Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2244 |
Resumo: | Cada vez mais a pluralidade artística num processo e no seu produto final é apontada como referência pelos mais variados artistas. A performance é cada vez mais reconhecida como um poderoso meio de expressão artística. Esta forma de arte foi a nossa proposta para demonstrar que o corpo comunica, fazendo deste a primeira forma de visibilidade humana. Nos processos sociais, a linguagem corporal é um instrumento fundamental não necessitando em algumas situações das palavras para comunicar. O nosso corpo transmite sempre uma mensagem. Uma nova linguagem física baseada em signos corporais e não mais em palavras vem comprovar que o modo como o corpo organiza as informações é como se estivesse a organizar o pensamento. A comunicação acontece porque existe um sistema de signos capaz de transmitir as informações. Todo o processo criativo deu origem a um espetáculo intitulado “Os Silva” que teve como ponto de partida a obra “Seis propostas para o próximo milénio” de Italo Calvino. Com base no referido texto, criou-se uma performance de rua representando cinco dessas seis propostas, através da criação de cinco personagens que fossem representativas de cada uma das propostas enunciadas por Calvino. |
id |
RCAP_810ddbce09e4374ad2809c0482998906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2244 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva"PerformanceBurlescoCorpo e MovimentoDramaturgiaAtor/PerformerAnimação TeatralPerformanceVaudevilleBody and MovementDramaturgyActor/PerformerTheaterCada vez mais a pluralidade artística num processo e no seu produto final é apontada como referência pelos mais variados artistas. A performance é cada vez mais reconhecida como um poderoso meio de expressão artística. Esta forma de arte foi a nossa proposta para demonstrar que o corpo comunica, fazendo deste a primeira forma de visibilidade humana. Nos processos sociais, a linguagem corporal é um instrumento fundamental não necessitando em algumas situações das palavras para comunicar. O nosso corpo transmite sempre uma mensagem. Uma nova linguagem física baseada em signos corporais e não mais em palavras vem comprovar que o modo como o corpo organiza as informações é como se estivesse a organizar o pensamento. A comunicação acontece porque existe um sistema de signos capaz de transmitir as informações. Todo o processo criativo deu origem a um espetáculo intitulado “Os Silva” que teve como ponto de partida a obra “Seis propostas para o próximo milénio” de Italo Calvino. Com base no referido texto, criou-se uma performance de rua representando cinco dessas seis propostas, através da criação de cinco personagens que fossem representativas de cada uma das propostas enunciadas por Calvino.Increasingly artistic plurality in a process and its final product is touted as a reference for all kinds of artists. The performance is increasingly recognized as a powerful means of artistic expression. This art form was our proposal to show that the body communicates, making this the first form of human visibility. In social processes, corporal language is a vital tool for some situations not requiring words to communicate. Our body always conveys a message. A new physics -based language signs and no more words come to prove how the body organizes the information it's like organize thinking. For communication happens because there is a system of signs, capable of transmitting information. The whole creative process gave a show titled "The Silva" had as its starting point the work "Six proposals for the next millennium" by Italo Calvino. Based on this text, it is created a street performance representing five of the six proposals, through the creation of five characters that were representative of each of the proposals presented by Calvin.Leitão, MadalenaFraga, JorgeRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBento, Rogério Amaral2014-09-10T14:17:59Z2014-052014-09-102014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2244TID:201215071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:31Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:28.597528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva" |
title |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva" |
spellingShingle |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva" Bento, Rogério Amaral Performance Burlesco Corpo e Movimento Dramaturgia Ator/Performer Animação Teatral Performance Vaudeville Body and Movement Dramaturgy Actor/Performer Theater |
title_short |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva" |
title_full |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva" |
title_fullStr |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva" |
title_full_unstemmed |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva" |
title_sort |
Processo e criação de uma performance teatral : "Os Silva" |
author |
Bento, Rogério Amaral |
author_facet |
Bento, Rogério Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leitão, Madalena Fraga, Jorge Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Rogério Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Burlesco Corpo e Movimento Dramaturgia Ator/Performer Animação Teatral Performance Vaudeville Body and Movement Dramaturgy Actor/Performer Theater |
topic |
Performance Burlesco Corpo e Movimento Dramaturgia Ator/Performer Animação Teatral Performance Vaudeville Body and Movement Dramaturgy Actor/Performer Theater |
description |
Cada vez mais a pluralidade artística num processo e no seu produto final é apontada como referência pelos mais variados artistas. A performance é cada vez mais reconhecida como um poderoso meio de expressão artística. Esta forma de arte foi a nossa proposta para demonstrar que o corpo comunica, fazendo deste a primeira forma de visibilidade humana. Nos processos sociais, a linguagem corporal é um instrumento fundamental não necessitando em algumas situações das palavras para comunicar. O nosso corpo transmite sempre uma mensagem. Uma nova linguagem física baseada em signos corporais e não mais em palavras vem comprovar que o modo como o corpo organiza as informações é como se estivesse a organizar o pensamento. A comunicação acontece porque existe um sistema de signos capaz de transmitir as informações. Todo o processo criativo deu origem a um espetáculo intitulado “Os Silva” que teve como ponto de partida a obra “Seis propostas para o próximo milénio” de Italo Calvino. Com base no referido texto, criou-se uma performance de rua representando cinco dessas seis propostas, através da criação de cinco personagens que fossem representativas de cada uma das propostas enunciadas por Calvino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-10T14:17:59Z 2014-05 2014-09-10 2014-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2244 TID:201215071 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2244 |
identifier_str_mv |
TID:201215071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130880576323584 |