As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17644 |
Resumo: | A chegada da Era Digital e a inerente digitalização do mercado de trabalho trouxeram novas exigências, preocupações e desafios às organizações e aos gestores de recursos humanos, tanto ao nível do sucesso e sustentabilidade do negócio, como das competências necessárias. Este fenómeno, ainda que transversal a todas as áreas da economia, tem um impacto notório no setor industrial e, em particular, na área automóvel. Assim, esta investigação pretende, acima de tudo, conhecer a perspetiva dos gestores de Recursos Humanos quanto aos desafios trazidos pela influência da era digital na necessidade de alteração das competências necessárias dentro do setor da indústria automóvel. Foi utilizada uma metodologia qualitativa no desenvolvimento deste estudo, com recurso a onze entrevistas semiestruturadas a profissionais de recursos humanos do setor da indústria automóvel. As entrevistas tiveram como propósito a recolha da perceção dos participantes acerca das influências e desafios da era digital, bem como o seu impacto na alteração das competências valorizadas pelas organizações. Da investigação conduzida emergiram resultados que evidenciam o surgimento de temas como a competitividade e a melhoria contínua enquanto preocupações antes desconhecidas ou irrelevantes e de novos desafios provocados pela evolução tecnológica, tais como a dificuldade de adaptação e o impacto das tecnologias na esfera social. Identificou-se também como principal vantagem o encurtamento de distâncias permitido pelo avanço tecnológico. Foi possível, ainda, obter uma visão concreta de quais as competências vistas pelos gestores de recursos humanos como instrumentais para o desempenho superior das organizações e a sua influência no contexto digital, designadamente as competências digitais, capacidade técnica, domínio do Microsoft Office, proatividade e cooperação. Igualmente, procede-se à discussão das principais conclusões deste estudo, que permitem afirmar o impacto da tecnologia no perfil de competências procurado pelas organizações e no seu funcionamento e gestão internos. Finalmente, procede-se à exposição dos contributos e limitações do estudo, bem como às sugestões de pesquisa futura que o mesmo proporciona. |
id |
RCAP_80f325ff292657760671e4829bd9cd03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digitalGestão de recursos humanosCompetênciasEra digitalIndústria automóvelHuman resources managementAutomotive industryCompetencesDigital ageGestãoA chegada da Era Digital e a inerente digitalização do mercado de trabalho trouxeram novas exigências, preocupações e desafios às organizações e aos gestores de recursos humanos, tanto ao nível do sucesso e sustentabilidade do negócio, como das competências necessárias. Este fenómeno, ainda que transversal a todas as áreas da economia, tem um impacto notório no setor industrial e, em particular, na área automóvel. Assim, esta investigação pretende, acima de tudo, conhecer a perspetiva dos gestores de Recursos Humanos quanto aos desafios trazidos pela influência da era digital na necessidade de alteração das competências necessárias dentro do setor da indústria automóvel. Foi utilizada uma metodologia qualitativa no desenvolvimento deste estudo, com recurso a onze entrevistas semiestruturadas a profissionais de recursos humanos do setor da indústria automóvel. As entrevistas tiveram como propósito a recolha da perceção dos participantes acerca das influências e desafios da era digital, bem como o seu impacto na alteração das competências valorizadas pelas organizações. Da investigação conduzida emergiram resultados que evidenciam o surgimento de temas como a competitividade e a melhoria contínua enquanto preocupações antes desconhecidas ou irrelevantes e de novos desafios provocados pela evolução tecnológica, tais como a dificuldade de adaptação e o impacto das tecnologias na esfera social. Identificou-se também como principal vantagem o encurtamento de distâncias permitido pelo avanço tecnológico. Foi possível, ainda, obter uma visão concreta de quais as competências vistas pelos gestores de recursos humanos como instrumentais para o desempenho superior das organizações e a sua influência no contexto digital, designadamente as competências digitais, capacidade técnica, domínio do Microsoft Office, proatividade e cooperação. Igualmente, procede-se à discussão das principais conclusões deste estudo, que permitem afirmar o impacto da tecnologia no perfil de competências procurado pelas organizações e no seu funcionamento e gestão internos. Finalmente, procede-se à exposição dos contributos e limitações do estudo, bem como às sugestões de pesquisa futura que o mesmo proporciona.The arrival of the Digital Era and the inherent digitalization of the labor market brought new demands, concerns and challenges to organizations and human resource managers, both in terms of business success and sustainability, as well as the necessary skills. This phenomenon, although transversal to all areas of the economy, has a notable impact in the industrial sector and, in particular, in the automotive area. Thus, this investigation aims, above all, to know the perspective of human resources managers regarding the challenges brought by the influence of the digital age in the need to change the necessary skills within the automotive industry sector. A qualitative methodology was used in this study, resorting to eleven semi-structured interviews with human resources professionals in the automotive industry. The purpose of the interviews was to collect participants' perceptions of the influences and challenges of the digital age and their impact on changing the skills valued by organizations. From the research, results emerged showing the emergence of themes such as competitiveness and continuous improvement as previously unknown or irrelevant concerns and new challenges caused by technological developments, such as the difficulty of adaptation and the impact of technologies in the social sphere. The main advantage identified was the shortening of distances allowed by technological advances. It was also possible to obtain a concrete view of which competencies are seen by human resources managers as instrumental to the superior performance of organizations and their influence in the digital context, namely digital skills, technical capacity, Microsoft Office proficiency, proactivity and cooperation. Likewise, the main conclusions of this study are discussed, which allow us to affirm the impact of technology on the skills profile sought by organizations and on their internal functioning and management. Finally, we proceed to the exposition of the contributions and limitations of the study, as well as the suggestions it provides for future research.Martins, Dora Cristina MoreiraSilva, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, André Manuel Sousa2021-03-25T12:53:23Z2020-12-212020-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17644TID:202645959porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:15.735658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital |
title |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital |
spellingShingle |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital Oliveira, André Manuel Sousa Gestão de recursos humanos Competências Era digital Indústria automóvel Human resources management Automotive industry Competences Digital age Gestão |
title_short |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital |
title_full |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital |
title_fullStr |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital |
title_full_unstemmed |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital |
title_sort |
As competências no setor da Indústria automóvel: desafios da era digital |
author |
Oliveira, André Manuel Sousa |
author_facet |
Oliveira, André Manuel Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Dora Cristina Moreira Silva, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, André Manuel Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de recursos humanos Competências Era digital Indústria automóvel Human resources management Automotive industry Competences Digital age Gestão |
topic |
Gestão de recursos humanos Competências Era digital Indústria automóvel Human resources management Automotive industry Competences Digital age Gestão |
description |
A chegada da Era Digital e a inerente digitalização do mercado de trabalho trouxeram novas exigências, preocupações e desafios às organizações e aos gestores de recursos humanos, tanto ao nível do sucesso e sustentabilidade do negócio, como das competências necessárias. Este fenómeno, ainda que transversal a todas as áreas da economia, tem um impacto notório no setor industrial e, em particular, na área automóvel. Assim, esta investigação pretende, acima de tudo, conhecer a perspetiva dos gestores de Recursos Humanos quanto aos desafios trazidos pela influência da era digital na necessidade de alteração das competências necessárias dentro do setor da indústria automóvel. Foi utilizada uma metodologia qualitativa no desenvolvimento deste estudo, com recurso a onze entrevistas semiestruturadas a profissionais de recursos humanos do setor da indústria automóvel. As entrevistas tiveram como propósito a recolha da perceção dos participantes acerca das influências e desafios da era digital, bem como o seu impacto na alteração das competências valorizadas pelas organizações. Da investigação conduzida emergiram resultados que evidenciam o surgimento de temas como a competitividade e a melhoria contínua enquanto preocupações antes desconhecidas ou irrelevantes e de novos desafios provocados pela evolução tecnológica, tais como a dificuldade de adaptação e o impacto das tecnologias na esfera social. Identificou-se também como principal vantagem o encurtamento de distâncias permitido pelo avanço tecnológico. Foi possível, ainda, obter uma visão concreta de quais as competências vistas pelos gestores de recursos humanos como instrumentais para o desempenho superior das organizações e a sua influência no contexto digital, designadamente as competências digitais, capacidade técnica, domínio do Microsoft Office, proatividade e cooperação. Igualmente, procede-se à discussão das principais conclusões deste estudo, que permitem afirmar o impacto da tecnologia no perfil de competências procurado pelas organizações e no seu funcionamento e gestão internos. Finalmente, procede-se à exposição dos contributos e limitações do estudo, bem como às sugestões de pesquisa futura que o mesmo proporciona. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 2020-12-21T00:00:00Z 2021-03-25T12:53:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17644 TID:202645959 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17644 |
identifier_str_mv |
TID:202645959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553781924036608 |