PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30291 |
Resumo: | Apesar de um discurso generalizado em torno da importância estratégica da participação dos estudantes na boa gestão das instituições de ensino superior como forma de fomentar a inclusão e superar desigualdades, a prática encontra-se muito aquém dos padrões desejados. Este artigo apresenta resultados preliminares de uma inquirição a estudantes universitários sobre participação estudantil no âmbito de um projeto transnacional e interuniversitário em que a Universidade de Évora é instituição parceira. O projeto STUPS – Participação Estudantil Sem Fronteiras tem como objetivo geral estabelecer as bases de uma rede europeia focada no desenvolvimento de novas práticas para promover a participação estudantil em contexto de ensino superior. Neste texto são exploradas as perceções, nomeadamente as vantagens e obstáculos identificados por estudantes universitários através de um questionário eletrónico aplicado na Universidade de Évora em 2020. No final, espera-se que os resultados obtidos possibilitem a identificação de dimensões chave que permitam refletir de uma forma ampla e sustentada sobre os diversos desafios que se colocam neste domínio e, ao mesmo tempo, fundamentar sugestões de mudança nos processos de funcionamento democrático das instituições de ensino superior tendo em vista o aumento da participação de categorias de estudantes sub-representados e desfavorecidos nos processos de tomada de decisão. |
id |
RCAP_80fde5b0d2eaa675ceb536041b950b00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30291 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIORParticipação estudantilEnsino superiorAssociativismoDesigualdadeInclusãoApesar de um discurso generalizado em torno da importância estratégica da participação dos estudantes na boa gestão das instituições de ensino superior como forma de fomentar a inclusão e superar desigualdades, a prática encontra-se muito aquém dos padrões desejados. Este artigo apresenta resultados preliminares de uma inquirição a estudantes universitários sobre participação estudantil no âmbito de um projeto transnacional e interuniversitário em que a Universidade de Évora é instituição parceira. O projeto STUPS – Participação Estudantil Sem Fronteiras tem como objetivo geral estabelecer as bases de uma rede europeia focada no desenvolvimento de novas práticas para promover a participação estudantil em contexto de ensino superior. Neste texto são exploradas as perceções, nomeadamente as vantagens e obstáculos identificados por estudantes universitários através de um questionário eletrónico aplicado na Universidade de Évora em 2020. No final, espera-se que os resultados obtidos possibilitem a identificação de dimensões chave que permitam refletir de uma forma ampla e sustentada sobre os diversos desafios que se colocam neste domínio e, ao mesmo tempo, fundamentar sugestões de mudança nos processos de funcionamento democrático das instituições de ensino superior tendo em vista o aumento da participação de categorias de estudantes sub-representados e desfavorecidos nos processos de tomada de decisão.2021-10-14T14:17:36Z2021-10-142020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/30291http://hdl.handle.net/10174/30291porUniversidade de Évorahttps://www.aforges.org/10-conferencia-forges/simnaonaorosalina@uevora.ptjlnovas@uevora.ptpfs@uevora.pt261Costa, Rosalina PiscoNovas, Jorge CasasSilva, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:46.037345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR |
title |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR Costa, Rosalina Pisco Participação estudantil Ensino superior Associativismo Desigualdade Inclusão |
title_short |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL (SEM FRONTEIRAS)? PERCEPÇÕES, POTENCIALIDADES E OBSTÁCULOS EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR |
author |
Costa, Rosalina Pisco |
author_facet |
Costa, Rosalina Pisco Novas, Jorge Casas Silva, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Novas, Jorge Casas Silva, Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosalina Pisco Novas, Jorge Casas Silva, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação estudantil Ensino superior Associativismo Desigualdade Inclusão |
topic |
Participação estudantil Ensino superior Associativismo Desigualdade Inclusão |
description |
Apesar de um discurso generalizado em torno da importância estratégica da participação dos estudantes na boa gestão das instituições de ensino superior como forma de fomentar a inclusão e superar desigualdades, a prática encontra-se muito aquém dos padrões desejados. Este artigo apresenta resultados preliminares de uma inquirição a estudantes universitários sobre participação estudantil no âmbito de um projeto transnacional e interuniversitário em que a Universidade de Évora é instituição parceira. O projeto STUPS – Participação Estudantil Sem Fronteiras tem como objetivo geral estabelecer as bases de uma rede europeia focada no desenvolvimento de novas práticas para promover a participação estudantil em contexto de ensino superior. Neste texto são exploradas as perceções, nomeadamente as vantagens e obstáculos identificados por estudantes universitários através de um questionário eletrónico aplicado na Universidade de Évora em 2020. No final, espera-se que os resultados obtidos possibilitem a identificação de dimensões chave que permitam refletir de uma forma ampla e sustentada sobre os diversos desafios que se colocam neste domínio e, ao mesmo tempo, fundamentar sugestões de mudança nos processos de funcionamento democrático das instituições de ensino superior tendo em vista o aumento da participação de categorias de estudantes sub-representados e desfavorecidos nos processos de tomada de decisão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2021-10-14T14:17:36Z 2021-10-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30291 http://hdl.handle.net/10174/30291 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora https://www.aforges.org/10-conferencia-forges/ sim nao nao rosalina@uevora.pt jlnovas@uevora.pt pfs@uevora.pt 261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136678959382528 |