmed O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
title_sort O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
author Vaz, Gonçalo Rebelo
author_facet Vaz, Gonçalo Rebelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Gonçalo Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Geografia
Prática Pedagógica Supervisionada
Trabalho Colaborativo
Debate em Sala de Aula
Geografia dos Transportes
Geography Teaching
Supervised Pedagogical Practice
Collaborative Work
Classroom Debate
Geography of Transport
topic Ensino da Geografia
Prática Pedagógica Supervisionada
Trabalho Colaborativo
Debate em Sala de Aula
Geografia dos Transportes
Geography Teaching
Supervised Pedagogical Practice
Collaborative Work
Classroom Debate
Geography of Transport
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93387
http://hdl.handle.net/10316/93387
TID:202385744
url http://hdl.handle.net/10316/93387
identifier_str_mv TID:202385744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019276767232