Crenças normativas sobre a agressão e comportamentos de bullying em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6244 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal |
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Crenças normativas sobre a agressão e comportamentos de bullying em contexto escolarAgressãoBullyingCrenças normativas sobre agressãoDissertação para obtenção de grau de Mestre em Psicologia Forense e CriminalA presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal verificar a existência de uma relação entre as crenças normativas sobre a agressão e os comportamentos de bullying em contexto escolar. Foram aplicados três instrumentos: Escala de Avaliação de Indicadores de Bullying em Contexto Escolar (Trabulo & Soeiro, 2011); Escala de Crenças Normativas sobre a Agressão (Huesmann & Guerra, 1997, traduzido por Castela & Soeiro, 2013) e Aggression Questionnaire (Buss & Perry, 1992, traduzido por Simões, 1993), em 4 estabelecimentos ensino, um Lar de Infância e Juventude e um centro de estudos, todos no distrito de Setúbal, Portugal. A amostra em causa é composta por 320 alunos, (159 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) com uma média de idades igual a 13.78 (DP= 1.582). Entre os participantes, foi possível apurar que 30.6% são vítimas de bullying e que 24.6% se identificaram como agressores e que os rapazes têm uma maior probabilidade de se envolverem no bullying enquanto vítimas e agressores. Como resposta ao objetivo principal desta investigação os resultados indicam que as crianças e jovens com crenças normativas legitimadoras da agressão encontram-se mais propensos a terem comportamentos de bullying enquanto agressores, sugerindo assim que torna-se necessário que as intervenções feitas em meio escolar sejam adaptadas a esta realidade.Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizSoeiro, CristinaRepositório ComumCastela, Rita I.2014-04-21T15:43:04Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6244TID:201066920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-07T10:34:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-07T10:34:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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