UMA ANÁLISE DO PÚBLICO-ALVO OCULTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFSP CAMPUS BIRIGUI
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8388 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP)-Câmpus Birigui. Contraditoriamente, ao mesmo tempo em que a assistência estudantil auxilia a permanência dos/as estudantes que se inscrevem no Programa de Auxílio Permanência (PAP) contemplando a maioria dos/as inscritos/as, há aqueles/as que apesar de se enquadrarem no critério de renda, considerado como prioritário pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil, não se inscrevem para o processo seletivo. Diante disso, esse estudo teve como objetivo identificar e analisar o perfil do público-alvo oculto do Programa Nacional de Assistência Estudantil, no IFSP – Campus Birigui, considerando as relações sociais e os motivos que os fizeram permanecer ocultos no Programa. A investigação foi conduzida na perspectiva do método do materialismo histórico-dialético, realizada por meio da análise documental e de pesquisa empírica via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que os motivos do ocultamento vão além da ineficiência dos meios de divulgação do Programa, estão relacionados com as políticas pontuais de acesso, a evasão precoce, a naturalização das carências, a alienação do conhecimento para apropriação e objetivação de bens e serviços, acrescido da responsabilização pessoal por problemas que são estruturais, ou seja, relacionados com as sequelas da desigualdade social que atingem a classe trabalhadora, que tem que priorizar o trabalho e as necessidades básicas de sobrevivência em detrimento de outros direitos, que também são essenciais, tal como a educação. |
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UMA ANÁLISE DO PÚBLICO-ALVO OCULTO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFSP CAMPUS BIRIGUIAssistência Estudantil. Ensino Superior. Desigualdade Social.Esta pesquisa tem como foco a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP)-Câmpus Birigui. Contraditoriamente, ao mesmo tempo em que a assistência estudantil auxilia a permanência dos/as estudantes que se inscrevem no Programa de Auxílio Permanência (PAP) contemplando a maioria dos/as inscritos/as, há aqueles/as que apesar de se enquadrarem no critério de renda, considerado como prioritário pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil, não se inscrevem para o processo seletivo. Diante disso, esse estudo teve como objetivo identificar e analisar o perfil do público-alvo oculto do Programa Nacional de Assistência Estudantil, no IFSP – Campus Birigui, considerando as relações sociais e os motivos que os fizeram permanecer ocultos no Programa. A investigação foi conduzida na perspectiva do método do materialismo histórico-dialético, realizada por meio da análise documental e de pesquisa empírica via aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que os motivos do ocultamento vão além da ineficiência dos meios de divulgação do Programa, estão relacionados com as políticas pontuais de acesso, a evasão precoce, a naturalização das carências, a alienação do conhecimento para apropriação e objetivação de bens e serviços, acrescido da responsabilização pessoal por problemas que são estruturais, ou seja, relacionados com as sequelas da desigualdade social que atingem a classe trabalhadora, que tem que priorizar o trabalho e as necessidades básicas de sobrevivência em detrimento de outros direitos, que também são essenciais, tal como a educação.Editora Universitária Tiradentes2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMaterialismo histórico-dialéticoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/838810.17564/2316-3828.2023v12n1p130-143Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 130-1432316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2023v12n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8388/5257Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilho, Daniela GaleraFrancisco, Marcos ViniciusSilva, Michele Oliveira da2023-02-27T20:20:13Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8388Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2023-10-16T10:12:34.327825Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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