Bullying escolar: os padrões de agressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melim, Fernando
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Beatriz Oliveira
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/25819
Resumo: Com o objetivo de maximizar o conhecimento sobre a arquitetura social do bullying, esta investigação analisa as características específicas dos comportamentos de vitimização e agressão na amostra em estudo e relaciona as variáveis género e idade das vítimas, com a frequência, densidade e formas do bullying. Este é um estudo analítico de delineamento transversal, em que foi utilizado um questionário individual sobre comportamentos de bullying, adaptado de Olweus (1989), numa amostra constituída por 1.818 alunos, do 5º ao 9º ano de escolaridade, pertencentes a escolas públicas dos 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira (Portugal). A média de idades situa-se nos 12,8 anos com um desvio padrão de 1,7. A amostra de acordo com o género é constituída por 914 raparigas (50,3%) e 904 rapazes (49,7%). Dos resultados obtidos emergem dois padrões básicos de comportamento bullying que demonstram a forma como tipicamente este problema subsiste nas relações entre jovens. O primeiro padrão que denuncia agressões mais esporádicas, mas provavelmente mais intensas, é típico (mas não exclusivo) dos alunos do género masculino e dos alunos mais novos ou de níveis de escolaridade mais baixos. O segundo padrão que traduz uma agressividade menos intensa, mas corrosiva porque arrasta-se no tempo, é característico do género feminino e dos alunos mais velhos ou de níveis de escolaridade mais elevados.
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