Comunicação na saúde - estratégias web utilizadas em sociedades científicas de especialidades médicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10042 |
Resumo: | O avanço tecnológico associado à difusão da internet e ao desenvolvimento das ferramentas web 2.0 criou novas oportunidades de comunicação e de disseminação de informação, na área da saúde. Esta nova realidade, torna os pacientes mais autónomos e ativos e mais exigentes em termos de informação. O diálogo entre médico e paciente altera-se, na medida em que o paciente munido de informação, consegue debater e intervir em questões relacionadas com a sua saúde. O advento da web 2.0 e as ferramentas a ela associadas, como blogs, wikis, podcasts, atualizações de páginas através de feeds RSS, redes sociais, permitem aos utilizadores, a criação, publicação e partilha de informação, tornando-os mais ativos, nomeadamente na pesquisa e debate em questões relacionadas com a saúde. Sites de redes socias, blogs, youtube, wikis, podcasts e atualizações de páginas através de feeds RSS, são também algumas das estratégias que poderão ser usadas para a disseminação de informação na área da saúde. No âmbito da informação em saúde destacam-se, pelo conjunto de competências científicas e credibilidade, as Sociedades Científicas de Especialidades Médicas. Partindo da análise de uma amostra de web sites de Sociedades Científicas de Especialidades Médicas e da aplicação de inquéritos a médicos e pacientes averiguam-se as estratégias de divulgação e pesquisa de informação na área da saúde, presentemente utilizadas e propõem-se estratégias de comunicação e disseminação mais atuais, que tirem partido das plataformas atualmente disponíveis, para veicular e partilhar informação na área médica. |
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Comunicação na saúde - estratégias web utilizadas em sociedades científicas de especialidades médicasComunicação multimédiaSaúde públicaEstratégias de comunicaçãoComunicação da informaçãoInformação científica e técnica - Informação médicaDifusão do conhecimentoSociedade da informaçãoInternetWeb 2.0O avanço tecnológico associado à difusão da internet e ao desenvolvimento das ferramentas web 2.0 criou novas oportunidades de comunicação e de disseminação de informação, na área da saúde. Esta nova realidade, torna os pacientes mais autónomos e ativos e mais exigentes em termos de informação. O diálogo entre médico e paciente altera-se, na medida em que o paciente munido de informação, consegue debater e intervir em questões relacionadas com a sua saúde. O advento da web 2.0 e as ferramentas a ela associadas, como blogs, wikis, podcasts, atualizações de páginas através de feeds RSS, redes sociais, permitem aos utilizadores, a criação, publicação e partilha de informação, tornando-os mais ativos, nomeadamente na pesquisa e debate em questões relacionadas com a saúde. Sites de redes socias, blogs, youtube, wikis, podcasts e atualizações de páginas através de feeds RSS, são também algumas das estratégias que poderão ser usadas para a disseminação de informação na área da saúde. No âmbito da informação em saúde destacam-se, pelo conjunto de competências científicas e credibilidade, as Sociedades Científicas de Especialidades Médicas. Partindo da análise de uma amostra de web sites de Sociedades Científicas de Especialidades Médicas e da aplicação de inquéritos a médicos e pacientes averiguam-se as estratégias de divulgação e pesquisa de informação na área da saúde, presentemente utilizadas e propõem-se estratégias de comunicação e disseminação mais atuais, que tirem partido das plataformas atualmente disponíveis, para veicular e partilhar informação na área médica.The technological breakthrough associated to the internet’s widespread and to web 2.0 tools’ development has created new opportunities of communication and the spreading of medical information. This new reality allows patients to be more autonomous, active and demanding in what concerns information. The doctor-patient dialogue changes since the patient has information and can debate and intervene in issues related to his health. The advent of web 2.0 and its associated tools, like blogs, wikis, podcasts, page updates through RSS feeds, social networks, allow users to create, publish and share medical information, making them more active in health related. Social networks, Blogs, YouTube, Wikis, Podcasts and page updates through RSS feeds, are also some of the strategies that can be used to circulate information related to healthcare. The Scientific Associations of Medical Specialties standout due to their set of scientific competencies and credibility in the healthcare information area. Through the analyses of a sample taken from the Scientific Associations of Medical Specialties’ web sites and through the distribution of questionnaires to doctors and patients, we ascertained the research and dissemination strategies of healthcare related information currently used and propose more actual communication and dissemination strategies. These more actual strategies take advantage of the currently available platforms to conduct and share medical information.Universidade de Aveiro2013-04-02T14:04:57Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10042porOliveira, Isabel Maria Pereira Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:25Zoai:ria.ua.pt:10773/10042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:42.979267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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