Estudo sobre a adaptação e otimização do motor utilizado no Formula Student para funcionar com combustível contendo etanol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chalaça, Dúlio João Franco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2593
Resumo: Apesar de nunca ter tomado uma grande posição de mercado, já se fala da utilização de etanol em motores de combustão interna desde os anos 70 [1]. Atualmente a sua utilização em pequenas quantidades na gasolina já é uma realidade, devido principalmente a questões ambientais e de conservação de recursos, sendo que, quando utilizado em maiores percentagens, o etanol possui características que podem ser aproveitadas para melhorar a performance de um motor, como o maior índice de octano, o maior calor latente de vaporização e a maior velocidade laminar de propagação de chama. Devido a tais características a utilização de etanol atrai já algumas competições a nível mundial como por exemplo o Formula Student, em que a equipa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria pretende participar futuramente com este tipo de combustível. De tal forma o objetivo deste trabalho é continuar o estudo das alterações necessárias para a conversão de um motor a gasolina iniciado em 2014 pelo Eng. Nuno Mendes, passando numa primeira fase por desenvolver e validar um novo modelo computacional num novo software, e posteriormente avançar com um estudo sobre otimizações a serem aplicadas no caso Formula Student, recorrendo a ensaios em banco de rolos.
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